Força da Tática: Temporizar para melhor transitar – o exemplo FC Bayern Munique

- Advertisement -

Atualmente tende-se a confundir o jogar bem com rasgos de maior espetacularidade ou criatividade de um determinado jogador. Noutro artigo tinha referido que o melhor jogador é aquele que tem uma maior percentagem de ações bem-sucedidas. Do que vale ter uma ação de maior relevo esteticamente, se nas ações seguintes o jogador coleciona erros atrás de erros?

Claro que essas ações de inspiração pura também são importantes e podem resolver um jogo, mas o acerto consecutivo oferece uma maior estabilidade em termos defensivos e ofensivos. O jogador diferenciado é aquele que tem uma regularidade de boas decisões maior que os restantes, que pensa e lê o jogo para depois executar melhor, que percebe o momento do jogo e sabe agir consoante o mesmo.

Associa-se o termo transição a aceleração e a uma chegada rápida à baliza adversária. Isto acontece quando existem condições ótimas para atacar de forma célere, face aos espaços e desposicionamentos que o adversário oferece e ao tempo que demoraria a reocupar os mesmos.

Apesar disso, é comum o adversário preparar-se para uma eventual perda de bola e conseguir reorganizar-se rapidamente. Neste caso, cabe à equipa saber temporizar, tomar as melhores decisões de acordo com as possibilidades em cada circunstância e até poder entrar em ataque posicional.

Dado que a transição ofensiva é o momento do jogo onde o termo erro é mais frequente, o não perder a posse durante a transição é essencial, não só numa ótica ofensiva (se perder a posse a equipa não conseguirá marcar golo), mas também defensivamente falando (porque a equipa terá maiores possibilidades de estar desorganizada nesse momento). Por outro lado, uma possível perda de posse afeta também o lado físico e emocional dos jogadores, que se veem obrigados a correr metros afio para a frente e para trás.

A temporização é um termo importantíssimo na hora em que não existe a possibilidade de transitar de forma célere. Uma pequena pausa permite ao jogador com bola perceber, pensar e executar com maior eficiência, e aos restantes jogadores terem tempo para se organizar de maneira a ferir o adversário.

Um exemplo prático da situação de que falamos passou-se no jogo entre Bayer 04 Leverkusen e FC Bayern Munique, num golo de Leon Goretzka. Reparem na forma como o Bayern transita com 4 jogadores como referência de transição: temporização de Lewandowski, variação de flanco, superioridade numérica, caminhos fechados e entrada em ataque posicional, passe vertical do central para espaço entrelinhas, triangulação com apoio frontal e dinâmica de terceiro homem, e golo!

Artigo revisto por Joana Mendes
Diogo Coelho
Diogo Coelhohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Rio Maior. Adepto do bom futebol desde que se lembra. Gosta de dedicar o seu tempo à análise de jogo e dos seus intervenientes. Admirador do estilo de jogo de Guardiola e partilha da ideia que no futebol destacam-se aqueles que mostram mais inteligência.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ténis: Dupla Francisco Cabral e Nikola Mektic arranca com vitória na Alemanha

Na estreia ao lado de Nikola Mektic, Francisco Cabral venceu Diego Hidalgo e Patrik Trhac, garantindo um lugar nos quartos-de-final do torneio em Estugarda.

Efeito dominó em risco de acontecer na Formula 1: Max Verstappen pode vir a ocupar o lugar de George Russell na Mercedes

A Mercedes pode libertar George Russell e avançar para a contratação de Max Verstappen nos próximos meses.

Viagem no tempo nos Barreiros: Mitchell Van der Gaag apontado ao comando do Marítimo 16 anos mais tarde

Mitchell Van der Gaag, neerlandês com muita história nos Barreiros, é um dos nomes na lista de possíveis sucessores de Miguel Moita no Marítimo.

Nápoles entra na corrida por jogador do Alverca e pode haver leilão

O Nápoles está interessado na contratação de Bastien Meupiyou, jogador do Alverca. O Borussia Dortmund fez uma proposta pelo defesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ave: jogador regressa ao Nottingham Forest

O Rio Ave vai perder novamente Omar Richards. O lateral esquerdo terminou o seu empréstimo e regressou ao Nottingham Forest.

Roberto Martínez rendido à formação em Portugal: «Chegam à equipa principal já preparados»

Roberto Martínez deixou fortes elogios à organização do futebol de formação em Portugal, fazendo uma comparação com o sistema inglês.

Mateus Fernandes pretendido por ‘meia Europa’: internacional português impõe condição ao seu futuro clube

Mateus Fernandes está a ser pretendido por várias equipas de topo, mas só vai ouvir ofertas que o coloquem como peça importante no projeto.