Cápsula Lusitana: Nené – O assassino silencioso

- Advertisement -

Quem é?

Tamagnini Manuel Gomes Batista, ou Nené, no Mundo do Futebol. Nasceu a 20 de novembro de 1949 em Leça da Palmeira e foi provavelmente uma das maiores figuras do SL Benfica, depois de Eusébio, Coluna, Simões e Bento, começando e terminando a carreira no clube lisboeta. Para além de ser o terceiro melhor marcador de sempre da história do clube, Nené é ainda o jogador que mais vezes vestiu a camisola ao serviço do clube. Na seleção fez 65 jogos e marcou por 22 vezes.

Nené era conhecido como o homem que não sujava os calções
Fonte: SL Benfica

Nené, o assassino silencioso, como era conhecido, nasceu, cresceu e viria a acabar a sua carreira no Benfica, o seu “grande amor”, como já referiu em diversas entrevistas. Nené é um dos últimos raros casos de jogadores que só conheceram uma casa. Para além da devoção e da entrega, há que sublinhar a qualidade de um dos melhores jogadores que passou pelos encarnados.

Nené era um jogador de classe, um avançado “moderno” com uma capacidade técnica assinalável, com e sem bola. Nené era um elemento com uma leitura de jogo formidável: não precisava de correr tanto, nem de chutar tanto como os outros para poder ser eficaz. Nené era “10” e “9” ao mesmo tempo, era os verbos “chutar” e “passar” com um toque de amor ao bom futebol. Nené era poesia em forma de toque de bola, era poema em forma de jogador. Nené era e será sempre lembrado pelo homem que não sujava os calções, porque não precisava, porque a bola era a melhor aliada de um craque que não será esquecido.

Onde está?

Depois de pendurar as botas, Nené optou pelo futebol da formação do SL Benfica. Foi treinador dos juniores durante dez anos, conquistando alguns títulos e contribuindo para a transmissão da mística encarnada aos mais novos. Para além disso, foi coordenador, diretor e, atualmente, permanece ainda ligado ao Caixa Futebol Campus, projeto que ajudou a elevar.

O que ganhou?

Para além dos muitos golos pelo Benfica e de ter sido o jogador a vestir mais vezes a camisola encarnada, Nené foi um dos jogadores a conquistar mais títulos pelo clube da Luz.

Nené conquistou dez Campeonatos Nacionais, sete Taças de Portugal e duas Supertaças, ao serviço do SL Benfica. Para além disso, foi o melhor marcador do Campeonato por duas vezes e o melhor marcador da Liga dos Campeões por uma vez.

Ignorando os factos estatísticos, deixou um legado no clube da Luz. Foi considerado um dos jogadores mais importantes pelos adeptos encarnados.

Nené marcou o futebol português e o coração de muitos benfiquistas
Fonte: SLBenfica

E o futuro?

Prevê-se que Nené continue a transmitir a mística encarnada no Caixa Futebol Campus, dando o seu contributo para o projeto, para o qual se prevê grande crescimento nos próximos anos. Não é, de todo, provável que o antigo craque volte a assumir o comando técnico de algum dos escalões da formação do clube. Ainda assim, continua a ser uma voz ativa tanto na formação do clube, como no universo do futebol profissional.

Foto de Capa: SL Benfica

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid bate recorde envolvendo… grandes penalidades

O Real Madrid bateu o recorde de maior número de grandes penalidades assinaladas a favor de um clube numa temporada da La Liga.

André Villas-Boas no aniversário da morte de Pinto da Costa: «A obra permanecerá para sempre, bem como a nossa gratidão»

O FC Porto publicou uma mensagem de André Villas-Boas no aniversário da morte de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Antigo avançado do Benfica deixa elogios a Hugo Oliveira: «Não era à toa que Marco Silva sempre o ouvia»

Carlos Vinícius, avançado que passou pelo futebol português, deixou elogios a Hugo Oliveira, atual treinador do Famalicão.

Sporting: Dois anos depois da estreia, jovem avançado pode voltar a representar a equipa principal

Rafael Nel jogou apenas 6 minutos naquela que foi a sua estreia e único jogo pela equipa principal do Sporting, no dia 15 de fevereiro de 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Belenenses marca no primeiro e no último minuto e empata contra o Vitória SC B na Liga 3

O Belenenses conseguiu resgatar um ponto na visita a Guimarães. Empate entre o clube do Restelo e o Vitória SC B.

Marítimo goleia Vizela e consolida liderança e Sporting B continua bom momento com vitória contra o Portimonense: eis os resultados da manhã de Segunda...

Três jogos na Segunda Liga a envolver alguns dos primeiros classificados. Destaque principal às vitórias do Marítimo e do Sporting B.

Alerta central: CD Nacional só tem 2 defesas centrais disponíveis para defrontar o FC Porto

O centro da defesa é a zona que mais preocupação gera no CD Nacional. Madeirenses só têm dois centrais de raiz para o jogo contra o FC Porto.