Jogadores Que Admiro #117 – Rúben Neves

FC Porto

Os próprios elementos da equipa sénior ficaram surpresos, e alguns deles não o conheciam mesmo, como descreveu Gonçalo Paciência, esta semana, no direto do “FC Porto em casa”, nas redes sociais do clube. Começava, então, a época em agosto, e o primeiro jogo dos dragões era contra o Marítimo, no Estádio do Dragão.

Lopetegui chocou toda a nação portista ao colocar logo de início o miúdo de 17 anos a número 6. Decorriam apenas 10 minutos de jogo, quando Alex Sandro, seguido de um canto curto, despejou a bola na área do Marítimo, que ressaltou num dos jogadores dos sadinos, e sobrou para o número 36 dos azuis e brancos, que viria a marcar o primeiro golo pelo FC Porto, na sua estreia. E que bela estreia…

Os adeptos dos dragões sentiam que estava ali um jogador que lhes podia dar muitas alegrias, e ficavam ainda mais esperançosos por ser um jogador de formação, que aos poucos podia ser útil na transmissão dessa mística que retrata o clube. A verdade é que, até para um jogador que demonstrava uma maturidade tremenda em tão tenra idade, era complicado singrar num clube como o FC Porto, devido a outras opções existentes. Casemiro acabava de chegar de empréstimo e era um médio defensivo fora de série, que teve uma passagem curta em Portugal, visto que, no ano seguinte, já era titular no meio-campo do Real Madrid.

Rúben Neves ainda realizou 37 jogos na sua primeira época no plantel principal do FC Porto, 38 na segunda e apenas 18 na terceira. A realidade é que, mesmo apresentando, acima de tudo, qualidade e confiança dentro de campo, esteve sempre tapado por outros jogadores, enquanto fez parte do clube portista. Inicialmente, foi por Casemiro, e depois por Danilo Pereira, o atual capitão da equipa. Rúben sempre demonstrou uma mentalidade vencedora, espírito de sacrifício pelo grupo, e, mesmo com menos minutos, apresentava evolução e vontade de fazer cada mais.

Neste período, na equipa sénior do FC Porto, Rúben Neves bateu uma série de recordes, pelos quais o próprio deve-se encher de orgulho. Foi o jogador mais jovem da história do FC Porto a marcar na liga portuguesa e o português mais novo de sempre a jogar na Liga dos Campeões (17 anos, 6 meses e 9 dias), batendo o recorde de Cristiano Ronaldo. Com 18 anos e 221 dias, foi o capitão mais novo de sempre da história da Liga dos Campeões, no encontro frente ao Maccabi Tel Aviv, e foi também o jogador mais jovem de sempre a alcançar o jogo 50 pelo FC Porto, com 18 anos e 267 dias.

Realmente, é uma pena um jogador do calibre de Rúben Neves não ter brilhado mais na liga portuguesa, quando teria condições para tal. De qualquer das formas, lançou-se aqui um futebolista formidável, que continua a pisar grandes palcos nos dias de hoje.

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.