O Passado Também Chuta: Néstor “Tito” Gonçalves

- Advertisement -

Existiram outros tempos; sempre existiram tempos diferentes. Cada dia que nasce é outro dia; outro tempo. A América do Sul era tal como hoje uma potência futebolística. Mas, era diferente porque estava cheia de clubes que discutiam a hegemonia intercontinental com os grandes clubes de Europa. O Brasil além do Santos de Coutinho, Pelé e Pepe, tinha um Botafogo majestoso, um Flamengo ou um Fluminense encabritados ou um Vasco da Gama que marcava presença assídua na Europa. A Argentina mostrava quem eram os Estudiantes de la Plata, o Boca ou River e o Uruguai vivia o apogeu do histórico Peñarol de Montevideo. A bola entre a década dos 50 e dos 60 do século passado era muito mais redonda…

O Peñarol no seu peregrinar através do êxito, teve na posição chave de médio defensivo um dos grandes médios de sempre: Néstor “Tito” Gonçalves. Jogou seis finais da Taça Libertadores. Não há mais; é o único. Ganhou uma Taça Intercontinental em Madrid e ao Real Madrid. Ganhou outra Taça Intercontinental ao grande Benfica de Costa Pereira, Germano e José Águas.  Foi oito vezes campeão do Uruguai, é um mito. Tal como o grande Germano evolucionava no campo de uma forma suave, mas, com grande sentido estratégico, tático e visão de jogo.

Formou parte do quinquénio de ouro ao ganhar três Taças Libertadores e duas Taças Intercontinentais.  Foi contemporâneo de um enorme médio defensivo sul-americano do  Boca Juniores chamado António Rattín. Os grandes clubes tentaram-no, mas, soube dizer não ao Real Madrid e ao River Plate argentino. O Peñarol soube colocá-lo no pedestal de mito e o seu nome está associado a várias iniciativas estruturais do clube.

Néstor “Tito” Gonçalves com a Taça Intercontinental
Fonte: futbol.com.uy

Não foi em vão que iniciei esta crónica ao afirmar que a bola nessas décadas pretéritas era mais redonda. Existiam clubes em Europa poderosíssimos, no entanto, a América do Sul, além de exportar craques como Di Stéfano, Rial ou Santamaría, mantinha no seu seio equipas super competitivas. As Taças Intercontinentais podiam cair de um lado ou outro do Atlântico.

Essas décadas dos 50-60 do século passado viram desaparecer duas equipas míticas: Manchester United e Torino. Viu aparecer como um vulcão em erupção o Real Madrid, o Barcelona, o Benfica ou o Inter de Milão mas a América do Sul não temia, lutava, jogava e vencia. Hoje, a bola parece quadrada e as vitórias são lugar comum associadas a certas equipas europeias.

Foto de Capa: Ovacion Digital

Artigo revisto por: Jorge Neves

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto, Sporting, Benfica, Torreense e Braga: eis o calendário completo das equipas portuguesas na Europa

A UEFA deu a conhecer os calendários das competições europeias. Atualiza a tua agenda com os jogos de FC Porto, Sporting, Benfica, Torreense e Braga.

Negócio fechado: Santiago Giménez reforça o FC Porto e já são conhecidos os milhões de euros em jogo

Santiago Giménez vai reforçar o FC Porto. Avançado chega proveniente do AC Milan por empréstimo com opção de compra.

Onde ver o Real Madrid x Málaga com José Mourinho em ação na La Liga?

O Real Madrid recebe o Málaga na La Liga. Jogo da terceira jornada da competição terá José Mourinho no banco do Santiago Bernabéu.

Benfica recebe proposta oficial por Richard Ríos oriunda de novo pretendente

O Besiktas entrou com força na corrida pela contratação de Richard Ríos. Turcos já enviaram uma proposta oficial ao Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca tropeça e agradece a golo tardio para evitar derrota: eis os resultados do dia na Ligue 1

O Lyon de Paulo Fonseca empatou na segunda jornada da Ligue 1. Receção ao Le Havre não deixou equipa da casa a sorrir.

Atlético Madrid vai ao Sul de Espanha vencer Sevilha e assumir liderança: eis os resultados do dia na La Liga

O Atlético Madrid venceu o Sevilha e subiu à liderança partilhada e provisória da La Liga. Jogo realizou-se na Andaluzia.

Fiorentina desilude Rui Costa e Juventus apanha AC Milan de Ruben Amorim na liderança: eis os resultados do dia na Serie A

Dia cheio de jogos na Serie A. Destaque à Fiorentina, que não soube comemorar o centenário, e à Juventus, que continua só com vitórias.