O Passado Também Chuta: Grande Torino

- Advertisement -

o passado tambem chuta

A riqueza da História do futebol mundial radica nos mais inolvidáveis feitos dos seus intérpretes, desde os clubes às selecções, de jogadores a treinadores.

Mergulhar na década de 40, é trazer à memória um dos mais belos – e fatalmente trágicos – episódios de todo o sempre: o “Grande Torino”.

Na época, o Torino dominava o futebol italiano averbando cinco títulos de campeão nacional e uma copa de Itália. Os seus jogadores formavam a base da squadra azzurra, que chegou a alinhar, inclusive, com dez jogadores em simultâneo. Quando jogava em casa, o Torino tinha um período de ataque avassalador que era conhecido como «os 15 minutos do Filadélfia». Dizia-se na imprensa italiana daquela época que nenhuma equipa do mundo era capaz de sobreviver a esses quinze minutos de ataque vertiginoso do Toro, comandados pelo seu capitão goleador Valentino Mazzola, o melhor jogador da sua geração.

Por obra do destino, nem todas as histórias encantadas têm um final feliz. Em 1949, já no final de uma década absolutamente memorável, o Toro foi a Lisboa defrontar o Benfica num jogo amigável disputado no Estádio Nacional. No regresso a casa, o avião que transportava a equipa colidiu numa das torres da Basílica de Superga, em Turim, e vitimou todos os passageiros a bordo. O “Grande Torino” desaparecia da forma mais cruel da face da Terra, destroçando famílias, e milhares de adeptos. Turim não mais foi a mesma.

Ruínas do antigo “Stadio Filadelfia”, primeira casa do Toro Fonte: agatti.com
Ruínas do antigo “Stadio Filadelfia”, primeira casa do Toro
Fonte: agatti.com

Contudo, nessa fatídica temporada, o Toro ainda conquistou o título de campeão nacional, fazendo alinhar nas 4 últimas jornadas a sua equipa de juniores. Num gesto de desportivismo sem precedentes, os quatro adversários também fizeram alinhar a sua equipa de juniores, registando-se quatro vitórias a favor do Toro (Torino 4-0 Génova, Torino 3-0 Palermo, Sampdoria 2-3 Torino, e Fiorentina 0-2 Torino).

A tragédia de Superga surgiu num contexto histórico-social muito débil. A Itália tinha saído derrotada da II Guerra Mundial, e a pobreza e fome eram uma constante num país que procurava reerguer-se. O futebol no geral, e o Torino em particular revestiam de capital importância para um país que via nos sucessos da sua selecção e de alguns clubes, com o Toro à cabeça, a força da esperança e união de todo um povo.

Em vésperas do Mundial de 50, no Brasil, esta tragédia deixou a squadra azzurra órfã das suas principais valias, uma vez que a equipa base alinhava toda no desaparecido Torino.   Perante este desolador cenário, e após um funeral que juntou meio milhão de pessoas, a Federação Italiana de Futebol proibiu a sua selecção de viajar de avião para o Brasil, e após uma viagem de barco que durou duas semanas, a Itália viria a ser derrotada por 3-2 pela Suécia, sendo eliminada do mundial logo na primeira fase da competição.

Nunca mais o “Grande Torino” se recompôs da tragédia de Superga. Desde então, o Toro só logrou ser campeão italiano no longínquo ano de 1976, venceu três Taças de Itália (1968, 1971 e 1993), e ainda atingiu a final da Taça UEFA em 1992, sendo derrotado pelo poderoso Ajax de Amesterdão.

O séc. XXI tem sido marcado por subidas e descidas de divisão, e em 2005 o Torino chegou mesmo a falir. Já perdeu o estatuto de “grande” de Itália e já não é sequer o maior clube de Turim, tendo sido ultrapassado pelo grande rival Juventus. Em 2016, o Estádio Olímpico foi rebaptizado de “Estádio Olímpico Grande Torino”, em clara homenagem à histórica e temida equipa do Toro da década 40.

 Foto de capa: Lance

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto tem concorrência por jovem promessa do Flamengo: Eis o ponto de situação

O FC Porto fez uma proposta pelo jovem lateral do Flamengo, Daniel Sales. Os dragões têm concirencia do Gotzepe, da Turquia.

Árbitro neerlandês afastado do Mundial 2026 morre aos 38 anos

Rob Dieperink, árbitro neerlandês e oficial internacional de VAR, morreu aos 38 anos. O árbitro foi afastado do Mundial 2026 após investigações.

Barcelona vai ter de voltar a sair do Camp Nou: eis a razão

O Barcelona pediu para atuar na primeira metade de 2027/28 fora do Camp Nou, regressando por alguns meses ao Montjuic.

Hamburgo não desiste de Fábio Vieira: «Tem uma qualidade completamente diferente. Temos mais um lugar livre»

O Hamburgo quer contratar Fábio Vieira ao Arsenal. O médio esteve emprestado aos alemães na temporada passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Entre a controvérsia e o reconhecimento: João Pinheiro nos 13 eleitos para o fecho do Mundial 2026

João Pinheiro consta na lista de 13 árbitros que vão dirigir os encontros finais do Mundial 2026. O árbitro português sonha com a final da competição.

Óscar revela que esteve perto de assinar pelo Barcelona: «Tentaram-me contratar para que eu jogasse de graça»

Óscar revelou que esteve muito perto de reforçar o Barcelona em 2022, mas a transferência acabou por falhar devido à permanência de Smauel Umtiti.

Vasco Matos leva 28 jogadores para estágio do Estoril Praia no Algarve: eis os convocados

Vasco Matos chamou 28 jogadores para o estágio de pré-temporada do Estoril Praia, que decorre no Algarve até ao próximo sábado.