O Passado Também Chuta: Grande Torino

- Advertisement -

o passado tambem chuta

A riqueza da História do futebol mundial radica nos mais inolvidáveis feitos dos seus intérpretes, desde os clubes às selecções, de jogadores a treinadores.

Mergulhar na década de 40, é trazer à memória um dos mais belos – e fatalmente trágicos – episódios de todo o sempre: o “Grande Torino”.

Na época, o Torino dominava o futebol italiano averbando cinco títulos de campeão nacional e uma copa de Itália. Os seus jogadores formavam a base da squadra azzurra, que chegou a alinhar, inclusive, com dez jogadores em simultâneo. Quando jogava em casa, o Torino tinha um período de ataque avassalador que era conhecido como «os 15 minutos do Filadélfia». Dizia-se na imprensa italiana daquela época que nenhuma equipa do mundo era capaz de sobreviver a esses quinze minutos de ataque vertiginoso do Toro, comandados pelo seu capitão goleador Valentino Mazzola, o melhor jogador da sua geração.

Por obra do destino, nem todas as histórias encantadas têm um final feliz. Em 1949, já no final de uma década absolutamente memorável, o Toro foi a Lisboa defrontar o Benfica num jogo amigável disputado no Estádio Nacional. No regresso a casa, o avião que transportava a equipa colidiu numa das torres da Basílica de Superga, em Turim, e vitimou todos os passageiros a bordo. O “Grande Torino” desaparecia da forma mais cruel da face da Terra, destroçando famílias, e milhares de adeptos. Turim não mais foi a mesma.

Ruínas do antigo “Stadio Filadelfia”, primeira casa do Toro Fonte: agatti.com
Ruínas do antigo “Stadio Filadelfia”, primeira casa do Toro
Fonte: agatti.com

Contudo, nessa fatídica temporada, o Toro ainda conquistou o título de campeão nacional, fazendo alinhar nas 4 últimas jornadas a sua equipa de juniores. Num gesto de desportivismo sem precedentes, os quatro adversários também fizeram alinhar a sua equipa de juniores, registando-se quatro vitórias a favor do Toro (Torino 4-0 Génova, Torino 3-0 Palermo, Sampdoria 2-3 Torino, e Fiorentina 0-2 Torino).

A tragédia de Superga surgiu num contexto histórico-social muito débil. A Itália tinha saído derrotada da II Guerra Mundial, e a pobreza e fome eram uma constante num país que procurava reerguer-se. O futebol no geral, e o Torino em particular revestiam de capital importância para um país que via nos sucessos da sua selecção e de alguns clubes, com o Toro à cabeça, a força da esperança e união de todo um povo.

Em vésperas do Mundial de 50, no Brasil, esta tragédia deixou a squadra azzurra órfã das suas principais valias, uma vez que a equipa base alinhava toda no desaparecido Torino.   Perante este desolador cenário, e após um funeral que juntou meio milhão de pessoas, a Federação Italiana de Futebol proibiu a sua selecção de viajar de avião para o Brasil, e após uma viagem de barco que durou duas semanas, a Itália viria a ser derrotada por 3-2 pela Suécia, sendo eliminada do mundial logo na primeira fase da competição.

Nunca mais o “Grande Torino” se recompôs da tragédia de Superga. Desde então, o Toro só logrou ser campeão italiano no longínquo ano de 1976, venceu três Taças de Itália (1968, 1971 e 1993), e ainda atingiu a final da Taça UEFA em 1992, sendo derrotado pelo poderoso Ajax de Amesterdão.

O séc. XXI tem sido marcado por subidas e descidas de divisão, e em 2005 o Torino chegou mesmo a falir. Já perdeu o estatuto de “grande” de Itália e já não é sequer o maior clube de Turim, tendo sido ultrapassado pelo grande rival Juventus. Em 2016, o Estádio Olímpico foi rebaptizado de “Estádio Olímpico Grande Torino”, em clara homenagem à histórica e temida equipa do Toro da década 40.

 Foto de capa: Lance

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.

Al Diriyah de Bruno Lage e Al Khaleej de José Gomes derrotados: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Esta quinta-feira, o Al Qadsiah venceu por 2-0 em casa do Al Diriyah de Bruno Lage e o Neom bateu o Al Khaleej de José Gomes por 3-0.

Hjalte Froholdt junta-se ao irmão no FC Porto: «O Victor só tem coisas boas a dizer»

Hjalte Froholdt, irmão de Victor Froholdt foi oficializado como reforço do FC Porto. Lateral-direito chega por empréstimo com opção de compra.

FC Porto x Benfica: Já é conhecida a data do Clássico da 7.ª jornada da Primeira Liga

O primeiro duelo da temporada entre FC Porto e Benfica será disputado às 20h30 de um domingo, dia 20 de setembro.

PUB

Mais Artigos Populares

Esteve na mira do Benfica e acabou por rumar ao Deportivo de A Coruña por ‘desespero’

Hansi Flick não contava com Marc Casadó para o plantel do Barcelona e, nos últimos minutos de mercado, o médio apontado ao Benfica foi cedido ao 'Depor'.

Boavista à beira do fim: Credores rejeitam plano de recuperação e clube vai fechar portas

O histórico Boavista fechará mesmo portas, após o plano de recuperação ter sido rejeitado pelos credores. Liquidação da SAD também já foi aprovada.

Neymar sai lesionado e coloca culpas em funcionário do Santos: «Queria dar os parabéns ao nosso responsável pelo campo da Vila Belmiro. Ótimo trabalho...

Neymar recorreu às redes sociais para criticar o próprio clube. Avançado brasileiro colocou em causa estado do relvado do Santos.