O Passado Também Chuta: Paolo Maldini

Paolo Maldini é um dos maiores símbolos do AC Milan e do futebol italiano, uma figura marcante do futebol europeu e mundial. Capitaneou os “rossoneri” e a seleção italiana à conquista de títulos, vivendo uma história de lealdade que predurou 26 anos ao serviço do Milan. Em 1994, foi considerado o futebolista do ano, pela revista World Soccer.

O jovem Paolo, filho do histórico caitão milanês, Cesare Maldini, cedo tornou-se um “tiffosi” dos “rossoneri”. Na época 193/1984, iniciou a sua carreira nos escalões de formação do Milan.

A carreira de Maldini, enquanto profissional, começou no dia 20 de janeiro de 1985, num jogo a contar para a 16ª jornada da Serie A, diante da Udinese, com apenas 16 anos, sendo lançado pelo técnico sueco, Nils Liedholm. Daí em diante, estabeleceu-se como um indicutível titular no Milan, tornando-se capitão de equipa.

Ao longo dos 26 anos de ligação ao Milan, Paolo Maldini conquistou 26 títulos – cinco Ligas dos Campeões, quatro Supertaças Europeias, um Mundial de Clubes, duas Taças Intercontinentais, sete Ligas Italianas, uma Taça de Itália e cinco Supertaças. Com a camisola dos “rossoneri” somou 902 jogos e apontou 33 golos.

Paolo Maldini conquistou 26 títulos ao serviço do Milan, somando 902 jogos e 33 golos
Fonte: AC Milan

Paolo Maldini ficou para a história da Serie A, sendo o jogador com mais partidas disputadas, contabilizando 647 jogos, ultrapassando o recorde de Dino Zoff. Outra curiosidade sobre Maldini é que no dia 28 de maio de 2003, venceu a Liga dos Campeões capitaneando o Milan, precisamente 40 anos depois do seu pai Cesare Maldini.

Maldini representou a “squadra azzurra”, por 126 ocasiões e marcou sete golos. O defesa italiano estreou-se pela sua seleção, num jogo particular frente à Jugoslávia, com apenas 19 anos. Representou Itália em três campeonatos do mundo e três campeonatos da Europa, sendo vice-campeão mundial em 1994 e vice-campeão europeu em 2000.

Maldini destaca-se pela sua capacidade no um contra um defensivo, mas também pela sua qualiade técnica, capacidade de passe, inteligência e visão de jogo. Um dos melhores defesas da história do futebol Mundial. Mas, sobretudo, será recordado pela história dos 26 títulos que conquistou em 26 anos de amor à camisola e lealdade ao seu Milan, um verdadeiro craque!

Foto de Capa: AC Milan

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho próximo de garantir defesa do PSG a título definitivo

Milan Skriniar está próximo de reforçar o Fenerbahçe a título definitivo. O defesa eslovaco esteve emprestado pelo PSG na última temporada.

AVS SAD assegura empréstimo de avançado do campeonato paraguaio

O AVS SAD está a tentar a assegurar o empréstimo de Diego Duarte. O ponta de lança de 23 anos joga no Club Nacional do Paraguai.

Benfica: Besiktas já está em negociações presenciais por Kokçu e médio quer sair

O Besiktas está muito interessado em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Clube turco inicia negociações presenciais.

Kewin Silva parte para a Arábia Saudita após 5 temporadas no Moreirense

Kewin Silva está sem clube desde a experiência no Moreirense. Guarda-redes brasileiro vai rumar ao Damac, da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Theo Hernández vai trocar AC Milan pelo Al Hilal: Negócio de 25 milhões de euros

O Al Hilal garantiu a contratação de Theo Hernández ao AC Milan. Sauditas vão pagar 25 milhões de euros pelo lateral-esquerdo.

Botafogo escolhe David Ancelotti como o substituto de Renato Paiva

David Ancelotti vai assumir o comando do Botafogo. Filho de Carlo Ancelotti inicia carreira como treinador principal no Brasil.

Inter Milão recusa 17 milhões de euros por Hakan Çalhanoglu

O Galatasaray apresentou uma proposta de 17 milhões de euros por Hakan Çalhanoglu. A oferta foi recusada pelo Inter Milão.