Força da Tática: Nuno tinha a casa organizada, mas esta juventude…

- Advertisement -

Antes da paragem para os compromissos das seleções, o Sporting CP recebia em casa o CD Feirense num confronto que se antecipava difícil. Os comandados de José Peseiro enfrentavam uma equipa organizada, solidária, que merece o lugar onde está na classificação.

Proponho olhar para este jogo, e tentar perceber o que levou o Sporting CP a chegar ao golo tão tarde:

  1. Organização Feirense

O CD Feirense pode não ter os melhores jogadores do campeonato, pode não ser a equipa mais apaixonante de ver jogar, mas é certamente (na minha opinião) a equipa mais organizada e competente em termos posicionais. Equipa compacta, consegue atingir o nível ótimo de compactação, algo que grande parte das equipas que procuram ser não consegue.

É um nível ótimo porque as distâncias – horizontais e verticais – entre os jogadores permitem manter os jogadores próximos uns dos outros e ao mesmo tempo controlar uma quantidade de terreno interessante.

Fonte: Sport TV

Na imagem em cima, a bola de André Pinto se chegar a Jefferson, a distância a que Tiago Silva está de Luís Machado, permite-lhe dar apoio ao colega quando este sair para pressionar o lateral leonino. Estas distâncias ótimas, transversais a todos os setores da equipa, permitiram à estrutura defensiva montada no Nuno Manta Santos ser muito estável frente ás tentativas do Sporting de penetrar.

Podemos também recorrer á imagem em cima, para ver como a proximidade entre os jogadores do CD Feirense tornam os passes para o interior da sua organização defensiva muito difíceis, uma vez que as linhas de passe são reduzidas e mesmo que a bola chegue ao destino, são vários os jogadores azuis que podem pressionar imediatamente esse recetor, pelas tais curtas distâncias.

Outro pormenor importante foi o facto de em grande parte do encontro, o CD Feirense ter tido o controlo do corredor central, com a sua defesa compacta. Isto forçou o Sporting a usar os corredores laterais, uma arma que na ausência de Dost, acaba por ser ineficiente. Este controlo do corredor central é consequência da forma como o CD Feirense controlou o espaço, o espaço certo.

Em resumo o CD Feirense acabou por cobrir pouco espaço, mas controlou muito mais.  Existem espaços que não interessam cobrir, é ocupar o espaço certo e não todo o espaço.

2. Sporting rebeldia

Para quebrar esta organização do CD Feirense, era importante ter a capacidade de ter um jogador (ou vários) com a capacidade de jogar sobre pressão. Ter bola e assumir o jogo em zonas mais altas no campo, onde o nível de pressão dos jogadores do CD Feirense era ainda maior.

A maioria dos jogadores do Sporting CP apresentaram-se particularmente inativos na evolução do jogo em posse, Acuña sempre muito distante de Battaglia.

Fonte: Liga Portugal

Faltou ao Sporting CP ter jogadores a ocuparem certas e determinadas áreas em organização ofensiva. Em especial dentro da estrutura defensiva do adversário, nos espaços entre e entrelinhas. Também faltou ao Sporting CP ter a capacidade de controlar e ditar o ritmo de jogo, em termos individuais e coletivos.

Coates e André Pinto tiveram algum espaço com bola na 1.ª fase de construção, mas falharam sempre em acertar qualquer era o melhor momento para avançar no campo e invadir o meio campo adversário, acabavam muitas vezes de o fazer em momentos onde a estrutura da equipa e a posição dos jogadores mais avançados não era ideal para dar sequência.

No fundo faltou ao Sporting CP ter a mesma qualidade em ocupar os espaços com bola que o CF Feirense teve sem bola.

3. Jovane

A entrada de Jovane, acabou por fazer o CD Feirense recuar e defender mais próximo da sua área. Ou seja, a tal distância entre jogadores que defini como ótima, deixou de a ser.

Os jogadores estavam próximos demais e não tinha a mesma capacidade de controlar o espaço. O acesso à bola e a capacidade de a pressionar também diminui e o Sporting CP acabou por chegar ao golo em resultado desse recuou e da entra de um jovem sem medo.

Fonte: Liga Portugal

Sem medo de invadir os espaços de se infiltrar em zonas onde a pressão dos adversários era grande, no fundo, sem medo de desarrumar a casa, algo que o Sporting CP sempre teve ao longo do jogo.

 

Foto de Capa: Liga Portugal

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.