O Passado Também Chuta: The Old Firm: uma rivalidade além futebol

- Advertisement -

o passado tambem chuta

A Escócia é uma nação milenar e parte integrante do Reino Unido. Conta-nos a história de que a sua formação enquanto país independente foi marcada por grandes disputas territoriais, desde as invasões romanas, à ocupação pelos Vikings, passando pelos confrontos com Inglaterra do temível Eduardo I.

É um país que abriga um legado histórico ímpar. O emblemático Castelo de Edimburgo, o kilt, traço marcante da cultura e identidade do país, o Whisky, o Festival de Edimburgo, o Monstro de Loch Ness, figura mitológica que preenche o imaginário de todos aqueles que visitam o Lago Ness, ou o célebre “O´Flower of Scotland” entoado por uma qualquer Gaita de Fole.

 Mais do que uma viagem ao período medieval, que apenas a sua capital, Edimburgo, pode proporcionar, é na rival e mais populosa cidade de Glasgow que se encontra o maior foco de rivalidade de toda a Escócia desde a segunda metade do séc. XIX.

Católicos de um lado, Protestantes do outro. Celtic Football Club e Rangers Football Club. Os dois principais, e maiores, clubes de toda a Escócia protagonizam um dos mais escaldantes, antigos e fervorosos derbys do planeta, conhecido por “The Old Firm” (A Velha Firma). Para muitos especialistas esta histórica partida de futebol é muito mais do que um jogo, é a maior rivalidade do mundo do futebol.

Esta designação, pela qual é conhecido o derby de Glasgow, remonta ao tempo em que os dois clubes, por razões e interesses económicos combinaram empatar o jogo do título, forçando, assim, a realização de uma última e decisiva partida, beneficiando, desse modo, da receita de bilheteira extra.

Numa cidade fortemente marcada por intensas divergências culturais, étnicas e religiosas, rapidamente estas discordâncias se transferiram para o futebol. O clima de guerrilha, paixão, fanatismo e loucura que caracteriza o Old Firm concebeu-lhe uma aura eterna que arrebata gerações e gerações (os adeptos dos dois clubes disputam a condição de verdadeiros descendentes do povo Celta).

Uma rivalidade vibrante Fonte: autonomyscotland.org
Uma rivalidade vibrante
Fonte: autonomyscotland.org

Fundado em 1888 por imigrantes irlandeses católicos, o Celtic de Glasgow é o clube predileto dos escoceses, tendo milhares de adeptos irlandeses. No seu estádio, o Celtic Park, é comum verem-se bandeiras com o retrato do Papa João Paulo II.

Por seu turno, o Glasgow Rangers foi fundado em 1882, por membros ligados à monarquia inglesa e à igreja protestante, sendo que a esmagadora maioria dos seus adeptos são seguidores político-religiosos da Rainha Elizabeth II do Reino Unido, sendo visível no Ibrox Stadium várias bandeiras alusivas à Grã-Bretanha.

Os dois gigantes de Glasgow dominam e bipolarizam em larga escala o futebol escocês, só perdendo o título, excecionalmente, em determinadas épocas, para o Hearts, Aberdeen e Hibernians, que protagonizam o denominado “New Firm”.

A propósito, desde a longínqua temporada de 1984/1985, que um clube não se intromete na hegemonia de Rangers e Celtic. O último clube a alcançar o título de campeão foi o Aberdeen, treinado por um tal de Alex Ferguson.

No histórico de duelos entre estes dois clubes, o Rangers tem vantagem, averbando um total de 241 vitórias, contra 199 do seu rival Celtic.

O período mais negro da história do Old Firm deu-se em 2012 quando o Rangers desceu à quarta divisão do futebol escocês em virtude de uma grave crise financeira que assolou o clube, acabando por regressar à primeira divisão apenas esta temporada.

Num país onde o Golf se destaca como a principal atividade desportiva, e com um campeonato de futebol com pouca expressão e visibilidade, o Old Firm, por toda a história e carga simbólica que o caracteriza, é o derby mais intenso do futebol mundial, com uma rivalidade que vai muito além do tapete de jogo.

Artigo revisto por: Diana Martins

Foto de capa: futeboleuropeu.com.br

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Famalicão de olho em destaque do Alverca

O Famalicão pode avançar para a contratação de Naves, jogador que esteve emprestado pelo Palmeiras ao Alverca na última época.

João Mota assina pelo Al Yarmouk

João Mota foi confirmado durante esta quarta-feira como o novo treinador do Al Yarmouk, conjunto que atua na Segunda Liga do Kuwait.

Defesa e meio-campo fechados: Victor Froholdt incluído no Onze do Ano da Primeira Liga

A Liga Portugal anunciou a inclusão de Victor Froholdt no Onze do Ano. Médio do FC Porto foi eleito o MVP e Melhor Jovem da temporada.

Marco Silva segue o caminho de Fernando Santos e Jorge Jesus

Marco Silva está muito perto de se transformar no novo treinador do Benfica. O técnico já passou pelo Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva revela: «Rui Costa sempre foi uma referência para mim»

Numa entrevista à DAZN, Bernardo Silva revelou que o presidente do Benfica, Rui Costa, foi uma das suas referências no futebol português.

FC Porto toma decisão final sobre Terem Moffi

O FC Porto decidiu que não vai exercer a cláusula de opção de compra por Terem Moffi, avançado que esteve cedido aos dragões.

‘Joga Brasil’: Santos oficializa estágio em Portugal durante o mês de julho

Numa iniciativa do projeto 'Joga Brasil', o Santos de Neymar confirmou o estágio em Portugal, que será realizado entre os dias 7 e 17 de julho.