O Passado Também Chuta: Justin Fashanu, uma história de coragem

- Advertisement -

Normalmente, o futebol é uma forma de escapar aos nossos pensamentos. E quando é o próprio desporto a pressionar para negar o que pensamos? O inglês tinha tudo para percorrer um belo trajeto por equipas de alto gabarito na Premier League e na seleção dos três leões, mas tudo terminou de forma trágica. Acabou traído pela sociedade e só recentemente foi dado o devido valor à coragem de Justin Fashanu.

Percorreu os anos de formação no Norwich City e foi pelos canários que se estreou como sénior. Os 40 golos em 103 partidas não enganam ninguém, deixando a sua marca durante o período em que pisou o relvado de Carrow Road. De todos os momentos com a camisola amarela e verde, é de destacar o golo do, na altura, jovem ao Liverpool, que ainda hoje é lembrado pelos adeptos do clube.

Já com algum estatuto, Fashanu tornou-se o primeiro jogador britânico negro a custar um milhão de euros, e transferiu-se para o Nottingham Forest de Brian Clough. Depois do clube ter vencido duas Taças dos Campeões Europeus, este era o palco ideal para o talentoso atacante brilhar ao mais alto nível.

No entanto, este foi o início da queda do jogador. Depois de ter sido visto num bar homossexual, toda a Inglaterra viu Justin com outros olhos, os da discriminação. Começou a treinar à parte e saiu por empréstimo para o Southampton. Infelizmente, nunca mais teve a oportunidade de brilhar como havia feito no início da carreira, e passou por clubes de média/baixa expressão.

Alguns anos depois assumiu abertamente a sua orientação sexual, tornando-o o primeiro no mundo do futebol a fazê-lo. Em vez de ser um alívio, a corajosa declaração deitou a carreira profissional por água abaixo. O próprio admitiu que os colegas de trabalho o atormentavam com piadas e insultos todos os dias enquanto treinava.

Justin Fashanu decidiu terminar com a vida em 1998, com apenas 37 anos de idade. Recentemente, o inglês foi homenageado no Hall Of Fame do Museu Nacional do Futebol Inglês pela sua bravura e determinação de terminar com a homofobia que ainda afeta milhões em todo o mundo. Esta é uma história de um herói que não terminou da melhor forma, mas que continua a inspirar muitos outros.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção de Portugal: Uzbequistão já partiu para os EUA

O Uzbequistão está no Grupo de Portugal no Mundial 2026 e comitiva partiu esta terça-feira para os Estados Unidos da América.

Eis o salário que o Benfica oferece a José Mourinho para renovar contrato

O Benfica quer renovar contrato com José Mourinho. Já são conhecidos detalhes da oferta salarial encarnada ao treinador.

André Villas-Boas elogia João Brandão ao abordar renovação: «Essa é a linha de continuidade que se pretende»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, deixou elogios a João Brandão. Técnico de 43 anos renovou contrato até 2028.

Rafael Obrador tem interessado de peso em Itália e pode deixar o Benfica para jogar Champions League

A AS Roma está muito interessada na contratação de Rafael Obrador. Torino ainda tem opção de compra pelo defesa do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Polónia divulga convocados com presença de trio do FC Porto

A Polónia divulgou os convocados para os dois próximos jogos particulares. Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Oskar Pietuszewski foram chamados.

Benfica poderá ter 4 jogos particulares na pré-época

Estão previstos quatro jogos particulares para a pré-temporada do Benfica. Águias regressam aos trabalhos no dia 25 de junho.

«O futebol é visto como uma indústria e um clube é visto como uma empresa e isso requer resultados imediatos» – Entrevista Bola na...

Dos métodos ao balneário, das decisões difíceis às razões para o insucesso, Filipe Martins é o mais recente entrevistado, numa conversa que tem o futebol no círculo central.