Dois dos mais históricos clubes britânicos, e também mundiais, Manchester United FC e Liverpool FC, irão estar de novo frente a frente durante este fim de semana desportivo.

O United, que ganhou nova vida com a chegada do técnico Ole Gunnar “The Baby-faced Assassin” Solskjaer ao comando técnico do clube, recebe o actual líder da Premier League, o Liverpool de Jürgen Klopp.

No “North West Derby” da primeira volta, disputado na cidade dos Beatles, a equipa da casa venceu confortavelmente com uma diferença de dois golos (3-1) e prolongou a crise da formação então orientada por José Mourinho.

Fonte: Manchester United FC

Curiosamente, o treinador português acabaria mesmo por ser despedido como consequência deste resultado negativo.

Agora, e com os red devils em franca recuperação, o jogo de Old Trafford promete ser intenso e onde a equipa da casa quer voltar a bater o Liverpool. Quem poderá beneficiar também de uma vitória caseira é o Manchester City FC.

A formação de Pep Guardiola tem o mesmo número de pontos que os reds (com mais um jogo realizado) e uma derrota em Manchester pode significar a queda para o segundo lugar da Premier Leage para a equipa de Anfield.

Já a equipa de Solskjaer, que se encontra de novo nos lugares de acesso à UEFA Champions League, quer agora aumentar distâncias para o quarto classificado, o Arsenal FC, e restante concorrência.

Até ao momento, o técnico norueguês soma 13 jogos à frente do seu United e com resultados muito positivos: onze vitórias, um empate caseiro frente ao Burnley FC e uma derrota, também ela em casa, no encontro ante o Paris Saint-Germain FC, a contar para a Champions.

Fonte: Manchester United FC

Agora, vamos tentar dar um pouco de história a um dos maiores clássicos do futebol mundial e explicar um pouco o que tem sido o passado recente destes jogos entre Manchester United e Liverpool.

 

1. Registam-se precisamente 200 jogos entre as duas equipas, o Manchester United venceu 80, enquanto que o Liverpool somou 65 triunfos.

2. O resultado mais desnivelado entre as duas equipas ocorreu em 1895/96, quando o Liverpool derrotou o Manchester United por 7-1. Se contarmos apenas com os jogos em Old Trafford, o resultado mais desnivelado ocorreu em 1946/47, quando os red devils derrotaram os Reds por 5-0.

3. Ryan Giggs foi o jogador que participou em mais clássicos Manchester United x Liverpool. No total foram 48 jogos, 3794 minutos e cinco golos marcados. Em segundo lugar surge Steven Gerrard com 35 jogos.

Fonte: Liverpool FC
4. Steven Gerrard (35 jogos), Alexander Turnball (10 jogos) e George Wall (9 jogos) são os jogadores que mais golos marcaram nestes clássicos. Cada um marcou nove golos.

5. Existem oito jogadores que já fizeram hat-tricks nestes encontros: Joseph Walter Spence, Dirk Kuyt, Alexander Turnball, Dimitar Berbatov, Stanley Pearson, Peter Beardsley, James Peters e Dick Forshaw. Todos eles fizeram apenas um hat-trick nestes clássicos entre Manchester United e Liverpool. Nunca nenhum jogador fez um poker neste tipo de encontro.

6. Steven Gerrard e Nemanja Vidic estão na zona vermelha deste tipo de encontros. Ou seja, são os jogadores que viram mais cartões vermelhos nestes clássicos. Tanto o antigo capitão dos reds, como o antigo capitão dos red devils viram dois cartões vermelhos.

7. No jogo da primeira volta, em Anfield, cada o jogo terminou 3-1, com a vitória clara dos redsO encontro ainda chegou ao intervalo com um empate a uma bola, mas na segunda metade a equipa da casa marcou por duas vezes (ambos por Shaqiri) e resolveu a partida. Nesse desafio, o Liverpool deu uma verdadeira “goleada” em cantos, tendo conseguido 13 cantos a favor, contra apenas dois dos rivais. Já em número de faltas, foram os visitantes que se destacaram pela negativa. Os red devils cometeram 14 faltas contra seis do Liverpool. Como consequência, apenas dois jogadores forasteiros viram cartão amarelo; o português Dalot e Lukaku.

Fonte: Liverpool FC

8. A vitória no encontro disputado a 18 de dezembro foi a primeira de Klopp sobre o Man United. Até este jogo, o técnico alemão tinha uma derrota e dois empates a zero nos jogos caseiros disputados contra os adversários do norte de Inglaterra. Em Old Trafford, o treinador que celebrizou o Gegenpressing tem ainda piores resultados, com duas derrotas e um empate. Contudo, o Liverpool marcou sempre (3-1, 1-1 e 2-1).

 

Foto de Capa: Liverpool FC

 

Comentários