Jogadores Que Admiro #80 – Karel Poborský

- Advertisement -

O internacional checo deixava uma marca nos campos portugueses, o seu talento era inegável e não havia defesa que não temesse individualmente o checo; o “tribunal” da Luz tinha dado o seu veredicto: Poborský era e seria para sempre um ídolo benfiquista. Juntamente com João Vieira Pinto, era a luz no meio de toda a escuridão em que o clube se encontrava e para a grande maioria da massa associativa do Benfica. Quem não pagaria um bilhete para ver Karel Poborský jogar, mesmo com o seu clube numa forma desapontante?

Havia por isso um sentimento de enorme paixão em torno do mágico 7 por parte dos adeptos benfiquistas que ainda hoje se mantém, por isso o digo e reafirmo que a história de Poborský no Benfica pode não ser a mais reputada ou bonita, de certeza que não é o que um jogador de futebol deseja quando assina por um clube, mas é inegável que a sua passagem pelo clube da Luz foi tudo menos desapontante.

Para além do já referido golo a Portugal durante o Euro 96, o avançado voltaria a demonstrar toda a sua técnica e classe durante a sua passagem em Portugal, um golo “à Maradona” frente ao Sporting de Braga; driblou praticamente toda a equipa bracarense para marcar um dos 17 golos ao serviço do Benfica, mas melhor do que descrevê-lo é mesmo observá-lo:

Poborský não parava e após se ter juntado ao seu colega de selecção, Pavel Nedvěd, na Lazio, juntos conquistariam uma supertaça italiana. Depois de uma época e meia em Itália, regressaria ao seu país natal, para o Sparta de Praga, dando por finalizada a sua carreira internacional. O Benfica foi o clube internacional que mais tempo representou e também o clube onde mais jogos fez na sua carreira, foram 117 no total.

Karel Poborsky pode ter tido uma passagem fracassada no que a títulos diz respeito na Luz, mas os adeptos benfiquistas jamais o esquecerão Fonte: Forum SerBenfiquista
Os adeptos benfiquistas jamais esquecerão Karel Poborsky
Fonte: Forum SerBenfiquista

Como jovem nascido durante a década de 90, não poderia deixar passar despercebido este talento checo que espalhou “charme” e “classe” pelos relvados portugueses, durante o período em que eu próprio descobria a paixão pelo futebol, e se hoje tenho essa paixão uma parte (entre muitas) deve-se a este senhor. É por essa razão que há duas semanas vi o Messi com barba branca e com mais 20 anos em Old Trafford e decidi escrever sobre Karel Poborsky.

Foto de Capa: Manchester United

artigo revisto por: Ana Ferreira

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.