Olheiro BnR: Afonso Moreira   

- Advertisement -

Afonso Moreira, jovem formado no Sporting CP, está a ser uma das surpresas na pré-época leonina. Com apenas 18 anos, Afonso teve a oportunidade de demonstrar o seu talento ao treinador Ruben Amorim e lutar por um lugar na equipa principal.

Afonso Moreira deu os seus primeiros passos no futebol, no clube da sua terra natal ao serviço do Cracks Lamego, despertou as atenções do Sporting CP e chegou à Academia Cristiano Ronaldo em 2017. Representou os leões nos vários escalões de formação, tendo sido chamado para o estágio de pré-temporada no Algarve, onde jogou os 90 minutos do jogo de preparação diante os belgas do KRC Genk, apesar de ser ainda junior.

Na última época, jogou acima do seu escalão, tendo sido um jogador muito utilizado na equipa “B”. Na Liga 3 somou 24 jogos, nos quais apontou quatro golos e fez duas assistências. Além das boas exibições na equipa “B” foi um dos destaques do Sporting CP, na UEFA Youth League, competição na qual contribuiu com dois golos em nove partidas e ajudou o clube a atingir a meia-final.

Com a camisola da seleção nacional, brilhou no último Campeonato da Europa Sub-17 em 2022, com quatro golos e uma assistência, nas cinco partidas disputadas. Afonso Moreira contabiliza 18 internacionalizações e cinco golos, entre os escalões sub-17 e sub-19.

Afonso Moreira é um extremo forte no um contra um, tecnicamente evoluído e com boa capacidade de decisão no último terço, quer no último passe, quer a finalizar. No modelo de Ruben Amorim, poderá jogar numa das posições da frente de ataque ou na ala, fazendo todo o corredor. Para jogar como ala terá de evoluir taticamente na posição, sobretudo no processo defensivo, no entanto trata-se de um jovem com margem de progressão.

O jovem Afonso Moreira poderá vir a ter oportunidades de jogar e somar minutos na equipa principal, sendo evidente que se trata de mais um grande talento formado na Academia Cristiano Ronaldo. Está a cumprir o sonho de trabalhar com a equipa principal às ordens de Ruben Amorim, que possa vir a surpreender os sportinguistas e seja mais um jovem a afirmar-se no futebol português.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Eis os onzes prováveis do Athletic x Sporting

O Sporting defronta o Athletic no Estádio San Mamés, encontro referente à 8ª. jornada da fase regular da Champions League.

Benfica x Real Madrid: Eis os onzes prováveis para a última jornada da fase regular da Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz, no encontro da 8.ª e última jornada da fase regular da Champions League.

Bruno Langa confirma regresso ao futebol português e vai jogar na Primeira Liga

Bruno Langa está de regresso ao futebol português. O lateral-esquerdo moçambicano vai ser emprestado ao Estrela da Amadora.

Benfica afasta-se da corrida por Stije Resink e o médio já não deve sair do Groningen em janeiro

Stije Resink já não deverá reforçar o Benfica. O Groningen permaneceu irredutível face a uma possível saída do médio neerlandês.

PUB

Mais Artigos Populares

José Sá pode deixar o Wolverhampton para rumar a outra equipa da Premier League

O futuro de José Sá no Wolverhampton está em dúvida. O guarda-redes internacional português está na mira do Nottingham Forest.

FC Porto avança por mais dois reforços neste mercado de janeiro

Os nomes de Terem Moffi e de Seko Fofana podem ser reforços para a equipa de Francesco Farioli. O FC Porto está a trabalhar nas duas contratações.

A história de Pichichi: um goleador que partiu cedo demais, mas que deixou a sua marca (e tem direito a um troféu em seu...

Pichichi foi um dos goleadores do Athletic na última década, marcando uma era dourada dentro do futebol espanhol.