O Passado Também Chuta: Eusébio e Mário Coluna

Como já todos nós sabemos, Mário Coluna e Eusébio eram como pai e filho, respetivamente. Isto devido a uma carta que a mãe de Eusébio fez chegar a Mário Coluna aquando da chegada do “miúdo” a Portugal, onde pedia a este que tomasse conta do seu filho, já que ali, como referiu Eusébio, não conheciam ninguém. E foi desta maneira que Coluna “apadrinhou” Eusébio.

Indo por partes, vamos recordar primeiro Mário Esteves Coluna, o “Monstro Sagrado”. Era assim que ele era conhecido. Nascido a 6 de agosto de 1935 na ilha da Inhaca, em Maputo, foi no Desportivo que o luso-moçambicano abraçou o desporto. Passando pelo Basquetebol, onde não foi muito feliz, alcançou grandes feitos no atletismo, tornando-se recordista nacional de salto em altura. Mas onde ele viria a brilhar, era dentro de quatro linhas. Depois de ter sido impedido de jogar pelo Desportivo Lourenço Marques num jogo realizado na África do Sul, o avançado vingou-se dias depois, marcando os sete golos que deram a vitória à sua equipa, despertando também a atenção dos “três grandes” portugueses.

Fonte: UEFA

Já em Portugal, quando Coluna chegou ao Benfica, já existe José Águas na posição de avançado, mas o então treinador do Benfica, Otto Glória, viu no jogador um potencial médio. E foi nessa posição que o “Monstro Sagrado” se tornou num dos melhores jogadores do clube da Luz entre as épocas de 1954/55 e 1969/70, sendo que pelo meio, em 1961/62, foi bicampeão europeu. Pelos encarnados, venceu dez ligas portuguesas, sete Taças de Portugal e cinco Taças de Honra da Associação de Futebol de Lisboa. Na Seleção Nacional, foi 57 vezes internacional A, marcando oito golos, entre 1955 e 1968, sendo em 1996 elegido capitão quando alcançaram o 3º lugar no Campeonato do Mundo de Futebol.

Fora das quatro linhas, Mário Coluna foi, em 1966, agraciado com a Medalha de Prata da Ordem Infante D. Henrique e, além disso, criou uma Academia de Futebol numa vila a sul de Maputo, para formação de jovens moçambicanos, com o apoio financeiro da FIFA. É de realçar ainda que foi também presidente da Federação Moçambicana de futebol (FMF).

E é no meio desta felicidade toda que aparece Eusébio. Nascido a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques, Eusébio tornar-se-ia mais tarde, o “Pantera Negra”. Estreou-se no Estádio da Luz a 23 de maio de 1961, num jogo amigável contra o Atlético, em que marcou três dos quatro golos do Benfica. Ficou internacionalmente conhecido na segunda final europeia em 1962, contra o Real Madrid, onde marcou dois golos e deixou em destaque duas das suas melhores características: a velocidade e o remate.

Ainda no mesmo ano, foi considerado pela France Football o segundo melhor jogador do mundo e não foram poucos os convites para ir jogar para o estrangeiro. Em 1964, a Juventus ofereceu a Eusébio 16000 contos, cerca de 54 vezes mais do que ganhava no Benfica (300 contos), sendo que a oferta aumentou quando foi considerado o melhor jogador do mundial em 1966, com nove golos marcados, o que fez com que Portugal alcançasse o 3.º lugar na competição.

No clube das águias, o “Pantera Negra” marcou mais golos do que as partidas que jogou: 473 golos em 440 jogos. Ganhou também no total, uma Copa dos Campeões da Europa, onze Campeonatos Portugueses, cinco Taças de Portugal, três Taças Ribeiro dos Reis e nove Taças de Honra.

Fonte: SL Benfica

Estreou-se na Seleção Nacional a 8 de outubro de 1961, mas foi em 1966 que os adeptos deliraram com Eusébio, num Campeonato do Mundo onde o jogador deu uma prestação fenomenal, deixando para trás equipas como a Coreia do Norte, a Hungria e o Brasil (equipa onde se encontrava o grande Pelé). No total marcou 41 golos em 64 partidas, com a camisola das quinas.

E como recordar é viver, vale sempre a pena relembrar dois grandes nomes do Futebol Português, mais concretamente do Sport Lisboa e Benfica. Certamente serão sempre recordados pelas suas melhores qualidades e pelo que fizeram tanto pelo clube da Luz como pela Seleção Nacional.

Foto de Capa: SL Benfica

Mafalda Feliciano
Mafalda Felicianohttp://www.bolanarede.pt
A Mafalda é uma pessoa simples, contenta-se com o que tem, mas que dá tudo o que pode. Ela é desastrada, mas gosta de ter as suas coisas organizadas. Ela é extrovertida, no entanto, quando o assunto é sério, não há quem lhe tire a atenção. Por vezes ela é tão perfeccionista que chega mesmo a irritar. Ela é persistente, mas sabe quando tem de parar de insistir. Ela é realista e honesta. Dispensa brincadeiras de mau gosto. Com ela ou é oito ou oitenta.                                                                                                                                                 A Mafalda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.