Carta aberta de quem nunca viu jogar Diego Maradona

- Advertisement -

Querido Diego,

Podes perguntar “Não me viste jogar, porque sou um dos teus ídolos”? Mas é verdade. Tenho apenas 20 anos e os teus tempos áureos já tinham passado enquanto crescia a ver Messi e Ronaldo a brilhar na minha televisão. Tudo a que eu tinha acesso eram DVD’s e excertos teus que via na televisão ao lado do meu pai, um grande fã teu.

Infelizmente, nem sempre ouvi falar bem de ti. Cometeste muitos erros, mas sempre que olhava para as tuas imagens via um sorriso, sendo isso o que eu guardava. A bola ao teu lado era bem tratada e, mesmo sem termos acesso ao que ela pensava, temos a certeza que era muito feliz quando estava nos teus pés.

Desde que comecei a apreciar futebol, o meu pai persuadiu-me para pensar que eras o melhor do mundo. Confesso que no início duvidei, porque estava deslumbrada com os craques do momento, mas aos poucos fui lhe dando razão. Podem não achar que és o melhor futebolista de sempre, mas tenho sempre as palavras certas para defender o contrário.

Vejo vezes e vezes sem conta os teus vídeos. Enquanto crescia e achava que tinha jeito para jogar à bola, pensava que podia fazer o que fazias, mas nunca vai existir ninguém igual a ti. As tuas fintas, os teus passes e os teus golos vão marcar para sempre o futebol e não só, porque o que fazias rompia barreiras.

O teu futebol podia ser comparado ao ballet, porque é a dança mais perfeita. As tuas fintas podem ser acompanhadas pela melhor orquestra do mundo, porque são a melhor composição. Os teus golos podiam ser um filme vencedor de Óscar, porque se tratam de histórias únicas.

É difícil encontrar sinónimos do que fazias dentro e fora das quatro linhas. Tudo parava para te ver. O estádio enchia antes do apito inicial só para te ver aquecer e eu acho isso inacreditável, porque eras o espetáculo já dentro do espetáculo que era um encontro de futebol.

Agradeço ao meu pai, que me apaixonou pelo futebol e por me ter apresentado um génio como tu. Hoje, desapareceste fisicamente, mas o teu legado fica garantido para sempre. As novas gerações são despertadas desde cedo para a magia do futebol e, mesmo com algumas polémicas, existem sempre bons motivos para te perpetuar no tempo.

Confesso que escrevo esta carta com a voz embargada e com os dedos congelados. Ainda parece mentira, mas quero acreditar, Diego, que isto é apenas o início da tua carreira noutro clube, ao lado de nomes como Eusébio e Di Stefano. Que belo duelo vai existir entre vocês, não é verdade? Diverte-te, como nos divertes a nós.

Até sempre, El Pibe.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo falha o próximo jogo de Portugal frente à Dinamarca: eis o motivo

João Cancelo viu o amarelo no Portugal x Noruega e vai falhar o próximo jogo da Seleção Nacional frente à Dinamarca.

Portugal estreia-se no Mundial de Hóquei em Patins Feminino com vitória por 28-0

Portugal derrotou a Índia por 28-0 na estreia do Mundial de Hóquei em Patins Feminino. Seleção com estreia concretizadora.

Henrique Rocha vence Porto Open em casa e está a um passo do top-100 do Ranking ATP

Henrique Rocha venceu o Porto Open. A jogar em casa, o tenista português venceu o espanhol Iñaki Montes de la Torre.

Diogo Costa celebrado no Estádio do Dragão: «Ser homenageado pela seleção em casa é algo que vai ficar sempre na minha memória»

Diogo Costa lançou o Portugal x Noruega a minutos do apito inicial. Guarda-redes foi homenageado pelas 50 internacionalizações.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto vence Racing Power e inicia campanha com vitória: eis os resultados do dia na Taça da Liga Feminina

O FC Porto derrotou o Racing Power na estreia nesta edição da Taça da Liga Feminina. Segundo jogo consecutivo entre as duas equipas.

Maxi Araújo compara funções no Uruguai e no Sporting e elogia novo treinador: «É um orgulho termos como treinador um dos melhores jogadores da...

Maxi Araújo está reunido na concentração do Uruguai. Em entrevista, o ala uruguaio destacou Diego Forlán, Luis Suárez e Jorge Giordano.

Jorge Jesus explica alterações e assume que treinos permitem melhorias: «Fez com que a nota artística fosse melhor»

Jorge Jesus lançou o Portugal x Noruega a minutos do apito inicial. Jogo da 4.ª jornada da Liga das Nações permite regresso da seleção ao Dragão.