Publicidade

O Passado Também Chuta: Caldas SC – Um centenário de História

Tiago Ferreira · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

o passado tambem chuta

Quem é afinal aquela equipa que está surpreendentemente, e pela primeira vez, numa fase tão avançada da nossa querida Taça de Portugal? Pois bem: esse clube é, nada mais nada menos, que o Caldas Sport Clube. O clube está localizado nas Caldas da Rainha, tendo sido fundado no dia 15 de Maio de 1916.

Após 40 anos a militar nos escalões inferiores do nosso Futebol, o Caldas SC teve o seu primeiro grande momento histórico no ano de 1955.

Sem dúvida que a década de ouro do futebol deste clube centenário foi a década de 50/60. Em 1951/52 o clube sobe à 3ª Divisão Nacional, tendo subido depois à 2ª Divisão Nacional na época de 1953/54.

Na segunda época a militar na 2ª Divisão Nacional, o Caldas SC atinge um notável 2.º lugar, vendo-se assim “obrigado” a disputar com o Boavista FC – penúltimo classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1954/55, uma eliminatória de acesso à 1ª Divisão Nacional.

As partidas das duas mãos, jogadas uma em casa do Caldas SC e outra no Boavista FC, terminaram empatadas, pelo que houve necessidade de disputar um jogo decisivo de desempate em campo neutro. O dia 26 de Junho de 1955 iria então tornar-se um dia histórico para o Caldas SC. O palco do jogo foi o Estádio Municipal da cidade de Coimbra, onde a equipa orientada pelo antigo internacional português Mariano Amaro venceu convincentemente os axadrezados por 4-1, garantindo assim um lugar entre os maiores clubes do Futebol Nacional, lugar onde permaneceu quatro épocas, de 1955/56 a 1958/59.

Esta era a equipa do Caldas Sport Clube que em 1956 atingiu a subida à 1ª Divisão Nacional Fonte: Caldas SC
Esta era a equipa do Caldas Sport Clube que em 1956 atingiu a subida à 1ª Divisão Nacional
Fonte: Caldas SC

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1957/58, o Caldas conseguiu a sua melhor classificação de sempre, com um sensacional décimo lugar.

Outro dos resultados históricos do clube foi o triunfo sobre o SL Benfica no Campo da Mata na época de 1957/58. Sensacionalmente, depois de estar em desvantagem por 0-2, a equipa caldense conseguiu suplantar os encarnados, vencendo por 3-2.

Durante este período há um jogador de grande destaque na história do clube caldense. Chama-se António Pedro, conhecido como a “Locomotiva das Caldas” . António Pedro era um jogador acima da média, que marcou uma era do clube Caldense e que foi considerado o terceiro melhor jogador do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na época de 1958/59.

Depois destes anos dourados do Caldas SC, deve-se destacar, num clube que não mais voltou à convivência com os grandes do nosso Futebol, o título de Campeão da 3ª Divisão Nacional na época de 1971/72, bem como os quatro títulos de Campeão na sua respectiva Série da 3ª Divisão Nacional nas épocas de 1977/78, 1986/87, 2006/07 e 2010/11.

De referir também que o Caldas SC é muito mais que um clube de Futebol, tendo ao longo dos anos atingido resultados de excelência por muitos dos seus atletas. Estamos a falar em mais de 500 troféus conquistados pelo clube, em diversas modalidades que vão desde o Hipismo, ao Ténis de Mesa, passando pelos vários títulos de Futebol, entre outras.

Apesar dos seus feitos, uma questão nos sobressalta: estará este clube centenário a caminho da sua mais gloriosa página em mais de 100 anos de História?

O Campo da Mata, casa do Caldas SC, foi pequeno para ver o Caldas eliminar a AA Coimbra Fonte: Gazeta das Caldas
O Campo da Mata, casa do Caldas SC, foi pequeno para ver o Caldas eliminar a AA Coimbra
Fonte: Gazeta das Caldas

Os sócios, adeptos e simpatizantes do Caldas SC acreditam que sim. Sonham e acreditam num Jamor que ainda não está ao virar da esquina, mas já está a poucos quarteirões de distância. Qual não é o adepto da equipa de Caldas da Rainha que não começou já a imaginar o Jamor tingido de branco e preto?

Sendo um pouco mais racionais, e prevendo-se uma final em que de um lado estará um dos grandes do nosso Futebol (caso não aconteçam surpresas), as chances de uma equipa que milita no Campeonato Nacional de Seniores serão com certeza bem diminutas. Mas será isso assim tão importante? Será sim! Mas e as emoções de uma ida ao Jamor? Os dias ansiosos que não passariam? A semana antes da Final? A véspera? E finalmente o grande dia?

Por tudo isto só há uma coisa a fazer: GANHAR! Para que o vosso clube, o Caldas Sport Clube, possa continuar a sonhar com a Grande Final!

Foto de Capa: Caldas SC

Tiago Ferreira

Redação Bola na Rede · ver artigos