O Passado Também Chuta: The Lisbon Lions

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Não raras vezes a expressão “histórico” é associada aos clubes, e raramente nos debruçamos sobre o real sentido da palavra, ou o contexto a que está associada.

Em traços gerais, um clube histórico é aquele que ao longo da sua existência logrou conquistar feitos épicos. Vejo o futebol pelo seu lado mais romântico, e não fico indiferente aos grandes feitos preconizados pelos vários clubes ao longo do tempo. Pois bem, hoje escrevo-vos sobre a mítica equipa do Celtic de Glasgow dos anos 60.

Antes de destaparmos a mais bela página da história do clube, releva mergulhar na génese da sua essência e salientar que o Celtic não se resume a um mero clube. Católico dos pés à cabeça, representa o maior emblema de toda a Escócia, com uma particularidade: a sua dimensão resultou da união dos mais fracos. O Celtic Football Club nasceu com o nobre propósito de ajudar a combater a pobreza que se instalara entre a população emigrante irlandesa e católica, oriunda dos bairros industriais de Glasgow.

Não obstante o elevado número de títulos internos, nunca uma equipa deste gigante escocês ganhou um espaço no Olimpo como os célebres “Leões de Lisboa”, uma criativa alcunha dada à equipa do Celtic que conquistou a Taça dos Campeões da Europa, o único troféu internacional que consta do seu palmarés.

O capitão Billy McNeill com a Taça dos Clubes Campeões Europeus Fonte The Scottish Sun
O capitão Billy McNeill com a Taça dos Clubes Campeões Europeus
Fonte: The Scottish Sun

Naquele quente e seco dia de Maio de 1967, o Celtic tinha pela frente o colosso italiano Inter de Milão, no emblemático Estádio Nacional, em Lisboa, completamente lotado, com 45 mil espectadores.

Os “The Lisbon Lions” derrotaram o Inter por 2-1, tornando-se o primeiro clube britânico a conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus. No percurso até à final eliminou o Zurique, o Nantes, o Vojvodina e o Dukla Praga, tudo adversários “humildes”, numa campanha em que os ditames do sorteio foram sempre favoráveis. Independentemente do facto de o Inter ter sido o único “tubarão” dessa caminhada triunfal, não deixa de ser um feito inolvidável do futebol escocês no geral e do Celtic em particular. Os onze heróis escoceses conquistavam a Europa do futebol pela sua bravura e pelo seu vertiginoso futebol, e foram recebidos em Glasgow num clima de autêntica euforia.

Pouco tempo depois, em 1970, o Celtic disputou novamente a final da competição, mas foi derrotado no prolongamento pelo Feyenoord.

Desde então nunca mais se registou alguma conquista na Europa, mas para a história ficaram imortalizados os célebres Leões de Lisboa.

Foto de Capa: The Scottish Sun

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta antevê Arsenal x Sporting: «Estamos a tentar fazer algo nesta competição que nunca foi feito na história do clube»

Mikel Arteta realizou esta terça-feira a antevisão ao encontro entre o Arsenal e o Sporting, para a Champions League.

Rio Ave: há boas notícias em relação a Jalen Blesa

Jalen Blesa falhou a partida entre o Rio Ave e o Santa Clara, mas estará de volta no próximo jogo do conjunto de Vila do Conde.

Decisão tomada: treinador da moda fica livre no final da época

Andoni Iraola não vai prosseguir a sua carreira ao serviço do Bournemouth, já que não vai renovar contrato com os ingleses.

Rui Borges tem decisão importante a tomar na defesa do Sporting para a partida contra o Arsenal

O Sporting não vai contar com Iván Fresneda para a partida frente ao Arsenal, relativa à segunda-mão dos quartos de final da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Aleksey Batrakov apontado como sucessor de Rodrigo Mora no FC Porto: conhece melhor o russo

Aleksey Batrakov foi recentemente apontado ao FC Porto. O jogador representa atualmente o Lokomotiv de Moscovo.

Qual foi a contratação mais cara de António Miguel Cardoso no Vitória SC? A resposta está no verão de 2022

António Miguel Cardoso anunciou a demissão da presidência do Vitória SC, cargo onde chegou em março de 2022.

Carrossel de treinadores: os técnicos que passaram pelo Vitória SC durante a era António Miguel Cardoso

O Vitória SC contou com nove treinadores diferentes desde a chegada de António Miguel Cardoso à presidência.