📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Manuel Fernandes

- Advertisement -

Escrevo esta crónica num dia muito especial. São as dezassete horas do dia 23 de junho de 2018. O Sporting Clube de Portugal decide o seu presente futuro depois de viver uma temporada que envergonha a próprios e a estranhos. Não sei o que acontecerá dentro de poucas horas e muito menos no amanhã, mas o Sporting merece hoje e a esta hora a minha homenagem. Tinha um nome do futebol internacional meio encaminhado para escrever. Fechei o texto.

Penetrei na internet para me inspirar nalguém que tivesse feito História pela sua qualidade e também pela sua entrega ao clube que neste momento chora. Procurei grandes jogadores do Sporting Clube de Portugal. Apareceram muitos; saltaram nomes que iam desde o imortal Azevedo até ao Rui Patrício. Mas, apareceu um nome que não me fez pensar. Este! Disse para mim e sem acordar quem dormia a sesta. Chama-se: Manuel Fernandes.

Manuel Fernandes nos dias que correm está na minha retina não pelos golos que marcou ao serviço do clube das suas simpatias; mas porque, a última vez que o vi num programa de televisão, chegou ao ponto do pranto que engasga palavras e evidencia a torrente de sentimentos que brotam convulsivamente. Manuel Fernandes veio dos lados da Moita e progrediu no Barreiro como tantos outros craques que deliciaram os adeptos do futebol.

Manuel Fernandes chegou ao Sporting como substituto de Yazalde
Fonte: Wiki Sporting

Tocou-lhe entrar em Alvalade depois do Yazalde ter passado e deixado um rastro de magia realizadora. Tremenda tarefa. Substituir um jogador de craveira internacional não está ao alcance de muitos e muito menos se se é, praticamente, prata da casa. Os saudosistas e os incrédulos pararam a pensar. No entanto, Manuel Fernandes começou a deambular no campo. Começou a finalizar. Começou a avançar com a bola nos pés e a passar defesas desconcertados.

Manuel Fernandes marcava; e foi um goleador que venceu os incrédulos. Possuía o dom da colocação na área; no espaço certo onde chegaria a bola. Desarmava as defesas pela colocação; pela técnica e pelo golpe certeiro. Nascera um titular indiscutível e um eterno do Sporting Clube de Portugal.

A sua história é uma de vontade e sonho. Nascido numa família sportinguista, a sua mãe visionara bem cedo que um dia jogaria no Sporting. Começou a dar pontapés no Sarilhense. Mas, um clássico olheiro que percorria os pelados da região quando o viu, convidou-o para tentar a sorte na velha CUF. Depois de um ano a calejar nas reservas, deu o salto para a equipa principal. Passou quatro anos a crescer e a afirmar-se na CUF. Começaram-lhe a chover os convites dos grandes clubes portugueses. O FC Porto, o Belenenses e o Sporting escreveram-lhe cartas de amor. Mas, o seu destino estava marcado pelo caminho do coração. Sorriu e correu para Alvalade.

Jogou doze anos no Sporting. É um dos seus melhores goleadores de todos os tempos. Unicamente o violino Peyroteo tem maior global. Foi capitão e campeão com a sua camisola e continua a desviver-se pelo seu clube como responsável dos olheiros do Sporting Clube de Portugal. É reconhecido pelo universo sportinguista como um dos seus grandes mitos. Foi um jogador que fez saltar de alegria o velho Estádio de Alvalade e merece ser reconhecido.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo Revisto por: Beatriz Silva

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.