O Passado Também Chuta: Yazalde

- Advertisement -

o passado tambem chuta
Nasceu no mesmo bairro que Diego Armando Maradona. A pobreza tirou-o da escola e colocou-o como vendedor ambulante de tudo (bananas, gelo, etc.) pelas ruas de Buenos Aires. Chamava-se Hector Casimiro Yazalde. Representou o Sporting e maravilhou Portugal de norte a sul, foi um goleador poderoso. Começou pelo futebol miúdo até que o Independiente de Avelhaneda o contratou. Com 20 anos começou a arrasar no futebol argentino e fez do Independiente bicampeão argentino. A seleção chamou-o, os grandes clubes começaram a cobiçá-lo. A Argentina não teria mais remédio que o ver partir. O Sporting foi mais hábil do que clubes como o Santos, o Boca Juniores, o Lyon ou o Valencia. Chegou a Lisboa em 1971, depois de quatro anos a triunfar no Independiente de Avellaneda. Não foi fácil. Chegou, mas a primeira época não foi famosa. O ano seguinte seria outro cantar.

O Sporting tinha bons jogadores internacionais e um génio como o Dinis. Tinha o Nelsão, o Damas, e ainda jogavam o José Carlos e o Pedro Gomes. Davam-se as circunstâncias para que o Sporting chegasse ao mais alto dentro do futebol nacional. Caíam Taças de Portugal, mas o título verdadeiramente cobiçado era o Campeonato. Chegou a época de 1973/74. Yazalde transformou-se numa máquina de fazer golos; o Nelsão e o Dinis transformaram-se nos complementos necessários. O Sporting realizou uma época fantástica e finalmente ganhou o campeonato. Yazalde marcou perto de 50 golos e ganhou a Bota de Ouro. Ele amava o Sporting, e o Sporting adorava-o; era o grande ídolo de que o clube de Alvalade necessitava.

O Sporting do Yazalde Fonte: Sporting Clube de Portugal
O Sporting do Yazalde
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Foi um jogador tecnicamente apurado e um rematador inverosímil. Tinha movimentos na área que surpreendiam os marcadores e, apesar de ser fisicamente normal, impunha-se e era também perigoso no jogo aéreo. O Real Madrid tentou levá-lo para Espanha, mas o Sporting negou-se. Um ano mais tarde vendeu-o caro mas a metade do preço que oferecia o Real Madrid. Esteve dois anos no Olimpique de Marselha sem grandes brilhos mas, mesmo assim, ganhou uma Taça de França.

Há quem diga que foi o melhor estrangeiro que passou pelo campeonato português. Não duvido. No entanto, se não foi o melhor está, certamente, entre os melhores. Regressou à Argentina e ainda fez várias épocas repartidas pelo Newll´s Old Boys e o Huracán. Retirou-se e ligou-se ao futebol na vertente de empresário de jogadores. A vida foi-lhe traiçoeira e uma cirrose assassina acabou com a sua vida quando tinha 51 anos. Disputou o Mundial de 1974. A Argentina era uma das grandes esperanças, mas a Holanda levou-a pela frente. Yazalde, mesmo assim, marcou dois golos nos três jogos que disputou. Era apodado como o Chirola.

Foto de capa: futpt.blogspot.pt

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica provoca adeptos do Nápoles e recebe fortes críticas

Após marcar na estreia pelo Nottingham Forest, Lorenzo Lucca deixou uma mensagem críptica nas suas redes sociais e está a ser criticado em Itália.

Sotiris Silaidopoulos não corre o risco de ser despedido do Rio Ave

Sotiris Silaidopoulos não está em risco de ser demitido do comando técnico do Rio Ave, apesar dos últimos maus resultados.

Bruno Fernandes recebe fortes elogios de lendas da Premier League: «Está a jogar de forma maravilhosa»

Alan Shearer e Gary Lineker mostraram-se deliciados com a exibição do Manchester United e com o momento de forma de Bruno Fernandes.

Braga passa a ser a 5.ª equipa com mais jogos na Primeira Liga

O Braga ultrapassou o Belenenses e passou a ser a quinta equipa com mais jogos disputados na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Vicintin admite mudança da SAD do Santa Clara para o continente: «Caso o apoio não exista, é impossível manter o projeto na ilha»

Bruno Vicintin afirmou que não se encontra em conversações com nenhum clube, mas não fecha a porta a uma mudança da SAD do Santa Clara para o continente.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após FC Porto x Sporting: «Sabíamos que quem tivesse por fora tinha de ter um compromisso mais...

Rui Borges analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador dos leões respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após o FC Porto x Sporting: «O Rodrigo Mora é um jogador muito inteligente e tem uma...

Francesco Farioli analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador italiano respondeu à pergunta do Bola na Rede.