Jogadores Que Admiro #115 – Ricardo Horta

- Advertisement -

 

Ricardo Horta é já uma das figuras em destaque do futebol nacional e está a realizar uma excelente temporada ao serviço do SC Braga, naquela que é a sua quarta época ao serviço dos minhotos. O extremo natural de Almada, que regressou ao futebol português depois de uma aventura em Espanha, onde representou o Málaga, tem tido papel de relevo no clube, tendo sempre ultrapassado a barreira dos quarenta jogos.

Esta época, primeiro com Ricardo Sá Pinto e mais tarde com Rúben Amorim, manteve o estatuto de imprescindível, e aos vinte e cinco anos parece ter amadurecido o seu futebol, alcançando assim um nível elevado de consistência que o transportam para um plano superior.

O que mais me impressiona é a tomada de decisão, que este ano o levam a ter uma relação especial com o golo, quer nos que marca, quer nos que dá a marcar. A sua velocidade e técnica permitem-lhe chegar facilmente a zonas de perigo no último terço e Ricardo Horta tem sido letal, revelando uma frieza assombrosa que caracteriza os melhores. São dezanove golos e sete assistências, caso para dizer que os números falam por si.

Com Ricardo Sá Pinto ocupou preferencialmente o corredor esquerdo dos sistemas utilizados pelo ex-técnico bracarense, que variaram entre 1-4-3-3 e 1-4-4-2, e mais tarde com Rúben Amorim, como extremo esquerdo do seu 1-3-4-3. Ponto comum, desempenhou muito bem o seu papel em qualquer um dos sistemas, mostrando boa adaptabilidade.

Se é verdade que os números “falam”, também há o jogador para lá da estatística, o que apenas pode ser observado, e quem vê Horta não pode ficar indiferente. A forma como trata a bola, fruto de técnica apurada, aliada a uma boa capacidade de mudança de velocidade, fazem dele um jogador muito complicado de defrontar no 1×1.

Essa capacidade de se “desembrulhar” de um adversário, levantar a cabeça e colocar a bola no caminho certo, a tal tomada de decisão, é o que o torna especial. E que dizer daqueles momentos que antecedem os seus golos dentro da área, a dois toques, em que o tempo parece parar à sua volta, quase como se estivesse sozinho no relvado, em que o primeiro toque ajeita a bola e o segundo é para a colocar no fundo das redes, com a frieza glaciar da elite.

António Salvador tem no extremo português aquela que pode ser a próxima grande venda do Braga, depois de concretizada a transferência de Francisco Trincão para o FC Barcelona. Em condições normais arriscava dizer que este seria o último ano do jogador ao serviço dos guerreiros, contudo, face aos últimos desenvolvimentos da pandemia originada pelo vírus Covid-19 e como tudo indica que irá afetar toda a economia do futebol, é mais provável que continuemos a ver o jogador em território nacional, uma boa notícia para os amantes do jogo e que gostam de ver os talentos portugueses a dar cartas no seu país.

Uma coisa é certa, o talento está lá e em elevada quantidade, pelo que mantendo esta bitola, aos vinte e cinco anos, tem tudo para concretizar a sua afirmação como um dos grandes jogadores do nosso campeonato e vir ainda a dar cartas no plano internacional. Tem a palavra Ricardo Horta.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Gonçalo Palma Salgueiro
Gonçalo Palma Salgueirohttp://www.bolanarede.pt
Com formação académica em Comunicação Social, o Gonçalo trata o futebol por tu e adora uma tarde bem passada a falar dele. Essa paixão levou-o a juntar-se à Sports Consulting Group como Sports Manager, que, por sua vez, o conduz a visitar recintos desportivos dos mais variados escalões do futebol nacional. Espera agora poder partilhar ideias e gerar debate, com olhos postos no futuro do desporto rei em Portugal.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Clubes da Premier League com 30 milhões de euros por campeão do Mundo Sub-17 lançado por José Mourinho no Benfica

Há clubes da Premier League com disposição para pagar a cláusula de rescisão de Daniel Banjaqui. Lateral foi titular pelo Benfica.

FC Porto tem nome de sucesso com Francesco Farioli referenciado para reforçar o plantel em janeiro

O FC Porto tem uma shortlist definida para o ataque. Entre as opções do clube está o nome de Terem Moffi, avançado do Nice.

Besiktas aciona cláusula de compra de Tammy Abraham antes de o enviar para o Aston Villa

Tammy Abraham está perto de assinar pelo Aston Villa, mas antes disso o Besiktas acionou a cláusula de compra de 13 milhões de euros.

Imprensa espanhola de olho no Benfica: «Mourinho revela um diamante ao mundo»

O Diario AS dedicou um artigo à vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Anísio Cabral destacado na imprensa espanhola.

PUB

Mais Artigos Populares

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PSG rouba jovem talento Dro Fernández ao Barcelona por cerca de seis milhões de euros

Dro Fernández foi confirmado, esta segunda-feira, como reforço do PSG. O jovem de 18 anos deixa o Barcelona por pouco mais de seis milhões de euros.