Entrelinhas do Desporto: Viseu em apuros

- Advertisement -

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou o Académico de Viseu com a sanção de exclusão das competições profissionais em três épocas desportivas e ao pagamento de uma multa no valor de 4.464,00€. Este Acórdão pode ser, e já foi confirmado que assim o será pela SAD do Académico de Viseu, objeto de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto.

A pesada sanção desportiva emerge da alegada falsa declaração de não dívida apresentada aquando do licenciamento para a época transata, referente a alegados atrasos no pagamento dos salários de três atletas. O processo disciplinar foi instaurado com base em uma denúncia anónima, embora bem possamos suspeitar de onde proveio.

Do artigo 78.º A do Regulamento das Competições Profissionais da Liga para a época 2018/2019, é possível apreender que os clubes devem demonstrar a inexistência de dívidas correspondentes a retribuições-base e compensações mensais a jogadores e treinadores com contrato de trabalho ou formação registado na Liga Portugal em períodos distintos ao longo do curso da temporada. Ademais, a declaração deverá ser submetida pelos legais representantes do Clube (os Administradores da SAD), devidamente certificada por ROC ou TOC.

Trata-se de uma punição severa que além de colocar em causa a idoneidade dos Administradores da SAD., o próprio ROC. ou TOC. poderá ser sujeito a participação disciplinar e respetiva condenação na sua Ordem Profissional.

Desconhecendo na íntegra o processo e a prova, certamente que haverão indícios suficientemente fortes para que se infira a falsidade da declaração prestada pela SAD do Académico de Viseu e se aplique tamanha punição. Porém, se assim o é, não se entende o porquê de a denúncia ter sido instruída de forma anónima.

Segundo o artigo 233.º do Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol, só será aberto processo disciplinar se a denúncia anónima contiver:

  1. Indícios de prática de infração; ou
  2. Constituir infração disciplinar;

Na verdade, entende-se o porquê da denúncia ter sido realizada de forma anónima porquanto o artigo 134.º n.º 2 do Regulamento Disciplinar da FPF. indica que “O dirigente de clube que preste falsas declarações denunciando incumprimento salarial com consciência da falsidade de imputação e com a intenção de que lhe sejam pagas quantias não devidas ou instaurado procedimento disciplinar contra clube, é sancionado com suspensão de 3 meses a 1 ano e cumulativamente com multa entre 5 e 15 UC”. Também, no artigo 161.º n.º 2 do mesmo Regulamento é indicado que “O jogador que preste falsas declarações denunciando incumprimento salarial com consciência da falsidade de imputação e com a intenção de que lhe sejam pagas quantias não devidas ou instaurado procedimento disciplinar contra clube, é sancionado com suspensão de 3 meses a 1 ano e, acessoriamente e se o jogador for profissional, com multa entre 5 e 15 UC”.

Os jogadores também poderão ser punidos
Fonte: Académico de Viseu

A ser verdade a falsidade da declaração entregue pela SAD do Académico de Viseu, também os atletas deverão ser punidos, pois “o jogador que preste falsas declarações, falsifique documento ou apresente documento sabendo que o mesmo é falsificado junto da FPF ou que atue simuladamente ou em fraude ao estabelecido na Lei, regulamentos desportivos ou contratação coletiva, é sancionado com suspensão de 1 a 6 meses e, acessoriamente e se o jogador for profissional, com multa entre 5 e 10 UC”, em consonância com o disposto no artigo 161.º n.º1 do Regulamento Disciplinar da FPF.

A Liga Portuguesa já referiu que não vai acionar quaisquer mecanismos para a execução do conteúdo do Acórdão proferido pelo Conselho de Disciplina, a exclusão por três épocas desportivas do Académico de Viseu das competições profissionais, até que haja o trânsito em julgado do mesmo (quando já não existir possibilidade de recurso).

O movimento Juntos pelo Académico, liderado pelo ex-candidato à Presidência do Clube de Viseu Toni Carvalho, já pediu explicações à Direção, exigindo que esclareçam os adeptos sobre o que pode reservar o futuro.

Esta decisão pode vir a juntar-se a uma panóplia de condenações revertidas no passado e que não se coadunam com a competência e a transparência que devem servir de mote para a atuação do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Para quem acompanha o futebol profissional português, há rumores de que este tipo de modus operandi (preenchimento de falsas declarações de inexistência de dívida para com atletas de um Clube) não é novidade embora este seja o primeiro caso em que se verifica uma punição de tamanha severidade. Terá esta condenação uma finalidade preventiva para futuros idênticos delitos ou apenas a crucificação de um clube a favor de outrem?

Foto de Capa: Académico de Viseu

Rodrigo Batista
Rodrigo Batistahttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo tem 23 anos, é advogado e Pós-Graduado em Direito, Finanças e Justiça do Desporto pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Costa admite: «Está-nos a faltar o próximo passo para fazermos a diferença como equipa grande»

Diogo Costa analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

Pablo Rosario deixa palavras para Samu: «Falhamos oportunidades juntos e marcamos golos juntos»

Pablo Rosario analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

Deniz Gul garantiu empate do FC Porto ao cair do pano: eis o golaço do avançado turco

Foi Deniz Gul quem garantiu que os dragões conseguissem um empate. FC Porto na Chéquia para defrontar o Viktoria Plzen.

Jan Bednarek deixa mensagem forte para Samu e critica: «O árbitro foi um pouco arrogante e isso não está certo»

Jan Bednarek analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Dia triste para os treinadores portugueses com derrotas de Sérgio Conceição e Pedro Emanuel: eis os resultados do dia na Arábia Saudita

Os treinadores portugueses não conseguiram festejar vitórias. Al Ittihad de Sérgio Conceição e Al Fayha de Pedro Emanuel derrotados.

Eis todos os detalhes da chegada de Rafa Silva ao Benfica

Rafa Silva já foi oficializado como novo jogador do Benfica. Águias confirmaram regresso do avançado, que assina até 2028.

Eis os onzes oficiais do Braga x Nottingham Forest da Europa League

O Braga recebe o Nottingham Forest na Europa League e já há onzes. Arsenalistas querem manter lugar no top-8 da prova.