O Passado Também Chuta: Luisão

- Advertisement -

Em todos os clubes há nomes incontornáveis, que fizeram do emblema coração, e este é o caso de Ânderson Luíz da Silva ou, como é vulgarmente conhecido no mundo do futebol, Luisão.

Nascido em Amparo, Brasil, em 1981, a “girafa”, como era carinhosamente tratado pelos adeptos afetos ao Sport Lisboa e Benfica, chegou ao clube a troco de um milhão de euros, na temporada de 2003/04, após boas exibições ao serviço do Cruzeiro.

A sua adaptação ao futebol europeu não foi imediata, tendo realizado, na sua época de estreia, apenas 22 jogos de “águia ao peito”, embora tenha marcado uns impressionantes quatro golos. Mas, o que viria a acontecer nos anos seguintes  é história!

Foram 15 (!) temporadas a vestir o Manto Sagrado. A suar, a lutar, a ganhar e a perder, foi toda uma carreira de entrega ao glorioso, o que torna Luisão num dos jogadores mais importantes da história recente do SL Benfica.

No braço esquerdo envergava a braçadeira de capitão, por tudo aquilo que representava dentro do balneário e dentro de campo: um exemplo a seguir, um verdadeiro líder. Foram 538 jogos (sempre na condição de titular) de garra e ambição, coisa que, no futebol moderno, raramente se vê. É, até ao momento, o jogador estrangeiro com mais jogos ao serviço dos encarnados.

Luisão, com 1,96 metros, era um central goleador, tendo marcado 47 golos ao serviço do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Mas, não só pelo grande número de jogos, Luisão tornou-se num dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos. Ganhar era a palavra de ordem e não houve ninguém, em 116 anos de história, que tenha conquistado tantos títulos no Benfica: quatro Supertaças de Portugal, três Taças de Portugal, sete Taças da Liga e seis campeonatos nacionais. São 20 títulos em 15 anos, um registo verdadeiramente impressionante.

Fora do Benfica, Luisão já também era um “devorador” de troféus, tendo ganho, antes de chegar à Luz, um campeonato brasileiro e duas Copas do Brasil. A nível internacional, a “girafa” realizou 46 internacionalizações, tendo apontado três golos e conquistado duas Taças das Confederações e uma Copa América.

O número 4 do glorioso será sempre lembrado pelo seu espírito de guerreiro e por nunca desistir, nunca dar uma bola como perdida. Luisão, o rochedo impenetrável, foi, nada mais, nada menos, o jogador da história do Benfica que mais vezes envergou a braçadeira de capitão, perfazendo um total de 414 jogos.

Em 2003, quando Luisão chegou a Lisboa, disse que queria fazer história no Benfica. Pois bem, capitão, cumpriste o prometido. Obrigado.

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede após dérbi de futebol feminino: «Mérito total da capacidade de leitura de jogo delas»

Com o hexacampeonato já assegurado, o Benfica derrotou o Sporting por 3-1, no Estádio da Luz. Em conferência de imprensa, Ivan Baptista respondeu uma questão do Bola na Rede.

Micael Sequeira reponde ao Bola na Rede: «As jogadoras deram tudo e sinto-me orgulhoso»

O Sporting perdeu frente ao Benfica por 3-1 em jogo a contar para a 17ª. jornada do campeonato nacional de futebol feminino. Após o jogo Micael Sequeira prestou declarações ao Bola na Rede.

Iván Fresneda volta a ser colocado na rota do Arsenal que já definiu cenário para avançar pelo defesa do Sporting

O Arsenal tem Iván Fresneda muito bem referenciado. Lateral do Sporting é alvo em caso de saída de Ben White no mercado.

Quem é Isac Lidberg, o goleador sueco que o Benfica quer para o ataque?

O Benfica está de olho em Isac Lidberg para o ataque. O avançado sueco representa o Darmstadt e tem interessados.

PUB

Mais Artigos Populares

Estreia de Michael Jackson no Burnley é o Thriller com final feliz para o Leeds United na Premier League

O Leeds United venceu o Burnley por 3-1 na Premier League. Manutenção perto de ser realidade para a equipa de Daniel Farke.

Mallorca vence Girona com mais um golo de Samu Costa e afasta-se dos lugares de descida da La Liga

O Mallorca está mais longe da zona de perigo da La Liga. Vitória sobre o Girona carimbada com golo de Samu Costa.

Lecce vence lanterna vermelha Pisa e respira melhor na luta pela manutenção na Serie A

O Lecce venceu o Pisa por 2-1 na Serie A. Triunfo permite ao clube forasteiro aumentar a margem para a zona de despromoção da prova.