📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Cápsula Lusitana: O catalão mais algarvio de sempre

- Advertisement -

O que ganhou?

Apesar de na sua primeira época enquanto treinador, não ter conseguido salvar o SC Farense da descida de divisão, Paco Fortes começaria a mostrar créditos logo na época seguinte ao sagrar-se campeão da Segunda Liga e ao chegar à final da Taça de Portugal, perdida na finalíssima para o Estrela da Amadora por 2-0.

A segunda metade da década de 80 e a década de 90 foram ricas em equipas e treinadores que deixaram a sua marca no futebol português. Paco Fortes deixaria várias marcas durante os anos 90. Primeiro que tudo, transformou um crónico candidato à manutenção num clube da primeira metade da tabela. Depois do 6º lugar em 91/92 e 92/93, conseguiria em 94/95 levar o SC Farense à sua primeira e única qualificação continental, com um sensacional 5º lugar.

Paco Fortes jogou 4 anos no clube da capital algarvia. Fonte: algarvalentejo.blogspot.pt
Paco Fortes jogou 4 anos no clube da capital algarvia.
Fonte: algarvalentejo.blogspot.pt

Mais do que os resultados e as classificações, Paco Fortes deixaria um legado num clube com pouca tradição na Primeira Liga. E os seus feitos tornam-se ainda mais relevantes quando durante grande parte da sua estadia em Faro, o clube atravessava grandes dificuldades financeiras, havendo inclusive, situações de salários em atraso.

Para além disso, Paco Fortes tornar-se-ia num dos treinadores mais carismáticos da Primeira Liga, tanto pelo seu cabelo e pelo seu farto bigode, como pela postura enérgica no banco que contagiava os jogadores e encantava os adeptos, ou pelo futebol que a sua equipa jogava, um futebol aguerrido e com sede de vitória, à imagem daquilo que El Feo era enquanto jogador.

E como se não bastasse, Paco Fortes destacou-se também como cumpridor de promessas. Após a qualificação continental de 94/95, andou 75 Km a pé de Faro até Ayamonte. Em 1998, cortou o cabelo e o seu bigode cerrado após conseguir a manutenção. Em 2004/2005, usou brinco durante um mês após conseguir a manutenção ao serviço do Pinhalnovense. Ganhou pouco, mas deu muito a ganhar ao futebol português.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica segura Prestianni: eis o ponto de situação após interesse do River Plate

O Benfica segura Gianluca Prestianni. River Plate mostrou interesse no avançado argentino, mas águias fecharam a porta.

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

Rui Costa e a situação financeira: «O Benfica District vai ser estratégico nessa caminhada»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição pode contratar internacional português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição vê com bons olhos Nuno Tavares. Lateral esquerdo joga atualmente na Lazio.

Hugo Oliveira após derrota no Dragão: «Vou ser honesto convosco, sinto orgulho»

O Famalicão perdeu com o FC Porto por 4-1 e foi eliminado da Taça de Portugal. Declarações de Hugo Oliveira em conferência de imprensa.

André Lima critica arbitragem do Santa Clara x Sporting: «Faltava o penálti fantasma para a Taça»

O Santa Clara x Sporting proporcionou várias reações e uma delas é de André Lima, antigo jogador de futsal do Benfica.