📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta | Liedson, “o levezinho”

- Advertisement -

Liedson, o “levezinho”, foi uma das figuras marcantes da história recente do Sporting Clube de Portugal. O avançado que se viria a tornar internacional por Portugal, destacou-se como o melhor marcador estrangeiro com a camisola leonina, superando Yazalde.

Liedson Muniz iniciou o seu trajeto no futebol ao serviço de clubes modestos, como o Poções e o Prudentópolis. Em 2001, já com 23 anos, rumou ao Coritiba FBC, emblema que representou durante duas épocas, somando 20 golos em 29 jogos. As exibições do avançado impressionaram e levaram Liedson para o Clube de Regatas do Flamengo. No ano 2003, voltaria a transferir-se desta vez para a cidade de São Paulo e para vestir a camisola do SC Corinthians. Nessa temporada, o “levezinho” contribuiu com 22 golos em 33 jogos, ajudando o clube a conquistar o Campeonato Paulista.

No verão de 2003, o Sporting Clube de Portugal adquiriu o passe do avançado, num negócio na altura avaliado em cerca de 3,2 M€. Liedson deixava assim o SC Corinthians e rumava ao futebol europeu para fazer história no clube de Alvalade. Em oito épocas de leão ao peito, o “levezinho” apontou 172 golos e disputou 313 jogos.

Na temporada 2004/2005, Liedson fez parte da histórica campanha dos leões na Taça UEFA. O Sporting chegou à final, que se disputou no Estádio José Alvalade, eliminando clubes como AZ Alkmaar, Newcastle United FC, Feyenoord e Middlesbrough FC. Nesta caminhada, o “levezinho” marcou nove golos, entre os quais um deles na mágica partida de Alkmaar, onde os leões carimbaram passaporte para a final. Mais tarde, viria a tornar-se o melhor marcador do Sporting Clube de Portugal nas competições europeias com 26 golos, superando João Lourenço e Manuel Fernandes.

Na sua passagem pelo Sporting CP, Liedson conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças. No dia 27 de maio de 2007, no Estádio do Jamor, o “levezinho” resolveu a final diante do CF “Os Belenenses”, com um golo de cabeça assistido por Miguel Veloso. Em termos individuais, Liedson foi duas vezes o melhor marcador do campeonato português, nas épocas 2004/2005 e 2006/2007.

Liedson despediu-se dos sportinguistas no dia 4 de fevereiro de 2011. O Sporting CP disputava a 18ª jornada da Primeira Liga com a recepção à Naval 1º de Maio, registando um empate a três golos. Na sua derradeira partida de leão ao peito, apontou dois golos, sendo mais uma vez decisivo. O “levezinho” iria assim regressar ao SC Corinthians, aos 33 anos, numa transferência avaliada em 1,8 M€.

Neste regresso de Liedson ao Brasil, voltou a ser decisivo no “timão”, durante uma época e meia. Neste período venceu dois títulos, o Brasileirão e a Copa dos Libertadores. Antes de terminar a carreira, voltou a vestir a camisola do CR Flamengo em 2012. No entanto, na época 2012/2013, rumou ao FC Porto, onde jogou apenas 7 jogos, despedindo-se dos relvados na última jornada do campeonato frente ao Paços de Ferreira e celebrando o título.

Liedson ficará para sempre na história do futebol leonino, um avançado móvel, tecnicamente evoluído, que impressionava pela impulsão e pelo instinto goleador. Ao longo de oito temporadas, o “levezinho” deixou uma marca no Sporting pelas suas características, pelos golos, pelas assistências e pela sua garra. “Liedson Resolve!”

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 3 pilares, a mudança de Cristiano Ronaldo e os 1000 golos: tudo o que disse Roberto Martínez sobre o capitão da Seleção

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Fica com as principais declarações do Selecionador Nacional.

Roberto Martínez e a conquista da Liga das Nações: «Não tem o prestígio de um Europeu ou de um Mundial, mas o grau de...

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Selecionador Nacional abordou a conquista da Liga das Nações.

Roberto Martínez identifica maior fortaleza da Seleção Nacional e melhor geração do futebol português

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Fica com as principais declarações do Selecionador Nacional.

Roberto Martínez não coloca Portugal como favorito a ganhar o Mundial 2026 e explica o porquê

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Fica com algumas declarações do Selecionador Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez faz balanço do tempo na Seleção Nacional: «Conseguimos um equilíbrio muito bom e uma grande consistência»

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Selecionador Nacional fez balanço destes quase três anos.

Um Benfica de fato-macaco

Se a criatividade ofensiva do Benfica não apareceu, a verdade é que a solidez em organização defensiva permitiu às águias o conforto iminente.

Antes da consoada, uma missão complicada | Vitória SC x Sporting CP

354 dias após um dos jogos mais emotivos da Liga em 24/25, que terminou empatado 4-4, o Sporting está de volta ao reduto do Vitória SC