Jogadores que Admiro #63 – Roger Federer

Naquela final, bem… Naquela final estava o seu maior rival de sempre: aquele que havia derrotado mais vezes o tenista suíço do que este o havia derrotado. Depois de todo um esforço para chegar a esta final e, após superadas quaisquer expetativas que existissem, Federer voltou a não quebrar e realizou um dos melhores jogos de que me lembro de o ver fazer contra Nadal.

O jogo em si não foi tão bom quanto o que estas lendas já realizaram no seu passado, mas valeu muito pelo simbolismo e por aquele quinto e último set. É interessante verificar que, provavelmente, um dos fatores que levou o mais recente vencedor do AO a ganhar foi, exatamente, a vertente mental/psicológica, algo raro de acontecer nestes jogos, onde o espanhol claramente se destacava nesse aspeto.

Fedal - Uma das maiores rivalidades-amizades no desporto mundial  Fonte: ibtimes.co.uk
Fedal – Uma das maiores rivalidades-amizades no desporto mundial
Fonte: ibtimes.co.uk

Com 35 anos, e com uma última vitória em torneios do Grand Slam a datar já do distante ano de 2012, em que venceu Wimbledon, poucos seriam os tenistas a fazer o que este homem fez e, principalmente, depois de uma lesão. Além disso, ainda iria jogar esta final contra Rafael Nadal, outro jogador com problemas recentes com lesões e um dos melhores tenistas de sempre e, também, o melhor tenista na terra batida de todos os tempos.

O título ficou confirmado com a ajuda do sistema eletrónico de arbitragem, algo que, curiosamente, nunca teve muito o apoio de Roger Federer. O resto… Enfim, o resto é história e é emoção, é querer e é glória, é o espetáculo em ação. O “eterno” e único “King Federer” festejou como se do primeiro Grand Slam se tratasse: foi incrível, um momento sem palavras para qualquer apreciador ou fã deste desporto.

No momento das declarações, outro aspeto comprovado: a amizade pura e genuína que reside entre dois senhores do ténis e do desporto mundial. Uma capacidade de fair-play assinalável e um respeito imenso entre ambos. Vejamos, por exemplo, uma das coisas que Federer disse: “O que fizeste foi incrível. No ténis não há empates, mas se houvesse aceitaria empatar este encontro contigo hoje. Por favor continua a jogar ténis. O ténis precisa de ti…”. Palavras, estas, bastante precisas e acertadas, não é verdade? Classe, humildade e reconhecimento, tudo em poucos segundos e em poucas palavras.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Silva após Al Hilal eliminar o Manchester City: «Mereceram ganhar»

O Al Hilal venceu o Manchester City por 4-3 e avançou no Mundial de Clubes 2025. Bernardo Silva destacou falta de concentração.

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Al Hilal faz história e elimina Manchester City do Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal garantiu o acesso aos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa da Arábia Saudita derrotou o Manchester City.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho garante reforço de luxo para a frente de ataque

Já está fechada a contratação de Jhon Durán para o Fenerbahçe. O avançado colombiano vai ser emprestado pelo Al Nassr.

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.