📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força da Tática: Temporizar para melhor transitar – o exemplo FC Bayern Munique

- Advertisement -

Atualmente tende-se a confundir o jogar bem com rasgos de maior espetacularidade ou criatividade de um determinado jogador. Noutro artigo tinha referido que o melhor jogador é aquele que tem uma maior percentagem de ações bem-sucedidas. Do que vale ter uma ação de maior relevo esteticamente, se nas ações seguintes o jogador coleciona erros atrás de erros?

Claro que essas ações de inspiração pura também são importantes e podem resolver um jogo, mas o acerto consecutivo oferece uma maior estabilidade em termos defensivos e ofensivos. O jogador diferenciado é aquele que tem uma regularidade de boas decisões maior que os restantes, que pensa e lê o jogo para depois executar melhor, que percebe o momento do jogo e sabe agir consoante o mesmo.

Associa-se o termo transição a aceleração e a uma chegada rápida à baliza adversária. Isto acontece quando existem condições ótimas para atacar de forma célere, face aos espaços e desposicionamentos que o adversário oferece e ao tempo que demoraria a reocupar os mesmos.

Apesar disso, é comum o adversário preparar-se para uma eventual perda de bola e conseguir reorganizar-se rapidamente. Neste caso, cabe à equipa saber temporizar, tomar as melhores decisões de acordo com as possibilidades em cada circunstância e até poder entrar em ataque posicional.

Dado que a transição ofensiva é o momento do jogo onde o termo erro é mais frequente, o não perder a posse durante a transição é essencial, não só numa ótica ofensiva (se perder a posse a equipa não conseguirá marcar golo), mas também defensivamente falando (porque a equipa terá maiores possibilidades de estar desorganizada nesse momento). Por outro lado, uma possível perda de posse afeta também o lado físico e emocional dos jogadores, que se veem obrigados a correr metros afio para a frente e para trás.

A temporização é um termo importantíssimo na hora em que não existe a possibilidade de transitar de forma célere. Uma pequena pausa permite ao jogador com bola perceber, pensar e executar com maior eficiência, e aos restantes jogadores terem tempo para se organizar de maneira a ferir o adversário.

Um exemplo prático da situação de que falamos passou-se no jogo entre Bayer 04 Leverkusen e FC Bayern Munique, num golo de Leon Goretzka. Reparem na forma como o Bayern transita com 4 jogadores como referência de transição: temporização de Lewandowski, variação de flanco, superioridade numérica, caminhos fechados e entrada em ataque posicional, passe vertical do central para espaço entrelinhas, triangulação com apoio frontal e dinâmica de terceiro homem, e golo!

Artigo revisto por Joana Mendes
Diogo Coelho
Diogo Coelhohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Rio Maior. Adepto do bom futebol desde que se lembra. Gosta de dedicar o seu tempo à análise de jogo e dos seus intervenientes. Admirador do estilo de jogo de Guardiola e partilha da ideia que no futebol destacam-se aqueles que mostram mais inteligência.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ao interesse de Benfica e Sporting: Estoril Praia e Moreirense empatam a 3 para a Primeira Liga

O Estoril Praia recebeu e o Moreirense empataram a três bolas durante este domingo, em jogo da 13.ª jornada da Primeira Liga.

Ex-FC Porto perto da saída do Santos

Tiquinho Soares pode deixar o Santos no final da temporada. O salário do avançado brasileiro é considerado elevado.

Belenenses vão ao Alentejo vencer o Lusitano de Évora e aumentar vantagem na liderança da Série B: eis os primeiros resultados do dia na...

O Belenenses garantiu uma vitória importante em casa do Lusitano de Évora. Clube do Restelo cada vez mais isolado na liderança da Série B.

Sporting bate Rio Ave e segue na perseguição ao Benfica: Eis os resultados do dia na Primeira Liga Feminina

O Sporting venceu por 3-1 frente ao Rio Ave, a contar para a sétima jornada da Primeira Liga Feminina. A equipa leonina segue em segundo lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Já foi associado várias vezes ao Benfica e Palmeiras de Abel Ferreira exige 20 milhões de euros para o vender

Agustín Giay tem sido por diversas vezes apontado ao Benfica. O Palmeiras não quer vender o defesa e exige no mínimo 20 milhões de euros pelo jogador.

Há 12 interessados em jogador do Manchester United que provocou atrito entre Ruben Amorim e jornalistas

A relação entre Ruben Amorim e Kobbie Mainoo deu passos atrás e uma saída em janeiro é provável. Há 12 clubes interessados no jovem médio.

Adeptos do Nice aplaudem golo do Angers e protestam contra gestão da INEOS: clube francês em ebulição

O momento do Nice não é o mais agradável. Na sétima derrota consecutiva, adeptos aplaudiram golo... do adversário.