O Passado Também Chuta: Manuel Fernandes

- Advertisement -

Escrevo esta crónica num dia muito especial. São as dezassete horas do dia 23 de junho de 2018. O Sporting Clube de Portugal decide o seu presente futuro depois de viver uma temporada que envergonha a próprios e a estranhos. Não sei o que acontecerá dentro de poucas horas e muito menos no amanhã, mas o Sporting merece hoje e a esta hora a minha homenagem. Tinha um nome do futebol internacional meio encaminhado para escrever. Fechei o texto.

Penetrei na internet para me inspirar nalguém que tivesse feito História pela sua qualidade e também pela sua entrega ao clube que neste momento chora. Procurei grandes jogadores do Sporting Clube de Portugal. Apareceram muitos; saltaram nomes que iam desde o imortal Azevedo até ao Rui Patrício. Mas, apareceu um nome que não me fez pensar. Este! Disse para mim e sem acordar quem dormia a sesta. Chama-se: Manuel Fernandes.

Manuel Fernandes nos dias que correm está na minha retina não pelos golos que marcou ao serviço do clube das suas simpatias; mas porque, a última vez que o vi num programa de televisão, chegou ao ponto do pranto que engasga palavras e evidencia a torrente de sentimentos que brotam convulsivamente. Manuel Fernandes veio dos lados da Moita e progrediu no Barreiro como tantos outros craques que deliciaram os adeptos do futebol.

Manuel Fernandes chegou ao Sporting como substituto de Yazalde
Fonte: Wiki Sporting

Tocou-lhe entrar em Alvalade depois do Yazalde ter passado e deixado um rastro de magia realizadora. Tremenda tarefa. Substituir um jogador de craveira internacional não está ao alcance de muitos e muito menos se se é, praticamente, prata da casa. Os saudosistas e os incrédulos pararam a pensar. No entanto, Manuel Fernandes começou a deambular no campo. Começou a finalizar. Começou a avançar com a bola nos pés e a passar defesas desconcertados.

Manuel Fernandes marcava; e foi um goleador que venceu os incrédulos. Possuía o dom da colocação na área; no espaço certo onde chegaria a bola. Desarmava as defesas pela colocação; pela técnica e pelo golpe certeiro. Nascera um titular indiscutível e um eterno do Sporting Clube de Portugal.

A sua história é uma de vontade e sonho. Nascido numa família sportinguista, a sua mãe visionara bem cedo que um dia jogaria no Sporting. Começou a dar pontapés no Sarilhense. Mas, um clássico olheiro que percorria os pelados da região quando o viu, convidou-o para tentar a sorte na velha CUF. Depois de um ano a calejar nas reservas, deu o salto para a equipa principal. Passou quatro anos a crescer e a afirmar-se na CUF. Começaram-lhe a chover os convites dos grandes clubes portugueses. O FC Porto, o Belenenses e o Sporting escreveram-lhe cartas de amor. Mas, o seu destino estava marcado pelo caminho do coração. Sorriu e correu para Alvalade.

Jogou doze anos no Sporting. É um dos seus melhores goleadores de todos os tempos. Unicamente o violino Peyroteo tem maior global. Foi capitão e campeão com a sua camisola e continua a desviver-se pelo seu clube como responsável dos olheiros do Sporting Clube de Portugal. É reconhecido pelo universo sportinguista como um dos seus grandes mitos. Foi um jogador que fez saltar de alegria o velho Estádio de Alvalade e merece ser reconhecido.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo Revisto por: Beatriz Silva

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o horário da antevisão de Marco Silva ao encontro com Marítimo

Já é conhecido o programa de imprensa para o Marítimo x Benfica. Eis a hora da conferência de antevisão de Marco Silva.

Sporting: pérola soma apenas 1 minuto desde o começo da temporada

Zaid Bafdili perdeu algum espaço na equipa B do Sporting, não sendo visto como um titular para Tiago Fernandes.

Mercado a entrar nas últimas horas: Vitória SC vai garantir ex-craque do Moreirense

O Vitória SC está muito perto de garantir a contratação de Alanzinho, médio ofensivo que terminou contrato com o Moreirense.

Francesco Farioli confirma que o FC Porto fechou o mercado e deixa aviso para dentro: «Mesmo quem sentiu que podia estar noutro lugar, agora...

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Moreirense. Técnico confirmou que o mercado e o plantel estão fechados.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia reforço do FC Porto e assume: «Tem algumas características do Rodrigo Mora»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Moreirense. Técnico elogiou Gabriel Mec, o último reforço dos dragões.

Francesco Farioli elogia avançado do FC Porto: «Brincámos com ele porque em Viseu correu 12 quilómetros, quase com os números do Froholdt»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Moreirense. Técnico com elogios a Santiago Giménez e André Silva.

Francesco Farioli explica 2 ausências na lista do FC Porto para a Champions League: «É difícil»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Moreirense. Técnico explicou decisão relativa à lista da Champions League.