Olheiro BnR – Bilal Ould-Chikh

olheiro bnr

Rotulado de um dos mais promissores futebolistas da Eredivisie holandesa, Bilal Ould-Chikh é o mais recente reforço do Benfica, surgindo no Estádio da Luz como um diamante para ser calmamente lapidado pela estrutura técnica encarnada.

Tendo ascendência marroquina, a verdade é que este jovem futebolista já nasceu nos Países Baixos, em Roosendaal, a 28 de Julho de 1997, sendo inclusivamente internacional pela Holanda nos escalões de sub-15, sub-17 e sub-19.

Estreou-se profissionalmente aos 16 anos

Verdadeiro prodígio do futebol “laranja”,  Bilal Ould-Chikh estreou-se  cedo no futebol sénior, mais concretamente a 3 de Maio de 2014, numa igualdade entre o Twente e o Zwolle (2-2), isto numa altura em que contava apenas com 16 anos de idade.

Já na actual campanha, apresentando 17 anos no bilhete de identidade, o internacional sub-19 holandês ganhou mesmo algum espaço na principal equipa do Twente, somando já 18 jogos e um golo pelo emblema de Enschede.

Bilal Ould-Chikh fez todo o percurso pelas selecções jovens holandesas  Fonte: Bongarts Sportfotografie
Bilal Ould-Chikh fez todo o percurso pelas selecções jovens holandesas
Fonte: Bongarts Sportfotografie

Potencial gigantesco

Bilal Ould-Chikh é um extremo que pode actuar em qualquer um dos flancos, ainda que seja preferível colocá-lo no lado direito do ataque, uma vez que se trata de um futebolista esquerdino, mas que privilegia bastante os movimentos interiores na procura de zonas centrais. Nisso, aliás, lembra a espaços Gaitán ou Simão Sabrosa.

Como principais pontos fortes do jovem holandês podemos destacar a sua velocidade, explosão, técnica individual, meia-distância e capacidade de drible, características que fazem dele um jogador fortíssimo em lances de um contra um e com potencial para ser um extremo de classe mundial.

Para ter condições de atingir esse patamar, ainda assim, existem naturalmente aspectos em que terá de evoluir, nomeadamente ao nível da tomada de decisão, que nem sempre é a mais acertada, assim como no posicionamento e na excessiva confiança com que aborda alguns lances. Ainda assim, estas são lacunas perfeitamente expectáveis num jovem de apenas 17 anos e que certamente serão corrigidas com um bom acompanhamento e, também, com a maior maturidade mental e competitiva que o próprio atleta irá ganhar.

 

Foto de Capa: Facebook de Bilal Ould-Chikh

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valdo em exclusivo ao Bola na Rede: «Portugal tem uma palavra a dizer no Mundial. Não tenho nenhuma esperança que o Brasil possa ser campeão»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Valdo respondeu a algumas questões envolvendo o futebol nacional e o Brasil.

Valdo em exclusivo ao Bola na Rede: «Analisando friamente, o FC Porto é o grande favorito a vencer a Primeira Liga»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Valdo respondeu a algumas questões envolvendo o futebol nacional e o Brasil.

Paulo Fonseca reflete sobre o FC Porto, o Benfica e o Sporting: «São os grandes candidatos ao título»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca, treinador do Lyon, falou à margem do evento.

Paulo Fonseca e chegada de José Mourinho ao Benfica: «O campeonato português nunca foi tão falado como nas últimas 2 semanas»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca, treinador do Lyon, falou à margem do evento.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Fonseca já regressou ao balneário depois da longa suspensão: «Já faz parte do passado»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca, treinador do Lyon, falou à margem do evento.

Adi Hutter despedido do AS Mónaco

Adi Hutter foi despedido do AS Mónaco. O treinador austríaco deixa os monegascos, onde estava desde 2023.

Agente de Viktor Gyokeres confirma propostas da Arábia Saudita e volta a criticar o Sporting: «Tinham um acordo com o Manchester United nas nossas...

Jonathan Chalkias, agente de Viktor Gyokeres, voltou a falar na saída do avançado do Sporting. Jogador teve propostas da Arábia Saudita.