Última horaChelsea pode ter baixa importante até ao final de 2026
Publicidade

O Passado Também Chuta: Pelé

Jorge Faria Sousa · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Edson Arantes do Nascimento, o “Rei”, é considerado um dos melhores do mundo de sempre. Pelé foi tricampeão do mundo, somando vários títulos ao serviço da sua seleção e do Santos FC ao seu palmarés.

Pelé ingressou no Santos FC aos 16 anos, decorria o ano de 1956, fazendo a sua estreia na temporada seguinte. Seguiram-se 19 anos com a camisola do Santos, somando 662 jogos e 645 golos.

Ao serviço do “Peixe”, Pelé escreveu uma história de títulos e glória conquistando 27 títulos – duas Taças dos Libertadores, duas Taças Intercontinentais, uma Recopa Sudamericana, uma Recopa Internacional, cinco Taças do Brasil, um Torneio Roberto Gomes Pedrosa, quatro Torneios Rio-São Paulo e onze campeonatos paulistas.

Pelé é a grande figura da história do Santos FC, mas também do “escrete”. Com a camisola do Brasil somou 99 internacionalizações e marcou 77 golos. Participou em cinco grandes competições, quatro campeonatos do mundo e na Copa América de 1959.

Pelé celebra a conquista do seu último Mundial ao serviço da Canarinha
Fonte: FIFA

O “Rei” sagrou-se pela primeira vez campeão do mundo, em 1958 na Suécia, com apenas 18 anos, apontou 6 golos na prova. Na final, o Brasil bateu a Suécia por 5-2, com dois golos de Pelé. No Mundial de 1962 no Chile, viria a ter uma participação mais modesta, disputando apenas dois jogos, com um golo apontado, vencendo o seu segundo Campeonato do Mundo.

Seguiu-se o Mundial de 66, com o Brasil a desiludir, sendo que não passou da fase de grupos. Os brasileiros defrontaram a seleção portuguesa, com os “Magriços” a vencerem o “escrete” por 3-1, com golos de Eusébio e Simões. Nesta partida, Pelé acabou por sair lesionado, terminando o mundial que viria a ser ganho pela Inglaterra de Bobby Charlton.

O último Mundial para Pelé, realizou-se no México em 1970, voltando a conquistar a glória. O “Rei” era um dos craques numa seleção que tinha Rivelino, Jairzinho, Tostão, entre outros. O Brasil orientado pelo mítico Zagallo, venceu na final a Itália por 4-1, com golos de Pelé, Carlos Alberto, Jairzinho e Gerson. No Mundial 1970, Pelé marcou quatro golos, sendo ainda o jogador com mais assistências na prova, seis.

No final da sua carreira, Pelé rumou ao futebol norte-americano para vestir a camisola do New York Cosmos. No NYC jogou as suas últimas temporadas, somando 64 partidas e 37 golos, vencendo mais dois títulos. Viria a retirar-se dos relvados na época de 1977, com 36 anos.

Pelé será sempre um dos melhores do mundo, pois deixou a sua marca com golos e títulos, sobretudo ao serviço do Santos FC e do Brasil. Para sempre, ficarão os seus golos, os seus dribles, a qualidade técnica acima da média e a forma como era letal para as defesas adversárias.

Foto de Capa: FIFA

Artigo revisto por Joana Mendes

Jorge Faria Sousa

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quando a bancada tenta jogar: uma reflexão de João Carlos Gameiro, coordenador técnico da Academica Sporting Aurélio Pereira

Passar uma manhã de sábado à beira de um campo de futebol devia ser um exercício simples: ver os miúdos crescerem. O desporto na infância é, ou devia ser, o espaço por excelência para aprender a falhar, a cair, a levantar-se e a decidir sozinho, em frações de segundo. No entanto, quem anda pelos campos de norte a sul do país, sabe que a realidade é outra. O ruído que vem de fora não é de incentivo, é um bombardeamento constante de ordens diretas: "Passa!", "Chuta!", "Dribla!". Esta obsessão cega pelo resultado imediato, disfarçada de apoio paternal, está a matar o que o jogo tem de mais sagrado: a autonomia de quem joga.  Na cabeça do pai que grita, aquela instrução é uma ajuda preciosa. Ele está genuinamente convencido disso. Mas quem está lá dentro percebe o bloqueio imediato que o berro provoca. O jogo é demasiado rápido. No instante em que o miúdo recebe a bola e tenta ler o espaço, se ouve a ordem do pai para mudar o que ia fazer, a jogada já morreu. O prejuízo imediato é a perda da bola, mas o verdadeiro estrago é o que fica para o futuro. Quando a solução vem sempre mastigada de fora, a criança deixa de pensar o jogo; passa apenas a executar ordens. 

João Carlos Gameiro · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.