Jogadores que Admiro #84 – Luís Figo

jogadoresqueadmiro

Luís Figo será sempre recordado, por mim, como um dos melhores da sua geração. Com uma carreira marcada pela polémica troca entre dois clubes rivais, Barcelona e Real Madrid, Figo sempre se destacou por qualquer clube onde tenha passado.

Tudo começou no pequeno clube dos arredores de Lisboa, mais concretamente de Almada, os Pastilhas, onde, e apesar dos resultados desnivelados da sua equipa, cedo se destacou entre os demais, o que chamou à atenção do Sporting CP. Com a sua aquisição para o futebol jovem dos leões, Figo começava assim uma das mais bonitas histórias que o futebol português já viveu, tornar-se-ia um ídolo português e acima de tudo um ídolo internacional, algo que Portugal não tinha desde os tempos de Eusébio, uma estrela que se assumisse perante a equipa.

Nascido naquela que foi apelidada de “geração de ouro” e que venceu o Campeonato do Mundo de Sub-20 em 1991 em pleno Estádio da Luz frente ao sempre poderoso Brasil, Figo foi seguramente o jogador dentro desta excelente geração que mais o nível individual elevou, talvez muito subestimado na sua altura como jogador por coabitar num futebol onde jogavam Ronaldo, Zidane, Rivaldo, Beckham, Shevchenko etc…

Mas nunca subestimado dentro do seu país, em Portugal ninguém tinha dúvidas da qualidade e da diferença que o astro português fazia na nossa equipa, Figo com Rui Costa num patamar ligeiramente inferior marcavam o futebol da nossa seleção e começaram assim a sequência de ouro para Portugal que culminou com a conquista do Euro 2016, infelizmente Figo acabou a carreira sem qualquer titulo internacional pela seleção A, o mais perto que esteve foi na final do Euro 2004 , mas engane-se quem pensa que a geração de ouro não abriu e muito as portas a esta sequência que foi vivida em seguida e ao contexto em que a nossa seleção se colocou no paradigma do futebol internacional.

Fonte: Instagram Oficial de Luís Figo
Fonte: Instagram Oficial de Luís Figo

Dono de um pé direito poderosíssimo, quem não se lembra do magnifico golo frente à Inglaterra no Euro 2000? Luís Figo nunca foi um extremo que marcasse muitos golos, as suas melhores época foram em 1990/2000 no Barcelona e 2000/2001 em Madrid com 14 golos, o que lhe valeu a merecida distinção individual em 2000 com a conquista do Ballon d’Or, o “Pastilhas”, como era carinhosamente apelidado pelos seus colegas, via assim a sua qualidade individual ser reconhecida no panorama internacional, numa altura em que vários talentos individuais se sobressaiam, nada fácil.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.