O Passado Também Chuta: Pelé

- Advertisement -

Edson Arantes do Nascimento, o “Rei”, é considerado um dos melhores do mundo de sempre. Pelé foi tricampeão do mundo, somando vários títulos ao serviço da sua seleção e do Santos FC ao seu palmarés.

Pelé ingressou no Santos FC aos 16 anos, decorria o ano de 1956, fazendo a sua estreia na temporada seguinte. Seguiram-se 19 anos com a camisola do Santos, somando 662 jogos e 645 golos.

Ao serviço do “Peixe”, Pelé escreveu uma história de títulos e glória conquistando 27 títulos – duas Taças dos Libertadores, duas Taças Intercontinentais, uma Recopa Sudamericana, uma Recopa Internacional, cinco Taças do Brasil, um Torneio Roberto Gomes Pedrosa, quatro Torneios Rio-São Paulo e onze campeonatos paulistas.

Pelé é a grande figura da história do Santos FC, mas também do “escrete”. Com a camisola do Brasil somou 99 internacionalizações e marcou 77 golos. Participou em cinco grandes competições, quatro campeonatos do mundo e na Copa América de 1959.

Pelé celebra a conquista do seu último Mundial ao serviço da Canarinha
Fonte: FIFA

O “Rei” sagrou-se pela primeira vez campeão do mundo, em 1958 na Suécia, com apenas 18 anos, apontou 6 golos na prova. Na final, o Brasil bateu a Suécia por 5-2, com dois golos de Pelé. No Mundial de 1962 no Chile, viria a ter uma participação mais modesta, disputando apenas dois jogos, com um golo apontado, vencendo o seu segundo Campeonato do Mundo.

Seguiu-se o Mundial de 66, com o Brasil a desiludir, sendo que não passou da fase de grupos. Os brasileiros defrontaram a seleção portuguesa, com os “Magriços” a vencerem o “escrete” por 3-1, com golos de Eusébio e Simões. Nesta partida, Pelé acabou por sair lesionado, terminando o mundial que viria a ser ganho pela Inglaterra de Bobby Charlton.

O último Mundial para Pelé, realizou-se no México em 1970, voltando a conquistar a glória. O “Rei” era um dos craques numa seleção que tinha Rivelino, Jairzinho, Tostão, entre outros. O Brasil orientado pelo mítico Zagallo, venceu na final a Itália por 4-1, com golos de Pelé, Carlos Alberto, Jairzinho e Gerson. No Mundial 1970, Pelé marcou quatro golos, sendo ainda o jogador com mais assistências na prova, seis.

No final da sua carreira, Pelé rumou ao futebol norte-americano para vestir a camisola do New York Cosmos. No NYC jogou as suas últimas temporadas, somando 64 partidas e 37 golos, vencendo mais dois títulos. Viria a retirar-se dos relvados na época de 1977, com 36 anos.

Pelé será sempre um dos melhores do mundo, pois deixou a sua marca com golos e títulos, sobretudo ao serviço do Santos FC e do Brasil. Para sempre, ficarão os seus golos, os seus dribles, a qualidade técnica acima da média e a forma como era letal para as defesas adversárias.

Foto de Capa: FIFA

Artigo revisto por Joana Mendes

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alex Amorim deixa Alverca e está confirmado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação de Alex Amorim. O médio brasileiro de 20 anos deixou o Alverca a título definitivo.

Sporting chega às cinco vitórias na Champions League pela primeira vez na história

Com o triunfo frente ao Athletic Bilbao, o Sporting atingiu a marca das 5 vitórias na Champions League pela primeira vez na história do clube.

Jude Bellingham elogia a atitude do Benfica após derrota do Real Madrid: «Dominaram aspetos básicos que normalmente fazemos bem»

Jude Bellingham analisou a derrota do Real Madrid frente ao Benfica por 4-2, no jogo da última jornada da Champions League.

André Luiz deixa o Rio Ave e é oficializado como reforço do Olympiacos

O Olympiacos anunciou a contratação de André Luiz. O avançado brasileiro deixou o Rio Ave a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Alisson Santos e o golo decisivo frente ao Athletic: «Quando era mais novo via estes jogos lá em casa e hoje realizei este sonho»

Alisson Santos analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Ousmane Diomande destaca o regresso aos relvados e aborda rumores de saída: «Só penso no Sporting e em ajudar a equipa o máximo possível»

Ousmane Diomande analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Luis Suárez após o apuramento do Sporting na Champions League: «Estamos preparados para qualquer adversário»

Luis Suárez analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.