📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogadores que Admiro #34 – Gianfranco Zola

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Houve um tempo em que o Chelsea tinha estado 26 anos sem ganhar um único troféu. No entanto, quando um mágico vagabundo de 1.68 metros chegou a Londres, a tristeza estava destinada a dar lugar à alegria e à emoção. Estávamos na época de 96/97 e Ruud Gullit foi buscar ao Parma um jogador italiano chamado Gianfranco Zola, pagando por ele 4.5 milhões de libras. Este mágico italiano foi o homem que Maradona apontou como seu sucessor no Napoli e que vinha a maravilhar o campeonato italiano com golos, fintas e passes fenomenais. Em Inglaterra, quando choviam notícias de jogadores que o Chelsea iria contratar, o nome de Zola gerou receios e fantasias. Receios pela sua estatura e fantasias pela magia que o trequartista italiano espalhava em campo.

Zola não esperou muito para calar os críticos e logo no jogo de estreia marcou um golo fenomenal. A geração de Zola mostrou ao mundo os melhores trequartistas que este viu até aos dias de hoje, entre eles Del Piero e Roberto Baggio, mas há qualquer coisa em Zola que me faz ficar ainda mais encantado com ele do que com os outros. Se pelo facto de Zola ter empurrado o Chelsea para uma era de sucesso ímpar até à data ou pelo facto de ser dos três de que falei o que menos reconhecimento teve pelo talento que tinha, eu verdadeiramente não sei. Apenas sei que é um dos jogadores que mais admiro e um dos que mais talento tinha. E que talento era esse! O Magic Box, como em Inglaterra viria a ser chamado, era um jogador que simplesmente me enchia as medidas e entristece-me o coração o facto de não ser enaltecido como merece. Zola era um vagabundo em campo, sem posição definida, sem amarras táticas e apenas focado em fazer o que ele fazia melhor, espalhar magia e trazer alegria aos adeptos.

Zola foi feliz no Chelsea Fonte: Chelseafc.com
Zola foi feliz no Chelsea
Fonte: Chelseafc.com

Com a sua chegada, o Chelsea passou de 26 anos sem ganhar nada para 4 anos seguidos a ganhar troféus. Mas, mais do que os troféus, acredito que o que fez de Franco um dos homens mais amados em Stamford Bridge foi a alegria contagiante do seu futebol, aquele pequeno génio que conseguia fintar 3 jogadores em simultâneo, marcar um golo a 30 metros ou fazer um passe de 35/40 metros para os pés de Hasselbaink. O Chelsea de Zola pode nunca ter ganho uma Premier League, mas era a equipa que toda a gente queria ver jogar – adeptos e rivais admiravam o futebol emocionante do Magic Box e só queriam nunca ver desvanecer aquela genialidade. Eles pediram e Zola deu-lhes. Em 2002/2003, o mágico da Sardenha faria a última época no Chelsea, com 36 anos. Nessa época, marcou 16 golos, o seu registo máximo ao serviço do Chelsea. Marcou o seu último golo contra o Everton com um fantástico chapéu e, na última vez que vestiu a camisola do Chelsea, jogou 20 minutos contra o Liverpool, fintou 4 defesas numa fantástica sequência de dribles, deixando o estádio ao rubro e sendo ovacionado por adeptos do Chelsea e do Liverpool.

Gianfranco Zola, deixou Londres, Inglaterra e o futebol inglês pela porta grande aos 36 anos. Voltou para Itália, para o Cagliari, clube da sua terra natal. Jogou por mais 2 épocas, retirando-se aos 38 anos, nas quais conduziu o Cagliari de volta à Série A, jogou 74 jogos e marcou 22 golos. A lenda e a sua magia permanecem agora em inúmeros vídeos do Youtube, onde quem, como eu, adora o futebol se delicia por horas.

Foto de capa: Chelseafc.com

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho lança Farense x Benfica: «Faremos três ou quatro alterações em relação ao último jogo»

José Mourinho fez a antevisão do Farense x Benfica. Jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal joga-se no Algarve.

Jogador do Nápoles oferecido ao Benfica: «Espero que saia, porque precisa de confiança»

Lorenzo Lucca foi apontado ao Benfica. Diretor do Corrire dello Sport garante que o avançado foi oferecido aos encarnados.

Samuel Dahl na lista do Manchester United de Ruben Amorim para a defesa

O Manchester United tem Samuel Dahl na lista de alvos para o lado esquerdo da defesa. Boa fase do lateral do Benfica destacada.

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

PUB

Mais Artigos Populares

Brendan Rodgers assume comando do Al Qadisiyah e vai treinar Otávio

Brendan Rodgers foi confirmado como sucessor de Míchel no Al Qadisiyah. O norte-irlandês estava livre após deixar o Celtic.

Farense reforça ataque com Anthony Carter, o melhor marcador da Segunda Liga na época passada

Anthony Carter chega ao Farense por empréstimo do Santa Clara, com opção de compra. Emblema algarvio já oficializou contratação.

AC Milan ‘blinda’ Alexis Saelemaekers com contrato de longa duração até 2031

O AC Milan segura Alexis Saelemaekers por mais seis anos, elogiando o seu espírito de sacrifício e papel fundamental na conquista da última Serie A.