Força da Tática | A expulsão marca a final da Taça

- Advertisement -

O FC Porto conquista, pelo terceiro ano consecutivo, a Taça de Portugal, desta feita perante o campeão nacional, Sporting CP, após um empate nos 90 minutos e a respetiva vitória no prolongamento com o golo de Mehdi Taremi.  

Começando pelos onze, não surpreendeu as escolhas de Rúben Amorim e Sérgio Conceição. Ambos perfilaram-se com as suas escolhas prediletas.

Do lado sportinguista, Nuno Santos, que por norma não é titular nestes contextos, foi o eleito face à lesão de Matheus Reis. Sem Pepe, por problemas físicos, o treinador portista escolheu como substituto o Zé Pedro. Os restantes foram os que geralmente jogaram ao longo da temporada.

No início do jogo, até à expulsão (minuto 29) de St Juste, que impactou a todos os níveis o clássico, o Sporting foi a equipa mais esclarecida e o golo do próprio central holandês foi o prémio de uma forte entrada dos leões.

Morten Hjulmand Sporting Nico González FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Contra dez, o FC Porto criou muito pela direita entre Conceição, Pepê (meia-direita) e João Mário. No entanto, o período pós-expulsão demonstrou o problema do Porto esta época em desmontar as defesas contrárias em organização ofensiva. Está mais confortável a pressionar, recuperar e atacar, algo bastante visível, principalmente nas competições europeias.

Os laterais do Porto foram preponderantes para atacar o 5-3-1 implementado pelo Sporting que fechava muito por dentro, obrigando os dragões a explorar o jogo exterior ou a bola longa, sendo a partir daí que surgiu o golo de Evanilson, após a má interpretação de Geny Catamo.

Pepê foi importante para explorar, em condução, o último terço, Wendell dava a linha de passe nas costas de Trincão, sendo muitas vezes o terceiro médio, pela esquerda, dos dragões. Sem esquecer que, estas movimentações só se tornaram possíveis devido à largura de Francisco Conceição e Galeno, pois abriam espaço no miolo.

À semelhança da primeira parte e face às condicionantes do duelo, o principal argumento dos leões foi a bola parada. Destacar o trabalho ingrato de Gyokeres que sozinho na frente de ataque foi o poço de energia dos verdes e brancos que não conseguiram sair das amarras do FC Porto. Os azuis e brancos, naturalmente, foram mais autoritários e criaram mais sensação de perigo, apesar da pouca objetividade.

Nuno Santos Francisco Conceição Sporting FC Porto Taça de Portugal
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Um belo jogo do Sporting ao nível defensivo, num cômputo geral. Com menos um jogador, os leões deram uma resposta bastante interessante, mas quando tanta vez o “cântaro vai à fonte, algum dia lá deixa a asa”. E o penálti de Taremi, já no prolongamento, reforçou isso mesmo.

Uma final que, inevitavelmente, fica marcada pela expulsão. Mudou completamente a “cara” do jogo, tendo em conta que antes da mesma viu-se um Sporting bastante à vontade e galvanizado para concretizar a tão desejada dobradinha. E o FC Porto soube aproveitar a vantagem numérica, sendo sólido defensivamente e persistente na procura do golo.

Possivelmente, terminou a passagem de Sérgio Conceição pelos azuis e brancos de uma forma bonita, mas sofrida, um pouco à imagem daquilo que foi a sua passagem pelos dragões. Levanta a sua terceira Taça de Portugal, de forma consecutiva, e consolida-se como um dos melhores treinadores da história dos dragões e do futebol português.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez lança Mundial 2026: «Precisamos de um terceiro ponta de lança»

Roberto Martínez falou sobre vários temas em entrevista. Selecionador Nacional quer mais um ponta de lança para levar ao Mundial 2026.

Força da Tática | Vitória SC x Braga

O dérbi minhoto entre Vitória SC e Braga foi uma partida taticamente rica, mas com pouco espaço para conforto na construção.

Roberto Martínez rendido a Cristiano Ronaldo: «É um ícone do futebol mundial, mas isso não condiciona ou limita o nosso trabalho»

Roberto Martínez falou sobre vários temas em entrevista. Selecionador Nacional deixou vários elogios a Cristiano Ronaldo.

Despedimento de Ruben Amorim pode encaminhar Bruno Fernandes para a Arábia Saudita

O plantel do Manchester United receia a saída de Bruno Fernandes para a Arábia Saudita após o despedimento do técnico português.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Gabriel tem vários interessados na Premier League: eis a situação

O Tottenham, Newcastle, Crystal Palace e o Everton mostraram interesse em Tiago Gabriel. Brentford já tinha feito oferta.

Palmeiras de Abel Ferreira e Grémio de Luís Castro iniciam a temporada 2026 com vitórias

Na madrugada deste domingo, a época 2026 o Brasil começou com o Palmeiras a bater o Portuguesa e o Grémio a golear no terreno do Avenida.

Boston Celtics voltam a perder na NBA em jogo de destaque para Neemias Queta

Os Boston Celtics perderam esta madrugada com os San Antonio Spurs por 100-95. Neemias Queta fez mais uma exibição sólida.