Jogo Simples #1 – De Neymar ao FC Porto: o que é o Fair-Play Financeiro da UEFA?

- Advertisement -

2.    Como funciona este mecanismo?

Todas as épocas, o Comité de Controlo Financeiro dos Clubes da UEFA analisa as contas consolidadas dos últimos três anos – o chamado período de avaliação – de todos clubes participantes nas suas competições. Essa análise é sempre feita olhando apenas para as últimas três temporadas, ou seja, esta época será analisado o equilíbrio entre as contas dos clubes de 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017. Obviamente que a UEFA tem formas diferentes de garantir que os clubes têm as suas finanças saudáveis. Assim, o fair-play financeiro baseia-se em dois pilares principais:

  • Uma gestão equilibrada em break-even: este tipo de gestão significa, jogando simples, que um clube não gasta mais do que aquilo que ganha, reduzindo assim a probabilidade de criar dívidas. Neste equilíbrio estão contempladas as transferências de jogadores, bem como os salários e os seus limites. No fundo, é o principio-base de qualquer treinador de bancada que já jogou Modo Carreira no FIFA, PES ou FM: se ganhou 10 milhões de euros este ano em transferências e não tem mais orçamento, não deve gastar de seguida 60 milhões em novos jogadores;
  • O investimento sustentável e o controlo de gastos excessivos: este ponto foi acrescentado em 2015 e é dedicado a todos os Paris Saint Germains ou Manchester Citys desse futebol fora. É destinado aos clubes que recebem grandes injeções de dinheiro e que recheiam os seus orçamentos de forma fácil, funcionando quase como um dopping financeiro. Aqui, o fair-play financeiro consegue ajustar estas injeções e perceber o peso do investidor nas contas do clube, para saber se este está a aplicar capital de forma legal ou ilegal – até porque qualquer entidade investidora que represente mais de 30 por cento das receitas totais de um clube, será automaticamente considerada uma parte do mesmo.
André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.