Cápsula Lusitana: O catalão mais algarvio de sempre

O que ganhou?

Apesar de na sua primeira época enquanto treinador, não ter conseguido salvar o SC Farense da descida de divisão, Paco Fortes começaria a mostrar créditos logo na época seguinte ao sagrar-se campeão da Segunda Liga e ao chegar à final da Taça de Portugal, perdida na finalíssima para o Estrela da Amadora por 2-0.

A segunda metade da década de 80 e a década de 90 foram ricas em equipas e treinadores que deixaram a sua marca no futebol português. Paco Fortes deixaria várias marcas durante os anos 90. Primeiro que tudo, transformou um crónico candidato à manutenção num clube da primeira metade da tabela. Depois do 6º lugar em 91/92 e 92/93, conseguiria em 94/95 levar o SC Farense à sua primeira e única qualificação continental, com um sensacional 5º lugar.

Paco Fortes jogou 4 anos no clube da capital algarvia. Fonte: algarvalentejo.blogspot.pt
Paco Fortes jogou 4 anos no clube da capital algarvia.
Fonte: algarvalentejo.blogspot.pt

Mais do que os resultados e as classificações, Paco Fortes deixaria um legado num clube com pouca tradição na Primeira Liga. E os seus feitos tornam-se ainda mais relevantes quando durante grande parte da sua estadia em Faro, o clube atravessava grandes dificuldades financeiras, havendo inclusive, situações de salários em atraso.

Para além disso, Paco Fortes tornar-se-ia num dos treinadores mais carismáticos da Primeira Liga, tanto pelo seu cabelo e pelo seu farto bigode, como pela postura enérgica no banco que contagiava os jogadores e encantava os adeptos, ou pelo futebol que a sua equipa jogava, um futebol aguerrido e com sede de vitória, à imagem daquilo que El Feo era enquanto jogador.

E como se não bastasse, Paco Fortes destacou-se também como cumpridor de promessas. Após a qualificação continental de 94/95, andou 75 Km a pé de Faro até Ayamonte. Em 1998, cortou o cabelo e o seu bigode cerrado após conseguir a manutenção. Em 2004/2005, usou brinco durante um mês após conseguir a manutenção ao serviço do Pinhalnovense. Ganhou pouco, mas deu muito a ganhar ao futebol português.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.

Manchester United de Ruben Amorim quer contratar internacional português que joga na Arábia Saudita

O Manchester United quer fechar reforços para o meio-campo. Rúben Neves está na lista do emblema orientado por Ruben Amorim.

Eis a equipa técnica de José Mourinho no Benfica

Já são conhecidos os nomes dos oito elementos que acompanham José Mourinho no Benfica. Treinador já orientou o primeiro treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Alisson Santos marcou na estreia na Champions League: «É um sonho na minha carreira»

Alisson Santos analisou a vitória do Sporting diante do Kairat Almaty. Leões estreiam-se com três pontos na Champions League.

Geovany Quenda marcou um golaço pelo Sporting na estreia a marcar em Alvalade: «Foi uma inspiração que tive»

Geovany Quenda analisou a vitória do Sporting diante do Kairat Almaty. Leões estreiam-se com três pontos na Champions League.

Francisco Trincão bisou, mas queria mais e confessa: «Entrámos um bocadinho adormecidos»

Francisco Trincão analisou a vitória do Sporting diante do Kairat Almaty. Leões estreiam-se com três pontos na Champions League.