O Passado Também Chuta: The Lisbon Lions

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Não raras vezes a expressão “histórico” é associada aos clubes, e raramente nos debruçamos sobre o real sentido da palavra, ou o contexto a que está associada.

Em traços gerais, um clube histórico é aquele que ao longo da sua existência logrou conquistar feitos épicos. Vejo o futebol pelo seu lado mais romântico, e não fico indiferente aos grandes feitos preconizados pelos vários clubes ao longo do tempo. Pois bem, hoje escrevo-vos sobre a mítica equipa do Celtic de Glasgow dos anos 60.

Antes de destaparmos a mais bela página da história do clube, releva mergulhar na génese da sua essência e salientar que o Celtic não se resume a um mero clube. Católico dos pés à cabeça, representa o maior emblema de toda a Escócia, com uma particularidade: a sua dimensão resultou da união dos mais fracos. O Celtic Football Club nasceu com o nobre propósito de ajudar a combater a pobreza que se instalara entre a população emigrante irlandesa e católica, oriunda dos bairros industriais de Glasgow.

Não obstante o elevado número de títulos internos, nunca uma equipa deste gigante escocês ganhou um espaço no Olimpo como os célebres “Leões de Lisboa”, uma criativa alcunha dada à equipa do Celtic que conquistou a Taça dos Campeões da Europa, o único troféu internacional que consta do seu palmarés.

O capitão Billy McNeill com a Taça dos Clubes Campeões Europeus Fonte The Scottish Sun
O capitão Billy McNeill com a Taça dos Clubes Campeões Europeus
Fonte: The Scottish Sun

Naquele quente e seco dia de Maio de 1967, o Celtic tinha pela frente o colosso italiano Inter de Milão, no emblemático Estádio Nacional, em Lisboa, completamente lotado, com 45 mil espectadores.

Os “The Lisbon Lions” derrotaram o Inter por 2-1, tornando-se o primeiro clube britânico a conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus. No percurso até à final eliminou o Zurique, o Nantes, o Vojvodina e o Dukla Praga, tudo adversários “humildes”, numa campanha em que os ditames do sorteio foram sempre favoráveis. Independentemente do facto de o Inter ter sido o único “tubarão” dessa caminhada triunfal, não deixa de ser um feito inolvidável do futebol escocês no geral e do Celtic em particular. Os onze heróis escoceses conquistavam a Europa do futebol pela sua bravura e pelo seu vertiginoso futebol, e foram recebidos em Glasgow num clima de autêntica euforia.

Pouco tempo depois, em 1970, o Celtic disputou novamente a final da competição, mas foi derrotado no prolongamento pelo Feyenoord.

Desde então nunca mais se registou alguma conquista na Europa, mas para a história ficaram imortalizados os célebres Leões de Lisboa.

Foto de Capa: The Scottish Sun

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.

Jorge Jesus e a expulsão no jogo do Al Nassr: «Um exagero»

Jorge Jesus abordou a derrota do Al Nassr contra o Al Hilal, não estando de acordo com a expulsão de Al Aqidi.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro anuncia contratação de Tetê a troco de 6 milhões de euros

O extremo brasileiro Tetê deixou o Panathinaikos e assinou pelo Grémio até dezembro de 2029, num negócio avaliado em seis milhões de euros.

Celta de Vigo derrota o Sevilha com golo perto do final do encontro

O Celta de Vigo foi à Andaluzia vencer o Sevilha por uma bola a zero durante a noite desta segunda-feira, em jogo da 19.ª jornada da La Liga.

Liverpool avança na Taça de Inglaterra com vitória caseira diante do Barnsley FC

O Liverpool bateu o Barnsley FC por 4-1, esta segunda-feira, num jogo a contar para a terceira ronda da Taça de Inglaterra.