Força da Tática: João Félix e o estou-me cagandismo

Há muito tempo atrás, o Seixal foi o local escolhido para o início da materialização do sonho de dois irmãos, que iria mudar para sempre a história de Portugal. Foi nessa cidade do Distrito de Setúbal que Paulo e Vasco da Gama construíram as embarcações para a viagem à Índia. 520 anos mais tarde, as margens do estuário do Tejo voltam a presenciar o início de uma nova história de sonho.

Este jovem não irá “navegar por mares nunca dantes navegados”, mas o único e fascinante “estou-me cagandismo” vai encantando as bancadas do Estádio da Luz.

Como todos sabemos, no próximo fim-de-semana o SL Benfica vai ao Estádio do Dragão para um jogo que será decisivo na luta pelo título. Félix vai marcar (novamente)? Assistir (novamente)? Colocar Seferovic em condições de decidir o jogo (novamente)?

Ninguém sabe, mas o tal “estou-me cagandismo” continuará a ser parte importante deste “novo” Benfica, que vai procurar assaltar a liderança azul e branca, com o veneno, a agressividade, e as chegadas constantes e de qualidade a zonas de finalização, que têm carterizado a equipa de Bruno Lage.

Afinal, o que é o “estou-me cagandismo”?

Para ter a resposta mais correta e verdadeira possível, só perguntando a Ricardo Araújo Pereira, que acredito ser o autor a quem “roubei” esta expressão. Contudo, recordo-me de pensar na primeira vez que o vi jogar João Félix: “Será que puto sabe quem é o adversário? Parece que está no parque”.

Agora, eu pergunto ao leitor: O que se recorda do SL Benfica x Sporting CP da 1ª volta?

Será que foi de um “puto” que entrou, dono de uma personalidade que não conhece intimidação ou pressão, e empatou o jogo?

Precisamente.


Fonte: BTV

Como ele sabe e como ele quer.

Joga com o 79, decide como um 10, finaliza como um 9 e impacta o jogo como um 5.

Entra para cada jogo sem expetativas nenhumas. Independentemente daquilo que o jogo lhe peça para tocar, seja piano, violino, bateria, acordeão ou bateria, a sua inteligência e capacidade técnica nunca deixam a equipa refém da incerteza do jogo.

Por mais difícil que seja o contexto, ele acaba sempre por encontrar e tomar a melhor decisão. Com e sem bola, todas as decisões deste “veterano” de 19 anos colocam o coletivo primeiro e mais perto do sucesso.

Não faz parte daquelas sensações do Youtube, que, por cada finta que adicionam ao seu fantástico vídeo de 5 minutos de “Skills”, somam uma brutalidade de perdas de bola. A sua intervenção aporta sempre valor. Tenta ser aquilo que a sua precisa que ele seja em cada momento do jogo.

Que seja um 10, numa cabine telefónica, a assistir?


Fonte: Liga Portugal

Que seja um 9, no sítio certo para encostar (e ainda fintado a câmara de TV)?


Fonte: Liga Portugal

Que seja o Defesa Central que sobe à área para a bola parada?


Fonte: Liga Portugal

Que seja o Médio Centro que ajuda no início da criação?

Fonte: Liga Portugal

A sua criatividade, inteligência, e tomada de decisão permitem-lhe ser tudo em campo, contudo, não é pela capacidade de ser “tudo” que João Félix é absurdo, mas pela sua capacidade em o ser no momento certo. Na forma como dribla, como provoca o adversário, tudo acontece no timing certo.

Assim é o “estou-me cagandismo” de João Félix. Onde não há urgência em ir atrás da gratificação imediata, não há existe pânico, mas sim serenidade, não há sofrimento, mas prazer.

Onde há futebol.

Artigo corrigido por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença garante continuidade de Francisco Neto após eliminação de Portugal: «Esperamos que daqui a quatro anos possamos ter um Francisco ainda mais motivado»

Pedro Proença confirmou que Francisco Neto vai continuar ao serviço de Portugal. O selecionador da equipa de Futebol Feminino recebeu um voto de confiança.

AVS SAD contrata internacional sub-20 brasileiro ao Palmeiras

Pedro Lima é o novo jogador do AVS SAD. O médio brasileiro chega para fortalecer o meio-campo da equipa da Vila das Aves.

Pedro Santos deixa Benfica e reforça o Famalicão até 2028

O Famalicão oficializou a contratação de Pedro Santos. O avançado português despediu-se dos encarnados e assinou um contrato até 2028.

Jéssica Silva defende Francisco Neto e atira: «Se calhar, eu também não vou estar cá»

Jéssica Silva reagiu à eliminação de Portugal do Euro 2025 Feminino. A avançada portuguesa defendeu Francisco Neto.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Carreras viaja para Espanha neste sábado para assinar pelo Real Madrid

Álvaro Carreras está perto de ser confirmado como reforço do Real Madrid. O lateral-esquerdo espanhol vai deixar o Benfica.

União de Leiria ganha corrida ao Farense por extremo espanhol

A União de Leiria deverá avançar em breve a contratação de Pablo Fernández. O jogador estava ser pretendido pelo Farense.

Francisco Neto: «Quero ser sempre parte da solução»

Francisco Neto falou depois do encontro entre Portugal e a Bélgica, relativa à terceira jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.