📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogadores Que Admiro #115 – Ricardo Horta

- Advertisement -

 

Ricardo Horta é já uma das figuras em destaque do futebol nacional e está a realizar uma excelente temporada ao serviço do SC Braga, naquela que é a sua quarta época ao serviço dos minhotos. O extremo natural de Almada, que regressou ao futebol português depois de uma aventura em Espanha, onde representou o Málaga, tem tido papel de relevo no clube, tendo sempre ultrapassado a barreira dos quarenta jogos.

Esta época, primeiro com Ricardo Sá Pinto e mais tarde com Rúben Amorim, manteve o estatuto de imprescindível, e aos vinte e cinco anos parece ter amadurecido o seu futebol, alcançando assim um nível elevado de consistência que o transportam para um plano superior.

O que mais me impressiona é a tomada de decisão, que este ano o levam a ter uma relação especial com o golo, quer nos que marca, quer nos que dá a marcar. A sua velocidade e técnica permitem-lhe chegar facilmente a zonas de perigo no último terço e Ricardo Horta tem sido letal, revelando uma frieza assombrosa que caracteriza os melhores. São dezanove golos e sete assistências, caso para dizer que os números falam por si.

Com Ricardo Sá Pinto ocupou preferencialmente o corredor esquerdo dos sistemas utilizados pelo ex-técnico bracarense, que variaram entre 1-4-3-3 e 1-4-4-2, e mais tarde com Rúben Amorim, como extremo esquerdo do seu 1-3-4-3. Ponto comum, desempenhou muito bem o seu papel em qualquer um dos sistemas, mostrando boa adaptabilidade.

Se é verdade que os números “falam”, também há o jogador para lá da estatística, o que apenas pode ser observado, e quem vê Horta não pode ficar indiferente. A forma como trata a bola, fruto de técnica apurada, aliada a uma boa capacidade de mudança de velocidade, fazem dele um jogador muito complicado de defrontar no 1×1.

Essa capacidade de se “desembrulhar” de um adversário, levantar a cabeça e colocar a bola no caminho certo, a tal tomada de decisão, é o que o torna especial. E que dizer daqueles momentos que antecedem os seus golos dentro da área, a dois toques, em que o tempo parece parar à sua volta, quase como se estivesse sozinho no relvado, em que o primeiro toque ajeita a bola e o segundo é para a colocar no fundo das redes, com a frieza glaciar da elite.

António Salvador tem no extremo português aquela que pode ser a próxima grande venda do Braga, depois de concretizada a transferência de Francisco Trincão para o FC Barcelona. Em condições normais arriscava dizer que este seria o último ano do jogador ao serviço dos guerreiros, contudo, face aos últimos desenvolvimentos da pandemia originada pelo vírus Covid-19 e como tudo indica que irá afetar toda a economia do futebol, é mais provável que continuemos a ver o jogador em território nacional, uma boa notícia para os amantes do jogo e que gostam de ver os talentos portugueses a dar cartas no seu país.

Uma coisa é certa, o talento está lá e em elevada quantidade, pelo que mantendo esta bitola, aos vinte e cinco anos, tem tudo para concretizar a sua afirmação como um dos grandes jogadores do nosso campeonato e vir ainda a dar cartas no plano internacional. Tem a palavra Ricardo Horta.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Gonçalo Palma Salgueiro
Gonçalo Palma Salgueirohttp://www.bolanarede.pt
Com formação académica em Comunicação Social, o Gonçalo trata o futebol por tu e adora uma tarde bem passada a falar dele. Essa paixão levou-o a juntar-se à Sports Consulting Group como Sports Manager, que, por sua vez, o conduz a visitar recintos desportivos dos mais variados escalões do futebol nacional. Espera agora poder partilhar ideias e gerar debate, com olhos postos no futuro do desporto rei em Portugal.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa vence Khorfakkan nos últimos minutos

O Shabab Al Ahli foi ao terreno do Khorfakkan vencer por uma bola a zero, em jogo da oitava jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Real Madrid perto de garantir pérola e a abrir nova ‘guerra’ com o Celta de Vigo

O Real Madrid está muito perto de confirmar a contratação de Mateo Quintana, jovem promessa que representa o Celta de Vigo.

Novidades sobre a polémica do Marinhense a dias do jogo contra o Sporting

O Marinhense está envolvido em polémica, a dias do duelo com o Sporting para a Taça de Portugal. Há novidades sobre a situação.

Ezequiel Garay sem perdões contra dirigente: «Espero que se vá embora»

Ezequiel Garay coincidiu com Peter Lim no Valência e defende que o asiático deve abandonar a liderança do clube espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente da Federação Norueguesa reage à sentença de Schjelderup: «Vamos investigar se terá impacto nos países anfitriões do Mundial»

Lise Klaveness, presidente da Federação Norueguesa de Futebol, já reagiu à sentença de Andreas Schjelderup e fez referência ao Mundial.

Fernandinho termina carreira aos 40 anos: «Já estou cansado»

Fernandinho termina oficialmente a carreira. Internacional brasileiro de 40 anos comunica decisão esta quarta-feira.

Manchester City sonha em comprar jogador ao Real Madrid

O Manchester City sonha em comprar Federico Valverde ao Real Madrid, mas a negociação promete ser complicada.