O Passado Também Chuta: Luisão

- Advertisement -

Em todos os clubes há nomes incontornáveis, que fizeram do emblema coração, e este é o caso de Ânderson Luíz da Silva ou, como é vulgarmente conhecido no mundo do futebol, Luisão.

Nascido em Amparo, Brasil, em 1981, a “girafa”, como era carinhosamente tratado pelos adeptos afetos ao Sport Lisboa e Benfica, chegou ao clube a troco de um milhão de euros, na temporada de 2003/04, após boas exibições ao serviço do Cruzeiro.

A sua adaptação ao futebol europeu não foi imediata, tendo realizado, na sua época de estreia, apenas 22 jogos de “águia ao peito”, embora tenha marcado uns impressionantes quatro golos. Mas, o que viria a acontecer nos anos seguintes  é história!

Foram 15 (!) temporadas a vestir o Manto Sagrado. A suar, a lutar, a ganhar e a perder, foi toda uma carreira de entrega ao glorioso, o que torna Luisão num dos jogadores mais importantes da história recente do SL Benfica.

No braço esquerdo envergava a braçadeira de capitão, por tudo aquilo que representava dentro do balneário e dentro de campo: um exemplo a seguir, um verdadeiro líder. Foram 538 jogos (sempre na condição de titular) de garra e ambição, coisa que, no futebol moderno, raramente se vê. É, até ao momento, o jogador estrangeiro com mais jogos ao serviço dos encarnados.

Luisão, com 1,96 metros, era um central goleador, tendo marcado 47 golos ao serviço do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Mas, não só pelo grande número de jogos, Luisão tornou-se num dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos. Ganhar era a palavra de ordem e não houve ninguém, em 116 anos de história, que tenha conquistado tantos títulos no Benfica: quatro Supertaças de Portugal, três Taças de Portugal, sete Taças da Liga e seis campeonatos nacionais. São 20 títulos em 15 anos, um registo verdadeiramente impressionante.

Fora do Benfica, Luisão já também era um “devorador” de troféus, tendo ganho, antes de chegar à Luz, um campeonato brasileiro e duas Copas do Brasil. A nível internacional, a “girafa” realizou 46 internacionalizações, tendo apontado três golos e conquistado duas Taças das Confederações e uma Copa América.

O número 4 do glorioso será sempre lembrado pelo seu espírito de guerreiro e por nunca desistir, nunca dar uma bola como perdida. Luisão, o rochedo impenetrável, foi, nada mais, nada menos, o jogador da história do Benfica que mais vezes envergou a braçadeira de capitão, perfazendo um total de 414 jogos.

Em 2003, quando Luisão chegou a Lisboa, disse que queria fazer história no Benfica. Pois bem, capitão, cumpriste o prometido. Obrigado.

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Jornalista espanhol rejeita José Mourinho no Real Madrid: «Será mais uma vitória do Barcelona de Hansi Flick»

Continuam a surgir opiniões e novidades quanto a um hipotético regresso de José Mourinho ao Real Madrid. Técnico associado aos merengues.

Villlarreal anuncia saída de Marcelino Toral no final da temporada

Marcelino Toral vai deixar o comando técnico do Villarreal no final da época. Submarino amarelo oficializou a saída do treinador.

Há novidades quanto ao futuro de Jota Silva no Nottingham Forest

Jota Silva vai regressar ao Nottingham Forest depois do empréstimo ao Besiktas. Avançado não quer continuar na Turquia.

Já estão definidas as meias-finais da NBA

Os Boston Celtics foram eliminados pelos Philadelphia 76ers e o internacional português Neemias Queta ficou pelo caminho nos playoffs. Agora, já se conhecem as semi-finalistas deste ano na NBA.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Dalot assistiu ao título do FC Porto: «Bastante orgulhoso do clube e espero que para o ano possamos ser campeões outra vez»

Diogo Dalot falou depois da vitória do Manchester United diante do Liverpool. Defesa deixou uma mensagem ao FC Porto depois do título.

Michael Carrick tem o melhor registo da Premier League desde que assumiu o Manchester United mas ainda não sabe se continua: «Não está ao...

Michael Carrick ainda não sabe o seu futuro no Manchester United. O técnico tem o melhor registo entre todos os treinadores, desde que chegou à Premier League.

Ex-Benfica em destaque no Santos no lugar de Neymar: «Fico feliz de o ter como substituto»

Benjamín Rollheiser tem ganho protagonismo no Santos, assumindo a posição de Neymar. O antigo avançado do Benfica tem estado em destaque nas últimas jornadas.