O Passado Também Chuta: Caldas SC – Um centenário de História

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Quem é afinal aquela equipa que está surpreendentemente, e pela primeira vez, numa fase tão avançada da nossa querida Taça de Portugal? Pois bem: esse clube é, nada mais nada menos, que o Caldas Sport Clube. O clube está localizado nas Caldas da Rainha, tendo sido fundado no dia 15 de Maio de 1916.

Após 40 anos a militar nos escalões inferiores do nosso Futebol, o Caldas SC teve o seu primeiro grande momento histórico no ano de 1955.

Sem dúvida que a década de ouro do futebol deste clube centenário foi a década de 50/60. Em 1951/52 o clube sobe à 3ª Divisão Nacional, tendo subido depois à 2ª Divisão Nacional na época de 1953/54.

Na segunda época a militar na 2ª Divisão Nacional, o Caldas SC atinge um notável 2.º lugar, vendo-se assim “obrigado” a disputar com o Boavista FC – penúltimo classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1954/55, uma eliminatória de acesso à 1ª Divisão Nacional.

As partidas das duas mãos, jogadas uma em casa do Caldas SC e outra no Boavista FC, terminaram empatadas, pelo que houve necessidade de disputar um jogo decisivo de desempate em campo neutro. O dia 26 de Junho de 1955 iria então tornar-se um dia histórico para o Caldas SC. O palco do jogo foi o Estádio Municipal da cidade de Coimbra, onde a equipa orientada pelo antigo internacional português Mariano Amaro venceu convincentemente os axadrezados por 4-1, garantindo assim um lugar entre os maiores clubes do Futebol Nacional, lugar onde permaneceu quatro épocas, de 1955/56 a 1958/59.

Esta era a equipa do Caldas Sport Clube que em 1956 atingiu a subida à 1ª Divisão Nacional Fonte: Caldas SC
Esta era a equipa do Caldas Sport Clube que em 1956 atingiu a subida à 1ª Divisão Nacional
Fonte: Caldas SC

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1957/58, o Caldas conseguiu a sua melhor classificação de sempre, com um sensacional décimo lugar.

Outro dos resultados históricos do clube foi o triunfo sobre o SL Benfica no Campo da Mata na época de 1957/58. Sensacionalmente, depois de estar em desvantagem por 0-2, a equipa caldense conseguiu suplantar os encarnados, vencendo por 3-2.

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.