O Passado Também Chuta: Yazalde

- Advertisement -

o passado tambem chuta
Nasceu no mesmo bairro que Diego Armando Maradona. A pobreza tirou-o da escola e colocou-o como vendedor ambulante de tudo (bananas, gelo, etc.) pelas ruas de Buenos Aires. Chamava-se Hector Casimiro Yazalde. Representou o Sporting e maravilhou Portugal de norte a sul, foi um goleador poderoso. Começou pelo futebol miúdo até que o Independiente de Avelhaneda o contratou. Com 20 anos começou a arrasar no futebol argentino e fez do Independiente bicampeão argentino. A seleção chamou-o, os grandes clubes começaram a cobiçá-lo. A Argentina não teria mais remédio que o ver partir. O Sporting foi mais hábil do que clubes como o Santos, o Boca Juniores, o Lyon ou o Valencia. Chegou a Lisboa em 1971, depois de quatro anos a triunfar no Independiente de Avellaneda. Não foi fácil. Chegou, mas a primeira época não foi famosa. O ano seguinte seria outro cantar.

O Sporting tinha bons jogadores internacionais e um génio como o Dinis. Tinha o Nelsão, o Damas, e ainda jogavam o José Carlos e o Pedro Gomes. Davam-se as circunstâncias para que o Sporting chegasse ao mais alto dentro do futebol nacional. Caíam Taças de Portugal, mas o título verdadeiramente cobiçado era o Campeonato. Chegou a época de 1973/74. Yazalde transformou-se numa máquina de fazer golos; o Nelsão e o Dinis transformaram-se nos complementos necessários. O Sporting realizou uma época fantástica e finalmente ganhou o campeonato. Yazalde marcou perto de 50 golos e ganhou a Bota de Ouro. Ele amava o Sporting, e o Sporting adorava-o; era o grande ídolo de que o clube de Alvalade necessitava.

O Sporting do Yazalde Fonte: Sporting Clube de Portugal
O Sporting do Yazalde
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Foi um jogador tecnicamente apurado e um rematador inverosímil. Tinha movimentos na área que surpreendiam os marcadores e, apesar de ser fisicamente normal, impunha-se e era também perigoso no jogo aéreo. O Real Madrid tentou levá-lo para Espanha, mas o Sporting negou-se. Um ano mais tarde vendeu-o caro mas a metade do preço que oferecia o Real Madrid. Esteve dois anos no Olimpique de Marselha sem grandes brilhos mas, mesmo assim, ganhou uma Taça de França.

Há quem diga que foi o melhor estrangeiro que passou pelo campeonato português. Não duvido. No entanto, se não foi o melhor está, certamente, entre os melhores. Regressou à Argentina e ainda fez várias épocas repartidas pelo Newll´s Old Boys e o Huracán. Retirou-se e ligou-se ao futebol na vertente de empresário de jogadores. A vida foi-lhe traiçoeira e uma cirrose assassina acabou com a sua vida quando tinha 51 anos. Disputou o Mundial de 1974. A Argentina era uma das grandes esperanças, mas a Holanda levou-a pela frente. Yazalde, mesmo assim, marcou dois golos nos três jogos que disputou. Era apodado como o Chirola.

Foto de capa: futpt.blogspot.pt

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting sobe a parada e chega aos 16 milhões de euros para contratar mais um médio

O Sporting está na mesa de negociações por Sergi Altimira. Leões fizeram nova proposta pelo médio do Real Bétis.

Florentino Pérez explica demora na renovação de Vinícius Júnior e rejeita envolvimento no dossier: «Acha que eu mando em tudo, mas isso é da...

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid falou da renovação de Vinícius Júnior.

Florentino Pérez tenta fugir ao tema Kylian Mbappé, mas deixa escapar crítica: «Há algo a melhorar»

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid falou de Kylian Mbappé.

Florentino Pérez ataca Barcelona: «Não quero ter qualquer relação com um clube que subornou árbitros durante duas décadas»

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid visou Barcelona pelo Caso Negreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Alavés vence campeão Barcelona e atira Luís Castro para a zona de despromoção: eis os resultados do dia na La Liga

O Alavés surpreendeu o Barcelona e venceu os culés por 1-0. Vitória permite ao conjunto orientado por Quique Flores deixar a zona de despromoção.

Hearts de Cláudio Braga e Celtic de Jota e Paulo Bernardo vencem e vão decidir título na Escócia com autêntica final no sábado

No próximo sábado, será conhecido o vencedor da Liga Escocesa. Hearts e Celtic lutam pelo título com vantagem para Cláudio Braga e companhia.

Inter Milão vence Lazio na final e junta a Taça de Itália à Serie A nos títulos da temporada

O Inter Milão selou a conquista da Taça de Itália. Conjunto nerazzurri venceu Lazio na final e carimbou a dobradinha na temporada.