Jogadores que Admiro #19 – Philippe Coutinho

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro
É arriscado, sim. Dado o historial desta rubrica e a minha recente entrada na equipa do Bola na Rede, escolher um jogador como Philippe Coutinho (de apenas 21 anos e ainda no começo da sua carreira) para o meu primeiro Jogadores que Admiro é sem qualquer dúvida um começo ousado.

Porquê Coutinho e não outro? Porquê agora e com que ‘bases’? São estas algumas das perguntas a que tentarei responder nós próximos parágrafos, enunciando da melhor forma possível os factores que levaram o jovem brasileiro ao topo do futebol mundial de camisola vermelha ao peito em pleno Anfield Road.

Não fosse o ‘resgate’ de um grande do futebol mundial e a história de Philippe Coutinho poderia ser bem diferente. Desvalorizado num Inter de Milão que precisava de talento, apesar de em 2010 o então presidente Maximo Moratti o ter apontado como o “futuro do clube!”, o médio ofensivo foi ‘deixado’ para o Espanyol e viu depois o renovado Liverpool de Brendan Rodgers apostar no seu talento, que se viria a revelar fundamental no ataque ao tão desejado (e quase obtido) título na Premier League. Vamos a números: criou 70 oportunidades de golo na Liga Inglesa (34 só em 2014), marcou 7 golos (a que se adiciona 1 na taça) e fez 7 assistências.

Coutinho é o novo "menino bonito" de Anfield Fonte: football365.com
Coutinho é o novo “menino bonito” de Anfield
Fonte: football365.com

Apesar da tenra idade, Coutinho faz parte de um restrito lote de jogadores que impressiona pelo exímio domínio de bola e pela capacidade de reação e pela magia com que encanta todas as testemunhas do encontro. Coloquem-se estas condições a um jogador perante bancadas vazias ou num campeonato de países de segunda linha e de pouco valerá. Mas Philippe fá-lo em Anfield Road, todas as semanas lotado e sob um memorável “Walk On, Walk On, With Hope, In Your Heart”. Philippe fá-lo na Premier League, frente aos melhores do mundo, com os melhores do mundo: é que, mesmo com jogadores como Luís Suarez, Daniel Sturridge ou Steven Gerrard (todos eles bem mais velhos e experientes) no mesmo lado do campo, consegue ainda assim destacar-se.

Sem querer entrar no mundo das previsões, imagine-se onde estará o jogador brasileiro daqui a cinco, seis, sete anos. Com toda uma carreira pela frente e já por dentro da estrutura base do clube de Liverpool. Coutinho disputará a Champions League em 2014/2015, tendo aqui mais uma oportunidade de brilhar pela Europa fora.

Mundial em casa mas… na televisão

É uma triste e inconformável realidade: Philippe Coutinho fará parte de um restrito lote de jogadores que se encontram na inexplicável categoria de ausentes do Mundial de Futebol 2014. Terá como companhia Kaká, um dos jogadores mais experientes e adorado pelos adeptos canarinhos. Mas se Kaká leva já 32 anos às costas e está longe dos seus melhores dias, Coutinho nasceu para o futebol há pouco mais de um par de anos e poderia vir a ser sangue fundamental para o Brasil.

Seria sangue obrigatório, a meu ver, mas Scolari assim não o entendeu. E que não me interpretem mal – todo o plantel da equipa da casa é uma autêntica ameaça, mas com Coutinho a música seria outra. Os tambores marcariam o ritmo a que avançaria no campo e combinaria com Hulk e Neymar de ambos os lados até colocar a bola em Fred. Muitos ‘Gooooooool’ seriam gritados por sua causa.

Se Filipão não o quis, Anfield continuará a apoiá-lo incansavelmente sempre que vestir de vermelho . Afinal, You’ll Never Walk Alone.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rumo à qualificação atencipada já em outubro | Portugal x Irlanda

O jogo será importante, uma vez que Portugal pode matematicamente se qualificar para o Campeonato do Mundo já em outubro

Atlético Madrid pondera contratar antigo avançado do Barcelona no verão de 2026

Ansu Fati está a chamar a atenção dos dirigentes do Atlético Madrid, depois do bom arranque de temporada no AS Mónaco.

Selecionador da Ucrânia comenta lesão de Georgiy Sudakov e revela: «Percebi que estava com muitas dores»

Serhiy Rebrov comentou a saída de Georgiy Sudakov por lesão, após a vitória da Ucrânia sobre a Islândia por 5-3.

Presidente da Liga Portugal abre porta a bebidas alcoólicas nos estádios: «O que importa é garantir segurança adequada»

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, abordou temas como o combate à pirataria, os direitos audiovisuais e as bebidas alcoólicas nos estádios.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto deve contratar mais um defesa-central em janeiro e já está definido o perfil

O FC Porto deve avançar para a contratação de mais um defesa-central em janeiro. O novo jogador será jovem e com margem de progressão.

Fafe recebe e vence confortavelmente o Amarante para a Liga 3

O Fafe venceu o Amarante por 3-0, esta sexta-feira, num jogo a contar para a quinta jornada da série A da Liga 3.

Ucrânia vence Islândia em jogo de 8 golos e Georgiy Sudakov sai lesionado: Eis os resultados dos jogos da Qualificação para o Mundial 2026

A Ucrânia deslocou-se à Islândia e venceu por 5-3, em jogo de Qualificação para o Mundial 2026. Georgiy Sudakov saiu lesionado ainda na primeira parte.