📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Cápsula Lusitana: Nené – O assassino silencioso

- Advertisement -

Quem é?

Tamagnini Manuel Gomes Batista, ou Nené, no Mundo do Futebol. Nasceu a 20 de novembro de 1949 em Leça da Palmeira e foi provavelmente uma das maiores figuras do SL Benfica, depois de Eusébio, Coluna, Simões e Bento, começando e terminando a carreira no clube lisboeta. Para além de ser o terceiro melhor marcador de sempre da história do clube, Nené é ainda o jogador que mais vezes vestiu a camisola ao serviço do clube. Na seleção fez 65 jogos e marcou por 22 vezes.

Nené era conhecido como o homem que não sujava os calções
Fonte: SL Benfica

Nené, o assassino silencioso, como era conhecido, nasceu, cresceu e viria a acabar a sua carreira no Benfica, o seu “grande amor”, como já referiu em diversas entrevistas. Nené é um dos últimos raros casos de jogadores que só conheceram uma casa. Para além da devoção e da entrega, há que sublinhar a qualidade de um dos melhores jogadores que passou pelos encarnados.

Nené era um jogador de classe, um avançado “moderno” com uma capacidade técnica assinalável, com e sem bola. Nené era um elemento com uma leitura de jogo formidável: não precisava de correr tanto, nem de chutar tanto como os outros para poder ser eficaz. Nené era “10” e “9” ao mesmo tempo, era os verbos “chutar” e “passar” com um toque de amor ao bom futebol. Nené era poesia em forma de toque de bola, era poema em forma de jogador. Nené era e será sempre lembrado pelo homem que não sujava os calções, porque não precisava, porque a bola era a melhor aliada de um craque que não será esquecido.

Onde está?

Depois de pendurar as botas, Nené optou pelo futebol da formação do SL Benfica. Foi treinador dos juniores durante dez anos, conquistando alguns títulos e contribuindo para a transmissão da mística encarnada aos mais novos. Para além disso, foi coordenador, diretor e, atualmente, permanece ainda ligado ao Caixa Futebol Campus, projeto que ajudou a elevar.

O que ganhou?

Para além dos muitos golos pelo Benfica e de ter sido o jogador a vestir mais vezes a camisola encarnada, Nené foi um dos jogadores a conquistar mais títulos pelo clube da Luz.

Nené conquistou dez Campeonatos Nacionais, sete Taças de Portugal e duas Supertaças, ao serviço do SL Benfica. Para além disso, foi o melhor marcador do Campeonato por duas vezes e o melhor marcador da Liga dos Campeões por uma vez.

Ignorando os factos estatísticos, deixou um legado no clube da Luz. Foi considerado um dos jogadores mais importantes pelos adeptos encarnados.

Nené marcou o futebol português e o coração de muitos benfiquistas
Fonte: SLBenfica

E o futuro?

Prevê-se que Nené continue a transmitir a mística encarnada no Caixa Futebol Campus, dando o seu contributo para o projeto, para o qual se prevê grande crescimento nos próximos anos. Não é, de todo, provável que o antigo craque volte a assumir o comando técnico de algum dos escalões da formação do clube. Ainda assim, continua a ser uma voz ativa tanto na formação do clube, como no universo do futebol profissional.

Foto de Capa: SL Benfica

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica lamenta morte de líder dos Diabos Vermelhos: «Uma marca indelével na história do apoio ao Benfica»

Sérgio Caetano, líder dos Diabos Vermelhos, faleceu. O Benfica já reagiu à morte num comunicado oficial.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Não gosto de jogar a cinco»

José Mourinho analisou o duelo entre o Atlético e o Benfica da Taça de Portugal. Águias venceram por 2-0 e seguem em frente.

Pedro D’Oliveira responde ao Bola na Rede: «Aos 20 minutos o Samuel Soares mandou fechar. Isso é mérito ao que foi o Atlético»

Pedro D'Oliveira analisou o duelo entre o Atlético e o Benfica da Taça de Portugal. Águias venceram por 2-0 e seguem em frente.

Pedro D’Oliveira: «Na segunda-parte, quando faltaram pernas, não faltou coragem»

Pedro D’Oliveira analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Dias: «O Atlético fez um trabalho extraordinário contra uma das melhores equipas de Portugal»

Ricardo Dias analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

José Mourinho deixa recado ao plantel: «A nossa primeira parte é pobre e houve muito jogador que não foi sério»

José Mourinho analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

Catarino Pascoal analisa derrota diante do Benfica: «Entrámos muito bem na primeira parte»

Catarino Pascoal analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.