Jogadores que Admiro #7 – Javier Zanetti

    jogadoresqueadmiro

    Zanetti é talvez o jogador que mais admiro no futebol, a par de Paul Scholes. E porquê? Porque, com 40 anos (feitos a 10 de Agosto), ainda corre como “miúdos” de 20. É um líder-nato e joga cada partida como se fosse a última da sua carreira.

    É um versátil jogador que actua preferencialmente a lateral direito. Mas já o vi jogar a central, médio defensivo, médio centro e até a interior, quando o Inter jogava numa espécie de losango, onde Zanetti e Cambiasso ocupavam as posições mais interiores do meio-campo. É um prazer ver este “menino” jogar. Faz lembrar quando estávamos na escola e tocava para sair: corríamos todos em direcção ao campo, as equipas já estavam feitas do dia anterior e só queríamos divertir-nos… É isso que Javier faz: diverte-se a jogar futebol e diverte o público que o vê!

    Penso que falar em palmarés é totalmente dispensável, embora deva dizer que o ponto alto da sua carreira foi a vitória na Champions contra o Bayern de Munique, por 2-0, em que capitaneou a equipa (na altura de Mourinho, só podia…) numa grande vitória. Vê-lo segurar a taça foi algo emocionante, erguê-la com um orgulho do outro mundo, qual criança quando recebe algo que sempre quis. Se existiram momentos no futebol que fizeram vir as lágrimas aos olhos do telespectador, esse foi um deles…

    Zanetti pertence a uma “geração de ouro” da selecção argentina. Jogou com Batistuta, Crespo, Ayala, Aimar e Véron, assim como joga actualmente com Messi, Agüero, Tévez, Cambiasso e Dí Maria. São duas gerações totalmente distintas que só têm um elo de ligação: Zanetti. De referir também que é um jogador respeitado por tudo e por todos – ninguém pode apontar o dedo a qualquer atitude do jogador, é um Senhor do futebol.

    Embora não seja tecnicamente o jogador mais evoluído da sua equipa, é tacticamente um dos melhores do mundo (a experiência também pesa). Adequa-se perfeitamente a qualquer sistema de jogo: desde o 1-4-(1+2+1)-2 – ou 1-4-4-2 losango – , passando pelo género de 1-4-3-3 de Mourinho e terminando no actual sistema habitual do Inter, 1-3-5-2. Nunca vemos o seu lado descompensado, assim como podemos observar que a maioria dos golos das outras equipas nasce em zonas onde Zanetti não está. Coincidência? Pois…

    Se defensivamente é perfeito, a atacar também não fica atrás. Não tem medo de ter a bola nos pés e gosta de assumir o jogo em momentos chave. Convém dizer que não é um Roberto Carlos a nível técnico, nem sequer um Marcelo, mas tem a “técnica q.b.” para as suas funções. É o típico lateral que ganha a linha e cruza a bola direitinha para os colegas. Daqueles pés só sai poesia. E se tiver de bater? Bate. Se tiver de levar um vermelho para parar um contra ataque, em prol da equipa, leva…

    Zanetti na conquista da Liga dos Campeões / Fonte: http://blogs.reuters.com
    Zanetti na conquista da Liga dos Campeões / Fonte: http://blogs.reuters.com

    Com a idade, embora continue a ser uma autêntica “motinha” nos flancos, começou a “proteger-se” e já não se aventura a subir tantas vezes no terreno, isto é, procura ser mais um jogador de equilíbrios e compensações tácticas. Num dos poucos jogos que vi o Inter fazer no pós-Mourinho e antes da lesão de Zanetti, pude observar que quase sempre Álvaro Pereira subia no terreno e Zanetti baixava e juntava aos três centrais (fazendo assim uma linha de 4 defesas quando assumidamente jogam com 3), permitindo à equipa uma maior consistência defensiva e uma segurança muito maiores em caso de contra-ataque.

    Não existem palavras que realmente possam descrever a magia de Zanetti, uma magia que não é a de Aimar, Messi, Rui Costa, Figo ou Ronaldo… É mais uma magia do estilo Paul Scholes, Giggs, Beckenbauer, Roy Keane ou Ambrosini. São os chamados de “carregadores de piano”, que permitem depois a alguém que tenha mãos o possa tocar em condições, passe-se a analogia futebol-musica!

    Numa palavra descrever Javier? Classe. Acrescento: muita classe!

    Um dia poderei, orgulhosamente, dizer aos meus filhos e netos que vi jogar uma panóplia de enormes futebolistas, mas, se me perguntarem quais aqueles que mais me emocionaram ao ver jogar, responderei: Ronaldo “Fenómeno”, Paul Scholes e… Zanetti. É uma estranha paixão esta que nutro pelo futebol dele e não consigo transmitir por palavras aquilo que é olhar para a história deste senhor e ver o que passou. Ainda agora regressou de período de 6 meses de lesão devido a uma rotura do tendão de Aquiles, e quando todos pensavam que seria o momento de retirada, ele renovou e já voltou aos relvados por pelo menos mais uma época! Se isto não é amor ao futebol, o que é? Põe em risco o próprio bem-estar físico (uma rotura aos 40 anos não é igual a uma aos 25) porque não consegue dizer “basta!”, prefere continuar a fazer aquilo que lhe dá real prazer: 22 jogadores, 3 árbitros e 50 mil espectadores: a arte do futebol!

    Convém também lembrar que Mourinho disse que Zanetti é um dos seus “eternos jogadores”, tal como Drogba, Lampard ou Ricardo Carvalho.

    Espero que ainda o vejamos jogar por muitos anos e que seja o jogador profissional mais velho do planeta!
    Em jeito de final, e de forma muito pessoal, obrigado, Javier Zanetti, por teres sido um dos responsáveis por eu me tornar um “football’aholic”!

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Conhecido o salário que Khvicha Kvaratskhelia vai receber no PSG… mais de 6X superior ao do Nápoles

    Khvicha Kvaratskhelia está muito perto de ser confirmado como novo jogador do PSG. Já é conhecido o salário do extremo.

    Brian Mansilla é reforço do Arouca por empréstimo do Peñarol

    O Arouca oficializou mais um reforço nesta janela de transferências. Brian Mansilla chega por empréstimo do Peñarol.

    Médio do Sporting a caminho da União de Leiria

    Diogo Abreu está a caminho da União de Leiria. O médio vai desvincular-se do Sporting e assinar em definitivo pelo conjunto da Segunda Liga.

    Portugal estreia-se com triunfo tranquilo sobre os EUA no Mundial de Andebol 2025

    Estreia muito positiva para Portugal no Mundial de Andebol 2025. Vitória por 30-21 diante dos EUA no primeiro jogo da competição.

    Juventus oficializa chegada de Alberto Costa proveniente do Vitória SC

    Alberto Costa foi apresentado como novo jogador da Juventus. Lateral deixa o Vitória SC e vai vestir o número 2 na camisola.