O Passado Também Chuta: O Futebol Croata no Pós-Guerra

- Advertisement -

o passado tambem chuta

O futebol croata no Pós-guerra. Os Balcãs sempre foram uma zona do globo marcada por profundos conflitos étnicos. A história do futebol croata confunde-se com a do próprio país.

A década de 80 foi assolada por uma grave crise política e económica, e os movimentos nacionalistas começaram a ganhar terreno.

As repúblicas que formavam a antiga Iugoslávia começavam então a manifestar um forte desejo de maior autonomia, o que redundou na Guerra da Jugoslávia (composta na altura composta pela Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia, Montenegro, e Sérvia, não esquecendo o Kosovo e Voivodina).

Assim, e no seguimento da desintegração da Jugoslávia, a Croácia declarou em Junho de 1991 a sua independência e realizaram-se eleições presidenciais. A Liga de Futebol Croata pós guerra teve assim a sua primeira edição na época de 1991/1992.

Desde então, o Dynamo Zagreb detém a hegemonia e domínio do futebol croata, averbando 18 títulos de campeão nacional (os últimos 11 consecutivos), sendo que o seu principal rival Hadjuk Split conta com 6 campeonatos, o último dos quais na época de 04/05. Apenas o NK Zagreb em 01/02 intrometeu-se na luta pelo título entre os dois principais clubes croatas.

A Liga principal conta somente 12 clubes, sendo que o campeão apura-se para a Pré- eliminatória da Liga dos Campeões, e o Vice-campeão disputa o Play-off da Liga Europa. O campeonato é muito pouco competitivo, mas a Croácia sempre deu ao mundo do futebol brilhantes jogadores, posicionando-se, sem sombra para dúvidas, como a selecção mais forte dos Balcãs.

Se a nível de selecções a Croácia tem estando presente nos últimos Mundiais e Europeus, com destaque para o excelente 3º lugar no Mundial de França 98, a verdade é que a nível de clubes os seus principais emblemas não têm qualquer tradição nas provas da UEFA, registando-se apenas um título do Dynamo Zagreb na Taça das Cidades com Feira (prova não organizada pela UEFA) em 1967, prova que antecedeu a Taça UEFA, actual Liga Europa.

Foto de capa: UEFA

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Médio do Chelsea descarta Real Madrid e confessa: «Quero tornar-me uma lenda do clube»

Moisés Caicedo admitiu o desejo de se tornar uma lenda do Chelsea. O médio equatoriano tem contrato com os blues até 2031.

Avançado do Real Madrid define objetivos até ao fim da temporada: «Ir ao Mundial, ganhar La Liga e Champions»

Gonzalo García traçou os seus objetivos pessoais até ao final da temporada. O avançado quer garantir presença no Mundial 2026 com a Espanha.

Arsenal vence Chelsea e adianta-se na eliminatória dos quartos de final da Champions League Feminina

O Arsenal recebeu e derrotou o Chelsea por 3-1 na primeira mão dos quartos de final da Champions League Feminina.

Tottenham decide futuro de Igor Tudor no comando técnico

Igor Tudor deverá deixar o comando técnico do Tottenham por mútuo acordo. O treinador croata soma cinco derrotas em sete jogos à frente dos spurs.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 5 jogadores que se destacaram na 19.ª jornada da Primeira Liga de Futsal

Estamos na reta final da fase regular da Primeira Liga de Futsal e esta 19.ª jornada pode resumir-se numa única palavra que é emoção. Reviravoltas épicas

William Gomes destaca temporada no FC Porto como a melhor da sua carreira e confessa: «O meu início não foi como esperava»

William Gomes destacou a atual temporada no FC Porto como a melhor da sua carreira e abordou as dificuldades na época transata.