📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Associação Naval 1.º de Maio

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Há apenas 7 anos atrás encontrava-se entre os grandes do nosso futebol, agora está prestes a iniciar a época na divisão de honra da Associação de futebol de Coimbra. Despromovida na última edição do CNS, a Naval 1º de Maio terminou assim um ciclo de declínio desportivo, passando do principal escalão ao futebol distrital.

Voltando bastante atrás na história, a Associação Naval 1º de Maio foi fundada a 1 de Maio de 1893, data escolhida devido ao facto de a sua génese provir da classe de operários. Esta associação sucedeu à Associação Naval Figueirense, anteriormente extinta, e focava-se fundamentalmente nos desportos náuticos onde logrou grandes sucessos na primeira fase da sua história. Partindo dessa base, o clube foi-se tornando mais eclético, sendo o futebol uma das modalidades abraçadas. Passando a maior parte da sua história entre as divisões secundárias do nosso futebol, na época 2004/2005 conseguiu pela primeira vez garantir a participação na primeira liga, onde se manteve por seis épocas consecutivas e conseguiu um 8º lugar como a sua melhor classificação.

Plantel da Asssociação Naval 1º de Maio, na sua primeira época na primeira liga Fonte: gloriasdopassado.blogspot.pt
Plantel da Asssociação Naval 1º de Maio, na sua primeira época na primeira liga
Fonte: gloriasdopassado.blogspot.pt

Após este período áureo no convívio dos grandes do nosso futebol, o clube da Figueira da Foz entrou na fase descendente ao ser despromovida ao segundo escalão na época 2010/2011, terminando no 16º lugar, o último da classificação. Seguidamente passou duas épocas na segunda liga, onde se destacaram os problemas financeiros que conduziram a meses de salários em atraso e ameaças de greve por parte dos jogadores do plantel. Esta crise financeira viria a culminar com a descida ao terceiro escalão, e posteriormente aos distritais onde agora se encontra. Na época transata, o plantel chegou a ter apenas 12 jogadores, e correu o risco de não conseguir competir até ao “términus” da época.

Agora, nesta nova fase da sua história, o clube parte para esta época com o objetivo de voltar a garantir o acesso ao futebol nacional, de modo a poder estabilizar-se passo a passo e voltar a sonhar com um regresso aos sucessos passados.

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fórmula 1 vai regressar a Portugal em 2027 e 2028

A Fórmula 1 prepara-se para regressar a Portugal e a Portimão. Em 2027 e 2028, a maior competição de automobilismo do mundo vai passar pelo Algarve.

Hansi Flick aborda futuro de Marc-André ter Stegen: «É um guarda-redes fantástico e temos três deles»

Hansi Flick comentou o futuro de Marc-André ter Stegen no Barcelona. O técnico revelou ainda quem é o dono da baliza do clube catalão.

Negócio fechado: Takehiro Tomiyasu vai reforçar o Ajax até 2026 a custo zero

O Ajax fechou a contratação de Takehiro Tomiyasu, antigo jogador do Arsenal. O atleta nipónico estava livre para assinar com qualquer clube.

Cruzeiro leva nega do Al Rayyan após consulta por Artur Jorge

O Cruzeiro sondou o Al Rayyan por Artur Jorge. O técnico português tem uma cláusula de rescisão de 6 milhões de euros no contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Yassir Zabiri traça objetivos: «Queremos ganhar os jogos com FC Porto e Benfica»

Yassir Zabiri, avançado do Famalicão, abordou os jogos frente ao Benfica e FC Porto. O atleta quer vencer ambas as partidas para a Primeira Liga.

Lesão afasta Manuel Neuer do último jogo do ano do Bayern Munique

Manuel Neuer lesionou-se no duelo entre o Bayern Munique e Mainz. O atleta vai falhar o último jogo do ano frente ao Heidenheim.

Francesco Farioli: «Para ser justo, quase todo o jogo foi muito bom»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.