Jogadores Que Admiro #115 – Ricardo Horta

- Advertisement -

 

Ricardo Horta é já uma das figuras em destaque do futebol nacional e está a realizar uma excelente temporada ao serviço do SC Braga, naquela que é a sua quarta época ao serviço dos minhotos. O extremo natural de Almada, que regressou ao futebol português depois de uma aventura em Espanha, onde representou o Málaga, tem tido papel de relevo no clube, tendo sempre ultrapassado a barreira dos quarenta jogos.

Esta época, primeiro com Ricardo Sá Pinto e mais tarde com Rúben Amorim, manteve o estatuto de imprescindível, e aos vinte e cinco anos parece ter amadurecido o seu futebol, alcançando assim um nível elevado de consistência que o transportam para um plano superior.

O que mais me impressiona é a tomada de decisão, que este ano o levam a ter uma relação especial com o golo, quer nos que marca, quer nos que dá a marcar. A sua velocidade e técnica permitem-lhe chegar facilmente a zonas de perigo no último terço e Ricardo Horta tem sido letal, revelando uma frieza assombrosa que caracteriza os melhores. São dezanove golos e sete assistências, caso para dizer que os números falam por si.

Com Ricardo Sá Pinto ocupou preferencialmente o corredor esquerdo dos sistemas utilizados pelo ex-técnico bracarense, que variaram entre 1-4-3-3 e 1-4-4-2, e mais tarde com Rúben Amorim, como extremo esquerdo do seu 1-3-4-3. Ponto comum, desempenhou muito bem o seu papel em qualquer um dos sistemas, mostrando boa adaptabilidade.

Se é verdade que os números “falam”, também há o jogador para lá da estatística, o que apenas pode ser observado, e quem vê Horta não pode ficar indiferente. A forma como trata a bola, fruto de técnica apurada, aliada a uma boa capacidade de mudança de velocidade, fazem dele um jogador muito complicado de defrontar no 1×1.

Essa capacidade de se “desembrulhar” de um adversário, levantar a cabeça e colocar a bola no caminho certo, a tal tomada de decisão, é o que o torna especial. E que dizer daqueles momentos que antecedem os seus golos dentro da área, a dois toques, em que o tempo parece parar à sua volta, quase como se estivesse sozinho no relvado, em que o primeiro toque ajeita a bola e o segundo é para a colocar no fundo das redes, com a frieza glaciar da elite.

António Salvador tem no extremo português aquela que pode ser a próxima grande venda do Braga, depois de concretizada a transferência de Francisco Trincão para o FC Barcelona. Em condições normais arriscava dizer que este seria o último ano do jogador ao serviço dos guerreiros, contudo, face aos últimos desenvolvimentos da pandemia originada pelo vírus Covid-19 e como tudo indica que irá afetar toda a economia do futebol, é mais provável que continuemos a ver o jogador em território nacional, uma boa notícia para os amantes do jogo e que gostam de ver os talentos portugueses a dar cartas no seu país.

Uma coisa é certa, o talento está lá e em elevada quantidade, pelo que mantendo esta bitola, aos vinte e cinco anos, tem tudo para concretizar a sua afirmação como um dos grandes jogadores do nosso campeonato e vir ainda a dar cartas no plano internacional. Tem a palavra Ricardo Horta.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Gonçalo Palma Salgueiro
Gonçalo Palma Salgueirohttp://www.bolanarede.pt
Com formação académica em Comunicação Social, o Gonçalo trata o futebol por tu e adora uma tarde bem passada a falar dele. Essa paixão levou-o a juntar-se à Sports Consulting Group como Sports Manager, que, por sua vez, o conduz a visitar recintos desportivos dos mais variados escalões do futebol nacional. Espera agora poder partilhar ideias e gerar debate, com olhos postos no futuro do desporto rei em Portugal.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana garante: Juventus avança por Bernardo Silva

A Juventus estabeleceu o primeiro contacto exploratório por Bernardo Silva. Internacional português prepara-se para deixar o Manchester City no verão.

Vítor Castanheira após vitória do Palmeiras ao Grémio de Luís Castro: «Todos os jogos são importantes»

Vítor Castanheira, técnico-adjunto do Palmeiras, falou aos jornalistas após vitória frente ao Grémio de Luís Castro no Brasileirão.

Luís Castro após derrota frente ao Palmeiras: «Estou a fazer um trabalho fraco»

Luís Castro falou aos jornalistas após a derrota do Grémio frente ao Palmeiras. Emblema brasileiro perdeu por 2-1 na jornada 9 do campeonato.

Leonardo Jardim comenta expulsão no Flamengo: «Sei que ele quer ganhar, mas temos de ter controlo emocional»

Leonardo Jardim falou à imprensa após o Bragantino x Flamengo. Técnico português comentou a expulsão de Erick Pulgar na segunda parte.

PUB

Mais Artigos Populares

José Neto perto de renovar com o Benfica: eis a situação atualizada

José Neto deverá assinar a renovação de contrato com o Benfica após dia 19 de abril. «Processo está praticamente concluído».

Brasileirão: Leonardo Jardim sofre a primeira derrota pelo Flamengo

O Flamengo perdeu fora de casa com o Bragantino por 3-0 na jornada 9 do Brasileirão. É a primeira derrota de Leonardo Jardim no clube.

Sem Abel Ferreira: Palmeiras derrota Grémio de Luís Castro no Brasileirão

O Palmeiras venceu esta madrugada o Grêmio por 2-1 na jornada 9 do Brasileirão. Foi um duelo entre Abel Ferreira e Luís Castro.