O Passado Também Chuta: Paolo Maldini

- Advertisement -

Paolo Maldini é um dos maiores símbolos do AC Milan e do futebol italiano, uma figura marcante do futebol europeu e mundial. Capitaneou os “rossoneri” e a seleção italiana à conquista de títulos, vivendo uma história de lealdade que predurou 26 anos ao serviço do Milan. Em 1994, foi considerado o futebolista do ano, pela revista World Soccer.

O jovem Paolo, filho do histórico caitão milanês, Cesare Maldini, cedo tornou-se um “tiffosi” dos “rossoneri”. Na época 193/1984, iniciou a sua carreira nos escalões de formação do Milan.

A carreira de Maldini, enquanto profissional, começou no dia 20 de janeiro de 1985, num jogo a contar para a 16ª jornada da Serie A, diante da Udinese, com apenas 16 anos, sendo lançado pelo técnico sueco, Nils Liedholm. Daí em diante, estabeleceu-se como um indicutível titular no Milan, tornando-se capitão de equipa.

Ao longo dos 26 anos de ligação ao Milan, Paolo Maldini conquistou 26 títulos – cinco Ligas dos Campeões, quatro Supertaças Europeias, um Mundial de Clubes, duas Taças Intercontinentais, sete Ligas Italianas, uma Taça de Itália e cinco Supertaças. Com a camisola dos “rossoneri” somou 902 jogos e apontou 33 golos.

Paolo Maldini conquistou 26 títulos ao serviço do Milan, somando 902 jogos e 33 golos
Fonte: AC Milan

Paolo Maldini ficou para a história da Serie A, sendo o jogador com mais partidas disputadas, contabilizando 647 jogos, ultrapassando o recorde de Dino Zoff. Outra curiosidade sobre Maldini é que no dia 28 de maio de 2003, venceu a Liga dos Campeões capitaneando o Milan, precisamente 40 anos depois do seu pai Cesare Maldini.

Maldini representou a “squadra azzurra”, por 126 ocasiões e marcou sete golos. O defesa italiano estreou-se pela sua seleção, num jogo particular frente à Jugoslávia, com apenas 19 anos. Representou Itália em três campeonatos do mundo e três campeonatos da Europa, sendo vice-campeão mundial em 1994 e vice-campeão europeu em 2000.

Maldini destaca-se pela sua capacidade no um contra um defensivo, mas também pela sua qualiade técnica, capacidade de passe, inteligência e visão de jogo. Um dos melhores defesas da história do futebol Mundial. Mas, sobretudo, será recordado pela história dos 26 títulos que conquistou em 26 anos de amor à camisola e lealdade ao seu Milan, um verdadeiro craque!

Foto de Capa: AC Milan

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho antevê Benfica x Alverca: «É uma equipa perigosa»

José Mourinho projeta o Benfica x Alverca. Águias recebem este domingo a respetiva equipa para a jornada 21 da Primeira Liga.

Alex Oxlade-Chamberlain tem novo clube e vai jogar no futebol da Escócia

O Celtic garantiu a contratação de Alex Oxlade-Chamberlain. O médio internacional inglês de 32 anos assinou contrato até ao final da temporada.

Besiktas garante Devis Vásquez por empréstimo da AS Roma

Devis Vásquez ruma ao Besiktas por empréstimo com opção de compra, após uma etapa em Itália sem espaço nas escolhas de AC Milan e AS Roma.

FC Porto x Sporting: Onde ver o Clássico da jornada 21 da Primeira Liga?

O FC Porto recebe esta segunda-feira o Sporting na jornada 21 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Van Ginkel termina carreira e despede-se dos relvados aos 33 anos

Marco Van Ginkel colocou um ponto final na carreira. O médio neerlandês passou por grandes clubes europeus e teve uma passagem recente pelo futebol português ao serviço do Boavista.

Luís Castro tem reforço: Juan Nardoni é do Grémio

Juan Nardoni é o mais recente reforço do Grémio. O médio argentino chega proveniente do Racing Avellaneda por oito milhões de euros.

Barcelona afasta-se da Superliga Europeia e o Real Madrid fica sozinho no projeto

O Barcelona anunciou este sábado que deixou o projeto da Superliga Europeia. Real Madrid fica assim como único membro.