Jogo Simples #1 – De Neymar ao FC Porto: o que é o Fair-Play Financeiro da UEFA?

2.    Como funciona este mecanismo?

Todas as épocas, o Comité de Controlo Financeiro dos Clubes da UEFA analisa as contas consolidadas dos últimos três anos – o chamado período de avaliação – de todos clubes participantes nas suas competições. Essa análise é sempre feita olhando apenas para as últimas três temporadas, ou seja, esta época será analisado o equilíbrio entre as contas dos clubes de 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017. Obviamente que a UEFA tem formas diferentes de garantir que os clubes têm as suas finanças saudáveis. Assim, o fair-play financeiro baseia-se em dois pilares principais:

  • Uma gestão equilibrada em break-even: este tipo de gestão significa, jogando simples, que um clube não gasta mais do que aquilo que ganha, reduzindo assim a probabilidade de criar dívidas. Neste equilíbrio estão contempladas as transferências de jogadores, bem como os salários e os seus limites. No fundo, é o principio-base de qualquer treinador de bancada que já jogou Modo Carreira no FIFA, PES ou FM: se ganhou 10 milhões de euros este ano em transferências e não tem mais orçamento, não deve gastar de seguida 60 milhões em novos jogadores;
  • O investimento sustentável e o controlo de gastos excessivos: este ponto foi acrescentado em 2015 e é dedicado a todos os Paris Saint Germains ou Manchester Citys desse futebol fora. É destinado aos clubes que recebem grandes injeções de dinheiro e que recheiam os seus orçamentos de forma fácil, funcionando quase como um dopping financeiro. Aqui, o fair-play financeiro consegue ajustar estas injeções e perceber o peso do investidor nas contas do clube, para saber se este está a aplicar capital de forma legal ou ilegal – até porque qualquer entidade investidora que represente mais de 30 por cento das receitas totais de um clube, será automaticamente considerada uma parte do mesmo.
André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nacional da Madeira garante médio em definitivo

O Nacional da Madeira vai oficializar em breve a contratação de Matheus Dias, jogador que esteve emprestado pelo Internacional.

Fenerbahçe de José Mourinho faz oferta de 15 milhões de euros por avançado do PSG

O Fenerbahçe está interessado numa possível contratação de Marco Asensio ao PSG. Turcos já fizeram proposta pelo avançado.

Vitória SC não quer integrar ponta de lança para a próxima temporada

Adrián Butzke não vai ser integrado nos trabalhos do Vitória SC. O avançado esteve emprestado ao Mirandés na última época.

Arsenal mais perto de contratar destaque da Premier League: Avançado abre porta

Eberechi Eze quer deixar Crystal Palace e rumar ao Arsenal. Gunners podem ter reforço para a próxima temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Martim Fernandes associado ao futebol italiano

Martim Fernandes pertence aos quadros do FC Porto e pode deixar o emblema do Dragão no mercado de transferências.

Benfica prepara-se para promover defesa central ao plantel principal

O Benfica deverá promover à equipa principal o defesa central Joshua Wynder, jogador que passou a última época nos B's.

Sporting com 2 baixas confirmadas para a Supertaça de Portugal

O Sporting vai enfrentar o Benfica na final da Supertaça de Portugal. Nuno Santos e Daniel Bragança não vão marcar presença no jogo.