Jogadores que Admiro #110 – Leandro “Pipi” Romagnoli

- Advertisement -

 

Leandro Romagnoli representou para mim a personificação do clássico “10” argentino: um jogador de estatura franzina que era, todavia, um tecnicista e driblador nato. “El Pipi” como ficou conhecido na Argentina, é um dos jogadores que mais admiro e que ficará para sempre na memória dos Sportinguistas.

“El Pipi” nasceu em Buenos Aires, em 1981. Formou-se e revelou-se no San Lorenzo de Almagro e tendo feito a sua estreia, em 1998, na formação principal do Ciclón frente ao Racing com apenas 17 anos. A partir de 1999, o jovem Romagnoli garante o seu lugar na equipa e sob a égide de Manuel Pellegrini conquistou os seus três primeiros grandes títulos colectivos: o Torneio Clausura Argentino de 2001 (um dos dois torneios que compunham o antigo formato do campeonato argentino), a Taça Mercosul daquele ano e a Taça Sul-Americana de 2002. Em paralelo, Romagnoli foi campeão pela Selecção sub-20 no Mundial realizado na Argentina em 2001 já com o número 10 nas costas e ao lado de outros colegas que iriam também despoletar mais tarde como D’Alessandro, Leonardo Ponzio ou Saviola. É também neste San Lorenzo, campeão da primeira Taça Sul-Americana em 2002, que alinhava uma outra figura bem conhecida do universo sportinguista – “Beto” Acosta, que juntamente com Romagnoli e Sebastien Saja constituíam as grandes referências atacantes do Ciclón”.

2004 é o último ano de Romagnoli no San Lorenzo antes de partir para fora da Argentina. Do clube já haviam saído Saja e Acosta e entretanto surgiram nomes como Pablo Zabaleta e Ezequiel Lavezzi. Romagnolli acaba por sair também do San Lorenzo e partiu em direcção ao México onde representaria o Tiburones Rojos de Veracruz no qual nunca conseguiu adaptar-se.

Foi então o momento de Romagnoli dar o salto para o velho continente. “El Pipa” chegou ao Sporting CP na época 2005/2006, por empréstimo que se converteria em compra definitiva do seu passe. Na sua primeira época em Alvalade, o argentino demonstrou algumas dificuldades de adaptação. Todavia, seria na época seguinte, a de 2006/2007, que Romagnoli revelaria os seus dotes como médio ofensivo e conquistaria assim a afición leonina. Enquanto Leão conquistou duas Taças de Portugal, em 2007 e em 2008, e duas Supertaças nos mesmos anos, e foi vice-campeão da liga portuguesa durante as quatro temporadas em que esteve ao serviço dos Leões.

Em 2008, com a explosão de João Moutinho, Romagnoli começou a perder espaço na formação leonina. A contratação de Matias Fernandez em 2009 marginaliza por completo o argentino. Nesse ano, apesar do alegado interesse do Fluminense na sua contratação, e depois de o Sporting CP o oferecer de “bandeja”, Romagnoli resolveu regressar ao El Nuevo Gasómetro, para representar novamente o clube do seu coração, o San Lorenzo, no qual ficaria até à sua retirada do futebol profissional em 2017. E regressa como um jogador feito e experiente. Tornar-se-ia um elemento chave da conquista inédita da Taça Libertadores em 2014 pelo San Lorenzo e vê a sua consagração como um herói do clube de Boedo.

Apesar de ser uma das figuras mais importantes da história do San Lorenzo, e muito fez para o merecer, Romagnoli será sempre recordado com carinho em Alvalade pelo seu contributo de leão ao peito.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot lamenta mais um golo sofrido nos descontos e atira-se à arbitragem: «Mais uma vez, o árbitro decidiu contra nós. Têm de fazer...

Arne Slot analisou a derrota do Liverpool contra o Manchester City. Técnico falou em ascendente dos reds e falou da arbitragem.

FC Porto x Sporting: despedida marcada para defesa dos leões

Matheus Reis deverá realizar o seu último jogo de leão ao peito frente ao FC Porto. O defesa vai rumar ao CSKA Moscovo.

A nova vida de Endrick

A chegada de Endrick ao Lyon, por empréstimo no mercado de Janeiro de 2026, transformou o ataque da equipa francesa.

Pep Guardiola elogia português depois da vitória sobre o Liverpool: «Aquele carácter, a personalidade, o não desistir»

Pep Guardiola fez a análise da vitória do Manchester City contra o Liverpool. Técnico elogiou Bernardo Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Olheiro BnR | Souleymane Faye

Souleymane Faye tem ferramentas para ser útil, sobretudo como agitação e profundidade num plantel que por vezes precisa de quebrar rotinas

FC Porto x Sporting: dragões deixam 3 de fora por opção

O jogo entre o FC Porto e o Sporting disputa-se esta segunda-feira. Dominik Prpic, Yann Karamoh e Tomás Pérez ficam de fora por opção.

Bernardo Silva celebra vitória sofrida do Manchester City: «Toda a equipa sabia que se perdêssemos a corrida pelo título estava perdida»

Bernardo Silva marcou um dos golos da vitória do Manchester City sobre o Liverpool por 2-1. Português analisou o triunfo.