Força Tática | Foi bom, pelo menos enquanto o Marselha não marcou

Benfica

A primeira mão do duelo entre o Benfica e Marselha, nos quartos de final da Liga Europa, foi vencida pela equipa da casa por 2-1, numa exibição que conectou o melhor e o pior que os encarnados conseguem fazer dentro das quatro linhas.

Com o objetivo de sarar as feridas, o Benfica entrou neste jogo com um onze que, infelizmente, não surpreendeu, sendo o mesmo que Roger Schmidt utilizou nos dois duelos com o Sporting. Fica claro o gosto, pessoal, por determinados jogadores que, a meu ver, não merecem estar na equipa principal, à cabeça Casper Tengdedt.

Mais um caso de teimosia de Schmidt que só ajudou a desacreditar dos restantes jogadores da função, sendo que, tanto Arthur Cabral como Marcos Leonardo não tiveram continuidade quando o mereciam.

Os titulares lançados por Jean-Louis Gasset salientaram as fragilidades defensivas no Marselha, especialmente a defender transições e a cobrir os espaços nas costas dos alas e médios, zonas e ações que o Benfica tirou proveito.

No último terço a dupla Aubameyang e Faris chegou para dar trabalho aos centrais benfiquistas com movimentos de apoio e rotura e Harit, por detrás, como o “todo-o-terreno”, sempre à procura do espaço entrelinhas.

As quatro derrotas consecutivas, à chegada a este jogo, não favoreciam esta equipa, no entanto, este tipo de competições são outro contexto.

Marcar no início pôs o confronto favorável para o Benfica. O Marselha entrou na Luz no 5-4-1 e esteve sempre exposto defensivamente, algo previamente perspetivado, e, consequentemente, os encarnados estiveram na sua “praia”. Em posse foram pressionantes, intensos na reação à perda e conseguiram criar diversas oportunidades de golo.

O jogo interior melhorou, e muito, graças a David Neres. O brasileiro dá vivacidade e criatividade e face aos movimentos de largura do Di Maria, confundiu a equipa francesa que andou, 45 minutos, perdida em campo. A vantagem, no caminho para os balneários, era de uma bola a zero, mas podia ter sido mais dilatada. Uma primeira parte que teve lampejos da temporada transata.

E na segunda parte, os encarnados entram como na primeira e chegam ao segundo golo com os dois jogadores acima destacados a fazer uma jogada cheia de classe e objetividade. Di Maria com este tento, destaca-se como o segundo melhor marcador da equipa com 16 golos, apenas atrás de Rafa, que já leva 20.

Naturalmente, o Marselha procurou mais ativamente, fazer, pelo menos, um golo de maneira a diminuir a vantagem na eliminatória. Algo que, até ao erro de António Silva, não foi conseguido. O Benfica estava bem organizado com duas linhas de quatro, os defesas e médios/extremos, bastante coordenados, sem dar espaços.

O internacional português, que estava a fazer uma exibição consistente, fica marcado por um erro que, na atual temporada, tem sido recorrente. Falha o timing de antecipação, sendo o último homem, e não pode acontecer, ainda por cima tendo Aubameyang na sua “cola”. Destaque para os 10 golos do gabonês na Liga Europa e os 24 em todas as competições, na presente época.

A partir desse momento sentiu-se a pressão nos jogadores do Benfica. Os assobios aumentaram e com ele a previsibilidade nos ataques. Os encarnados deixaram de ter posse no meio-campo dos visitantes e o conforto dos phocéens foi evidente, com e sem bola.

À chegada dos últimos 15 minutos, o cansaço era percetível, uma vez mais, em jogadores como Di Maria e Rafa, mas Roger Schmidt não mexeu. As alterações são sempre as mesmas e não se sente impacto. Fica a sensação de que Schmidt não consegue interpretar bem os jogos. Isso é mais visível quando tem que fazer substituições. O alemão não está confortável neste requisito, principalmente por ter “medo” de abalar estatutos.

Em suma, é um resultado que dá a vantagem na eliminatória ao Benfica, mas há espaço para sonhar por parte do Marselha. O momento dos franceses não é bom, no entanto, demonstraram, em Lisboa, que podem incomodar os encarnados. E no Velodróme, tudo é possível.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Telstar e Willem II empatam no playoff da Eredivisie

O Telstar e o Willem II empataram a duas bolas durante esta quinta-feira, em jogo do playoff da Eredivisie.

AC Milan confirma saída de Sérgio Conceição

Sérgio Conceição já não é treinador do AC Milan. O treinador português foi afastado do comando técnico da equipa.

Benfica comenta saída de Di María e confirma: «Vai disputar o Mundial de Clubes»

O Benfica já reagiu à saída de Ángel Di María. O clube encarnado confirmou também que o avançado argentino vai jogar o Mundial de Clubes.

Ángel Di María confirmado como reforço do Rosario Central

Ángel Di María está confirmado como reforço do Rosario Central. O avançado internacional argentino deixa o Benfica em final de contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Podcast À Prova de Bola #8 – A dança de treinadores no Vitória SC

O À Prova de Bola desta semana é sobre o Vitória SC e a dança de treinadores no clube de Guimarães, que recentemente afastou Luís Freire do comando da equipa.

Francisco Neto antevê o Inglaterra x Portugal: «Queremos fazer acontecer e manter Portugal a lutar pelos seus objetivos»

Francisco Neto fez a antevisão do Inglaterra x Portugal, da quinta jornada da fase de grupos da Liga das Nações. Também Carole Costa esteve na conferência.

Sérgio Vieira renova contrato com o Académico de Viseu

Sérgio Vieira renovou o seu contrato como treinador do Académico de Viseu até 2026. Há uma alteração na equipa técnica.