Jogadores que Admiro #74 – Paulo Oliveira

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Se perguntarem a um comum adepto de futebol – ou até mesmo a um sportinguista – quais os jogadores que mais se destacam do atual plantel do Sporting, muito provavelmente o nome de Paulo Oliveira não aparecerá na lista. Ainda assim, o defesa central do Sporting sempre foi um jogador que apreciei, quer pelas qualidades futebolísticas quer pelas qualidades humanas, sendo um dos meus jogadores preferidos.

Paulo Oliveira nasceu a 8 de Janeiro de 1992, em Vila Nova de Famalicão. Foi, de resto, na sua cidade natal que começou a dar os primeiros pontapés na bola, no clube da terra, o Futebol Clube Famalicão. Desde cedo que Paulo se destacava pela sua frieza e concentração em campo, sendo um jogador e um rapaz com uma maturidade acima da média, o que levou os responsáveis do Vitória SC a levá-lo para Guimarães.

Chegou à cidade de berço como Iniciado, na temporada 2005/2006, e desde cedo que mostrou as suas ambições: muito trabalhador e com vontade de melhorar, agarrou a braçadeira de capitão ainda em tenra idade, nunca mais a largando ao longo dos seis anos de camadas jovens que fez vez no Vitória.

Quando concluiu todos os escalões de formação era altura de dar o salto para o futebol sénior. Nessa sempre complicada transição, principalmente na dificuldade em arranjar espaço na equipa principal, surgiu o FC Penafiel. A equipa nortenha, na altura comandada pelo técnico Francisco Chaló, apostou em Paulo e os resultados foram positivos o suficiente para convencer o Vitória a fazer regressar o defesa central.

Fonte: Facebook Oficial de Paulo Oliveira
Fonte: Facebook Oficial de Paulo Oliveira

Nesta altura perspetivava-se um bonito futuro para Paulo Oliveira. Estava na equipa sénior do seu clube, era frequentemente titular – foi, aliás, titular na final da Taça de Portugal, que venceu frente ao Benfica – era um dos capitães das Seleções Nacionais jovens e começavam a aparecer as comparações com grandes nomes do futebol na sua posição.

Permaneceu mais um ano no Vitória, até que o Sporting teve a inteligência de se mover mais rápido do que a concorrência e, sem nada o fazer esperar, o jovem central chegava a Alvalade. Teve sucesso, novamente, na sua época de estreia: mais uma Taça de Portugal para Paulo, que até fez a assistência para o inesquecível golo do empate dos leões aos 93 minutos. Após um início de época mais a medo, em virtude da adaptação à nova realidade, Paulo Oliveira mostrava do que era feito, com a titularidade garantida, 40 presenças com a camisola leonina e grandes exibições nessa temporada, que até abriram olho aos estrangeiros: em Inglaterra, após boa exibição frente ao Chelsea na Liga dos Campeões, elogiavam o menino franzino, que pela sua frieza e simplicidade fazia lembrar Ricardo Carvalho.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.