Publicidade

Jogadores que Admiro #120 – Aaron Ramsey

Diogo Mimoso Ferreira · 2 min

Jogadores que Admiro #120 – Aaron Ramsey
Foto: Arsenal FC

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Um jogador completo e brilhante, que me faz vibrar a cada movimento ou toque na bola. O seu estilo de jogo é marcado pela inteligência, a forma única como pensa e executa o jogo. É uma mistura entre classe e um espírito guerreiro, como se cada lance fosse uma batalha, e Ramsey liderasse a sua equipa, pensando cada movimento ao pormenor.

É um jogador completo, com qualidade para ser um dos melhores da sua geração de futebolistas a atuar no meio campo, mas ficou sempre a sensação de que faltava algo mais. Ramsey não é muito rápido nem forte fisicamente, apesar de aguentar bem os confrontos “corpo a corpo”. O que diferencia o médio galês é o seu toque de bola, aliada a uma grande visão de jogo e elegância no movimento, com ou sem bola.

Ramsey despontou para o mundo do futebol no maior emblema da capital do seu país, o Cardiff City FC. Em 2008, com apenas 18 anos, foi contratado pelo Arsenal FC, mas demorou algum tempo até se afirmar em definitivo nos “Gunners”. Foi preciso esperar até à época 2011/2012 para o centro campista galês assumir-se como uma peça fundamental no clube do norte de Londres.

Durante este período (2008 a 2011), foi lançado a jogo com alguma regularidade no Arsenal, e até esteve emprestado a Nottingham Forest FC e, de novo, no Cardiff FC. No final da época transata terminou o seu vínculo com os “Gunners” e mudou-se para Turim a custo zero, para representar a Juventus FC. Apesar de ser utilizado com regularidade, ainda não se impôs em definitivo na “Vecchia Signora”.

Ao serviço dos “Gunners” conquistou por três ocasiões a Taça de Inglaterra (2014, 2015, 2017), e venceu a Supertaça inglesa por duas vezes (2015, 2016). Além de ter deixado a sua marca no Arsenal, chegando até a envergar a braçadeira de capitão, Ramsey é também um dos jogadores mais importantes da seleção nacional do País de Gales, na atualidade. Foi uma das principais figuras da chegada da sua seleção às meias finais do Campeonato de Europa de 2016, merecendo até o lugar no “onze ideal” do torneio, e conta com 60 internacionalizações.

Aos 29 anos de idade, Ramsey ainda tem, teoricamente, algumas temporadas para brilhar e deixar o seu nome na história da Juventus FC, clube a que está associado contratualmente até 2023. Apesar da sua qualidade incontestável e de ser um jogador que admiro pela forma como expressa a sua arte dentro das quatro linhas, penso que merecia ter alcançado outro tipo de conquistas, apesar de ainda ser possível de se concretizar.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Diogo Mimoso Ferreira

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.