📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Entrelinhas do Desporto: A justiça desportiva de uns e de outros

- Advertisement -

O Fair-Play Financeiro (FFP) foi criado pela UEFA com o intuito de promover a sustentabilidade financeira dos clubes europeus. Também, as suas regras garantem o equilíbrio entre receita e despesa por forma a que haja um controlo do endividamento. Contudo, será que estas regras, desde o início da execução do FFP, têm sido aplicadas de forma igual ou pelo menos de forma proporcional às circunstâncias do incumprimento de cada caso?

A câmara adjudicatória do Club Financial Control Body (CFCB) da UEFA decidiu, a 19 de junho de 2018, sancionar o Associazione Calcio Milan pelo não cumprimento, cumulado, das disposições normativas contidas entre o artigo 58º e 63º da UEFA Club Licensing and Financial Fair Play Regulations, com a proibição de participação do histórico clube italiano na presente época desportiva (2018/2019) e na próxima (2019/2020), caso obtivesse a classificação necessária para participar em competições organizadas pela UEFA.

A 4 de julho de 2018, inconformado com o teor e com a extensão daquela sanção, a administração do clube italiano interpôs recurso para o Court of Arbitration for Sport (CAS), solicitando a anulação daquela sanção.

Após a audição das partes, o painel do CAS decidiu a favor do A.C. Milan, ressalvando a confirmação de que o clube italiano violou, de facto, as regras e o requerimento relativo ao break-even financeiro. O painel do CAS declarou a anulação da sanção aplicada e ordenou o reenvio do caso para a câmara adjudicatória da CFCB por forma a ser encontrada uma sanção proporcional e adequada ao contexto que vive atualmente o clube italiano. Releve-se o facto de que aquela a CFCB, no momento anterior à emissão da sanção, rejeitou a pretensão de um acordo do clube italiano, para que fosse facilitado o cumprimento das regras e do requerimento do break-even financeiro.

Convém salientar que o antigo dono e detentor de 99.9% do capital social do clube italiano, Yonghong Li, foi declarado insolvente, em fevereiro de 2018. Por lógica se deduz que os compromissos financeiros do clube foram, a par e passo, sendo incumpridos por falta de receitas e pelo facto de Yonghong Li não ter a possibilidade de injetar trinta milhões de euros, por forma a colmatar o défice entre receita e despesa. Quando foi tomada a decisão de proibição de participação em competições organizadas pela UEFA, Yonghong Li ainda era o dono do clube e por isso, o cenário financeiro e, inclusive, o competitivo não se afigurava positivo.

Fonte: AC Milan

Aquando da interposição do recurso da decisão proferida pela câmara adjudicatória da CFCB, o clube italiano continuava a ser detido por Yonghong Li. A 10 de julho de 2018, o até então acionista chinês perdeu a totalidade das suas ações à empresa de gestão de investimentos Elliot. O investidor chinês adquiriu 99.9% das ações com dinheiro proveniente de um empréstimo concedido pelo grupo Elliot, através do qual se convencionou por garantia aquelas ações. É de realçar que o clube italiano, no momento da decisão proferida pela câmara adjudicatória da CFCB, não tinha saldado qualquer obrigação financeira a que estava adstrito.

Rodrigo Batista
Rodrigo Batistahttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo tem 23 anos, é advogado e Pós-Graduado em Direito, Finanças e Justiça do Desporto pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Frankfurt contrata na Suécia e garante Keita Kosugi

Keita Kosugi, de 19 anos, chega à Bundesliga em janeiro depois de brilhar na Suécia. O capitão das seleções jovens do Japão assina após uma campanha europeia de destaque.

Pós-chegada de Tite: Cruzeiro ‘limpa’ o balneário com a saída de 3 jogadores

O Cruzeiro já começou a preparar 2026 e riscou três nomes do plantel do Cruzeiro. Yannick Bolasie, Carlos Eduardo e Mateo Gamarra terão de procurar outros clubes.

Paulo Pezzolano é anunciado como o novo treinador do Internacional

Paulo Pezzolano regressa ao Brasil para tentar esquecer o fracasso em Inglaterra e assina até ao final do ano. Abel Braga será o braço-direito na direção técnica.

Ex-candidato à presidência do Benfica ‘declara o luto’ pelo Santa Clara após polémica com o Sporting

João Diogo Manteigas, que foi o quarto mais votado nas últimas eleições, atacou duramente a arbitragem no Santa Clara x Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Alex Ferguson aborda momento do Manchester United e elogia Ruben Amorim: «Ele é uma boa pessoa»

Alex Ferguson considera que a seca de títulos poderá estender-se por mais dez anos. Apesar desta visão pessimista, o ex-treinador do Manchester United manifestou apoio a Ruben Amorim e aos mais recentes reforços da equipa.

Paulo Fonseca encantado com ex-Sporting: «Não esperava este nível de rendimento agora»

Paulo Fonseca, treinador do Lyon, deixou vários elogios a Afonso Moreira, ao abordar a evolução do extremo de 20 anos.

Internacional português quer regressar à Premier League e Ruben Amorim está atento

Rúben Neves termina contrato no verão com o Al Hilal e pode sair por cerca de 24 milhões de euros. Ruben Amorim está atento a um possível negócio.