Força da Tática: Diogo! Comporta-te, temos visitas

- Advertisement -

Quando recebemos visitas na nossa casa, independentemente do tamanho da ocasião, todos gostamos de criar um ambiente agradável. Adicionalmente, quando o evento tem uma magnitude mais elevada, é natural que os nossos esforços se multipliquem para potencializar uma noite memorável.

Na última noite, o Wolverhampton Wanderers FC recebeu o Manchester United FC, num evento de gala que o Molineux Stadium não presenciava há mais de 20 anos. Os Red Devils viajaram até Waterloo Road de “White Tie”, como a ocasião prometia, mas, ao entrarem na festa, aperceberam-se que o “dress code” era outro.

Diogo Jota desarrumou a casa, partiu a louça, mandou Shaw ao chão (literalmente) e não pediu desculpas a ninguém. Foi o líder da alcateia.

Brutal a sua consciência corporal, a forma como usa o corpo para ganhar o duelo e depois como define a finalização.

Diogo Jota não é apenas mais um talento nacional a explodir no panorama do futebol europeu. O “novo pupilo” de Fernando Santos apresenta um conjunto de características diferenciadoras, desde a sua compostura com bola e invulgar capacidade para jogar sobre pressão, à qualidade técnica, até à habilidade que tem para se movimentar sem bola, sem esquecer o faro que tem para o golo.

Sob a orientação de Nuno Espírito Santo, o ex-Club Atlético de Madrid encontrou o contexto ideal para crescer e escrever a história de sucesso que nos tinha prometido quando surgiu em Paços de Ferreira.

Como temos visto nos últimos meses, não só ontem, cada intervenção de Diogo Jota acrescenta algo de valor ao jogo da equipa, independentemente do momento do jogo, mas particularmente na fase ofensiva.

Inserido num coletivo muito organizado sem bola e com transições ofensivas letais, a sua capacidade para, desde avançado-centro, baixar, receber entre os sectores adversários e girar sobre pressão, transforma uma simples recuperação de bola numa oportunidade de golo para a sua equipa. Tudo isto executado não só a uma velocidade inacreditável, como no timing certo, usando muitas vezes a velocidade do próprio adversário em seu benefício.

Depois (como se ainda não fosse suficiente) tem uma qualidade técnica invulgar. Ontem testada por Herrera, que cometeu o erro de não ligar os médios e entrou no túnel.

Sabe como e quando se deve associar com os colegas, seja com o seu novo melhor amigo (Jiménez) ou com qualquer outro, porque com todos eles acontece o mesmo: a bola é bem tratada. A bola pode chegar-lhe um melão e sai salada de fruta, não só porque deixa os seus pés redonda, mas também porque leva sempre mais valor.

Fonte: Wolverhampton Wanderers FC

Depois, a sua capacidade de decisão. Não fica a dever nada a outros grandes talentos nacionais, como é o caso de João Félix. A forma como conduz e como atrai para depois soltar parece ser imune à aleatoriedade do jogo, na medida em que nada sai ao acaso.

Tudo isto “e mais um par de botas” num miúdo que ainda tem o descaramento de finalizar como poucos. Não só pela frieza no momento de encarar o guarda-redes, como na forma como o seu primeiro toque o enquadra para que a sua próxima ação (neste caso, o remate à baliza) o coloque mais próximo do sucesso.

Com um jovem assim, é impossível para Nuno Espírito Santo receber bem as visitas lá em casa.

Foto de capa: Wolverhampton Wanderers FC

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o único fator que continua a travar a saída de Alisson Santos para o Nápoles

Alisson Santos está a um passo do Nápoles. Apenas Ademola Lookman e um efeito dominó travariam a mudança, mas essa hipótese está mais distante.

Vasco Matos é o oitavo da lista: eis os treinadores que já foram demitidos da Primeira Liga

Vasco Matos foi despedido do comando técnico do Santa Clara durante este sábado, sendo o oitavo treinador demitido na presente edição da Primeira Liga.

Ademola Lookman teve 2 propostas em cima da mesa e vai mesmo deixar a Atalanta por 35 milhões de euros depois de verão agitado

Ademola Lookman está muito perto do Atlético Madrid. Colchoneros ultrapassaram o Fenerbahçe na corrida pelo extremo da Atalanta.

Alverca e Estrela da Amadora empatam em jogo com golo de 2 reforços

O Alverca e o Estrela da Amadora empataram a uma bola durante a noite deste sábado, num encontro da 20.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Vizela empata contra o Portimonense e não aproveita da melhor maneira a derrota do Torreense

O Vizela e o Portimonense empataram a uma bola durante a noite deste sábado, num encontro relativo à 20.ª jornada da Segunda Liga.

Hearts de Cláudio Braga goleia e aumenta vantagem provisória na liderança na Escócia

Triunfo importante do Hearts na 24.ª jornada da Liga Escocesa. Emblema de Cláudio Braga põe pressão nos adversários.

Sábado de pesadelo para o Rio Ave: Clayton Silva a um passo da saída

Clayton Silva pode ser o próximo nome a trocar o Rio Ave pelo Olympiacos. O jogador deverá ser confirmado nas próximas horas.