Carta Aberta a todos os órgãos de comunicação social

- Advertisement -

E não me interpretem mal, não peço que se deixe de falar dos casos ilegais que acontecem fora das quatro linhas, como é óbvio o jornalismo também tem que pautar por ser denunciador destes casos, mas apenas quando existem provas irrefutáveis do mesmo e têm de haver um maior equilíbrio quando se fala do jogo fora das quatro linhas e do jogo dentro das quatro linhas, aquilo que se vê atualmente é o futebol como jogo jogado ser muito pouco discutido nas televisões, nas rádios e nos jornais. Temos as televisões cheias de programas televisivos, alegadamente desportivos, onde se passam duas horas apenas a discutir os casos fora das quatro linhas, chega disto! O futebol não é nem nunca poderá vir a ser isto. Para quando mais programas onde se passam duas horas APENAS a discutir futebol? Na sua vertente tática, opções dos treinadores e situações do jogo, etc…

Se quiserem eu dou-vos uma ajuda ao dar exemplos práticos daquilo que já acontece em outros países e que demonstra aquilo que eu idealizo para a nossa imprensa desportiva, mais programas como este que existe semanalmente na Sky Sports:

Alia-se o conhecimento que estes protagonistas possuem, neste caso o Thierry Henry, com o potencial enorme que existe no mercado do jornalismo português desportivo. Olhemos para os exemplos que o nosso jornalismo desportivo nos deu, começando desde logo pelo “enorme” Artur Agostinho, Rui Tovar, Gabriel Alves, entre outros…

Continuando neste ritmo alucinante de escândalos fora das quatros linhas, de ataques a instituições e a pessoas ligadas ao futebol corremos o risco de dentro de alguns anos termos uma população que se “desligou” do futebol português por se sentir cansada e farta da realidade atual e de criarmos crianças que conhecerão melhor os jogadores da Liga Inglesa do que os jogadores da nossa liga, esta já é uma realidade em muitos países de Leste onde os jogadores da Liga Inglesa e Espanhola são amplamente mais conhecidos que os jogadores dos campeonatos locais, é esta a realidade que queremos trazer para o nosso pais? É que para lá caminhamos, cada vez mais há vozes emergentes que pedem desesperadamente por um novo rumo na nossa comunicação social, e não é por acaso. É porque há mesmo muitas pessoas que gostam genuinamente de futebol e que querem ver futebol e ver/ouvir discutir futebol. Estas são as primeiras pessoas a fartarem-se do nosso futebol e a virarem os olhares para outras ligas.

É mau para todos, para o nosso futebol, para os clubes e para a comunicação social também. Espero que o ponto de rutura na nossa comunicação social esteja para breve e que consigamos trazer um maior equilíbrio no espaço mediático desportivo.

Que o ano de 2018 nos traga a tão famosa “pacificação” que nunca será 100% possível, mas que contribuirá para um melhor futebol, os órgãos de comunicação social também terão um importante papel nesta pacificação, enganem-se se pensam que não.

Foto de Capa: Meios e Publicidade

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.