📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogo Simples #1 – De Neymar ao FC Porto: o que é o Fair-Play Financeiro da UEFA?

- Advertisement -

2.    Como funciona este mecanismo?

Todas as épocas, o Comité de Controlo Financeiro dos Clubes da UEFA analisa as contas consolidadas dos últimos três anos – o chamado período de avaliação – de todos clubes participantes nas suas competições. Essa análise é sempre feita olhando apenas para as últimas três temporadas, ou seja, esta época será analisado o equilíbrio entre as contas dos clubes de 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017. Obviamente que a UEFA tem formas diferentes de garantir que os clubes têm as suas finanças saudáveis. Assim, o fair-play financeiro baseia-se em dois pilares principais:

  • Uma gestão equilibrada em break-even: este tipo de gestão significa, jogando simples, que um clube não gasta mais do que aquilo que ganha, reduzindo assim a probabilidade de criar dívidas. Neste equilíbrio estão contempladas as transferências de jogadores, bem como os salários e os seus limites. No fundo, é o principio-base de qualquer treinador de bancada que já jogou Modo Carreira no FIFA, PES ou FM: se ganhou 10 milhões de euros este ano em transferências e não tem mais orçamento, não deve gastar de seguida 60 milhões em novos jogadores;
  • O investimento sustentável e o controlo de gastos excessivos: este ponto foi acrescentado em 2015 e é dedicado a todos os Paris Saint Germains ou Manchester Citys desse futebol fora. É destinado aos clubes que recebem grandes injeções de dinheiro e que recheiam os seus orçamentos de forma fácil, funcionando quase como um dopping financeiro. Aqui, o fair-play financeiro consegue ajustar estas injeções e perceber o peso do investidor nas contas do clube, para saber se este está a aplicar capital de forma legal ou ilegal – até porque qualquer entidade investidora que represente mais de 30 por cento das receitas totais de um clube, será automaticamente considerada uma parte do mesmo.
André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Humberto Coelho reage a palavras de Vítor Paneira: «Ganhar é muito difícil, mas ter humildade também é muito difícil»

Humberto Coelho deu uma entrevista ao jornal A Bola. Candidato a vice-presidente de Rui Costa falou sobre vários temas.

Humberto Coelho: «Seja quem for o presidente, Bernardo Silva vai regressar ao Benfica»

Humberto Coelho deu uma entrevista ao jornal A Bola. Candidato a vice-presidente de Rui Costa falou sobre vários temas.

Médio do Manchester United de Ruben Amorim tem 10 clubes atentos à sua contratação

O médio do Manchester United, Kobbie Mainoo, já mostrou interesse em sair do clube e tem 10 clubes interessados nos seus serviços.

Humberto Coelho e a saída de João Neves para o PSG: «Estou convencido de que, se fosse uma proposta mais pequena, teria ficado»

Humberto Coelho deu uma entrevista ao jornal A Bola. Candidato a vice-presidente de Rui Costa falou sobre vários temas.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver o Santa Clara x Sporting para a Primeira Liga?

O Sporting vai aos Açores jogar contra o Santa Clara para a jornada 11 da Primeira Liga. Jogo passará na Sport TV 1.

Geovany Quenda no top de jogadores sub-20 mais valiosos do mundo pelo CIES: há 8 jogadores que atuam em Portugal na lista

Num estudo realizado pelo CIES, Geovany Quenda foi eleito o 8.º jogador sub-20 mais valioso do mundo, numa lista liderada por Lamine Yamal.

Antigo defesa do Manchester United elogia decisão de Ruben Amorim em não convocar jogador: «Gestão inteligente»

Lisandro Martínez está cada vez mais perto de regressar ao Manchester United. Phil Jones elogiou Ruben Amorim por estar a ser ponderado na utilização do jogador.