O Passado Também Chuta: O Futebol Croata no Pós-Guerra

- Advertisement -

o passado tambem chuta

O futebol croata no Pós-guerra. Os Balcãs sempre foram uma zona do globo marcada por profundos conflitos étnicos. A história do futebol croata confunde-se com a do próprio país.

A década de 80 foi assolada por uma grave crise política e económica, e os movimentos nacionalistas começaram a ganhar terreno.

As repúblicas que formavam a antiga Iugoslávia começavam então a manifestar um forte desejo de maior autonomia, o que redundou na Guerra da Jugoslávia (composta na altura composta pela Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia, Montenegro, e Sérvia, não esquecendo o Kosovo e Voivodina).

Assim, e no seguimento da desintegração da Jugoslávia, a Croácia declarou em Junho de 1991 a sua independência e realizaram-se eleições presidenciais. A Liga de Futebol Croata pós guerra teve assim a sua primeira edição na época de 1991/1992.

Desde então, o Dynamo Zagreb detém a hegemonia e domínio do futebol croata, averbando 18 títulos de campeão nacional (os últimos 11 consecutivos), sendo que o seu principal rival Hadjuk Split conta com 6 campeonatos, o último dos quais na época de 04/05. Apenas o NK Zagreb em 01/02 intrometeu-se na luta pelo título entre os dois principais clubes croatas.

A Liga principal conta somente 12 clubes, sendo que o campeão apura-se para a Pré- eliminatória da Liga dos Campeões, e o Vice-campeão disputa o Play-off da Liga Europa. O campeonato é muito pouco competitivo, mas a Croácia sempre deu ao mundo do futebol brilhantes jogadores, posicionando-se, sem sombra para dúvidas, como a selecção mais forte dos Balcãs.

Se a nível de selecções a Croácia tem estando presente nos últimos Mundiais e Europeus, com destaque para o excelente 3º lugar no Mundial de França 98, a verdade é que a nível de clubes os seus principais emblemas não têm qualquer tradição nas provas da UEFA, registando-se apenas um título do Dynamo Zagreb na Taça das Cidades com Feira (prova não organizada pela UEFA) em 1967, prova que antecedeu a Taça UEFA, actual Liga Europa.

Foto de capa: UEFA

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.