O Passado Também Chuta: O estádio mais alto de Portugal que fez Eusébio repensar a sua carreira

De entre os três grandes do futebol português, houve uma equipa que demonstrou estas dificuldades de forma mais exuberante e prática, falo do FC Porto. A equipa do norte do país em 19 jogos que efetuou no Estádio Santos Pinto venceu dez, empatou cinco e perdeu quatro vezes, sendo que as suas quatro derrotas foram sempre no período do Outono/Inverno, coincidência?

Destacaria uma derrota que ainda hoje é por muitos relembrada na cidade da Covilhã. Era o pico do frio na Serra da Estrela, dia 29 de dezembro de 1985 e a equipa do FC Porto, campeão nacional em título, apresentava-se em campo com jogadores como João Pinto, Paulo Futre, Madjer e Fernando Gomes, mas acabaria por perder por duas bolas a zero naquele que era um estádio completamente à pinha.

O FC Porto, desta vez campeão europeu em título, voltaria a perder pontos na deslocação ao Estádio Santos Pinto na época 1987/1988, no dia 13 de março de 1988, com um empate de 1-1.

Mais recentemente o estádio Santos Pinto voltou a ser bastante falado na imprensa desportiva portuguesa quando a seleção nacional portuguesa decidiu estagiar na cidade da Covilhã para preparar o Mundial 2010 e fez grande parte dos seus treinos neste estádio de modo a preparar-se para a altitude encontrada em alguns estádios da África do Sul.

Um treino da seleção nacional portuguesa no Santos Pinto
Fonte: Memórias da Covilhã

O Estádio Santos Pinto tem sido alvo de uma reestruturação contínua, pois dada a idade do estádio são necessárias adequações que os tempos exigem para que o campo continue a ser uma realidade nas competições profissionais portuguesas, a direção do clube serrano já disse que pretende fazer deste campo um campo à “inglesa.

Infelizmente a massa associativa que enchia este campo completamente perdeu-se e hoje o Sporting da Covilhã é um dos clubes com piores assistências nas ligas profissionais, mas toda a história à volta deste grande estádio e todas as características especiais que possui não lhe renegam o estatuto de estádio mítico do futebol português.

Foto de Capa: Diário Digital Castelo Branco

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres destaca 3 jogadores do Arsenal e 2 do Manchester City

Viktor Gyokeres jogou a Champions League pelo Sporting na época passada. Avançado destacou jogadores do Manchester City e Arsenal.

Fenerbahçe de José Mourinho fecha contratação de defesa inglês que rejeitou o AC Milan

Archie Brown vai ser reforço do Fenerbahçe de José Mourinho. O defesa inglês prepara-se para deixar o Gent da Bélgica.

Benfica não esquece Jamor: A lista de perguntas para quem regula o futebol português

O Benfica não esquece a final da Taça de Portugal. Águias pedem responsabilidades através de comunicado oficial.

Louis van Gaal deixa elogios a Francesco Farioli: «Tirou a equipa do marasmo»

Louis van Gaal, antigo treinador do Ajax, comentou o período de Francesco Farioli enquanto técnico do clube neerlandês.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica lança comunicado arrasador: Águias exigem “suspensão imediata” dos árbitros envolvidos na final da Taça de Portugal

O Benfica não esquece a final da Taça de Portugal. Águias exige suspensão imediata dos árbitros envolvidos no lance de Belotti.

Bayern Munique apresenta proposta de contrato a antigo avançado do FC Porto

O Bayern Munique continua a insistir em Luis Díaz e já apresentou uma proposta de contrato ao internacional colombiano.