O Passado Também Chuta: O Futebol Croata no Pós-Guerra

- Advertisement -

o passado tambem chuta

O futebol croata no Pós-guerra. Os Balcãs sempre foram uma zona do globo marcada por profundos conflitos étnicos. A história do futebol croata confunde-se com a do próprio país.

A década de 80 foi assolada por uma grave crise política e económica, e os movimentos nacionalistas começaram a ganhar terreno.

As repúblicas que formavam a antiga Iugoslávia começavam então a manifestar um forte desejo de maior autonomia, o que redundou na Guerra da Jugoslávia (composta na altura composta pela Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia, Montenegro, e Sérvia, não esquecendo o Kosovo e Voivodina).

Assim, e no seguimento da desintegração da Jugoslávia, a Croácia declarou em Junho de 1991 a sua independência e realizaram-se eleições presidenciais. A Liga de Futebol Croata pós guerra teve assim a sua primeira edição na época de 1991/1992.

Desde então, o Dynamo Zagreb detém a hegemonia e domínio do futebol croata, averbando 18 títulos de campeão nacional (os últimos 11 consecutivos), sendo que o seu principal rival Hadjuk Split conta com 6 campeonatos, o último dos quais na época de 04/05. Apenas o NK Zagreb em 01/02 intrometeu-se na luta pelo título entre os dois principais clubes croatas.

A Liga principal conta somente 12 clubes, sendo que o campeão apura-se para a Pré- eliminatória da Liga dos Campeões, e o Vice-campeão disputa o Play-off da Liga Europa. O campeonato é muito pouco competitivo, mas a Croácia sempre deu ao mundo do futebol brilhantes jogadores, posicionando-se, sem sombra para dúvidas, como a selecção mais forte dos Balcãs.

Se a nível de selecções a Croácia tem estando presente nos últimos Mundiais e Europeus, com destaque para o excelente 3º lugar no Mundial de França 98, a verdade é que a nível de clubes os seus principais emblemas não têm qualquer tradição nas provas da UEFA, registando-se apenas um título do Dynamo Zagreb na Taça das Cidades com Feira (prova não organizada pela UEFA) em 1967, prova que antecedeu a Taça UEFA, actual Liga Europa.

Foto de capa: UEFA

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PSG rouba jovem talento Dro Fernández ao Barcelona por cerca de seis milhões de euros

Dro Fernández foi confirmado, esta segunda-feira, como reforço do PSG. O jovem de 18 anos deixa o Barcelona por pouco mais de seis milhões de euros.

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.

Manchester City pode perder um dos defesas-centrais a custo zero no final da temporada

John Stones está preparado para abandonar o Manchester City no final da temporada. O inglês não chegou a acordo para renovação e termina o atual contrato em junho.

O regresso de Álvaro Carreras ao Estádio da Luz

Na Luz, Samuel Dahl continua sem fazer esquecer totalmente Álvaro Carreras, que desbrava mundo em Madrid e assume-se como um dos melhores laterais da actualidade.