Olheiro BnR | Carlos Baleba

Após a saída de Moisés Caicedo para o Chelsea, o Brighton moveu-se rapidamente no mercado para encontrar um possível substituto. Carlos Baleba é um médio box-to-box camaronês que, fazendo um percurso semelhante ao de Yves Bissouma (ex-jogador do Brighton, agora nos Spurs), saiu do Lille para reforçar os Seagulls em agosto de 2023.

Aos 13 anos, Baleba juntou-se à academia do Brasseries du Cameroon, onde foi treinado pelo pai com métodos algo exigentes, que chegaram até a ser alvo de críticas. Foi nessa altura que derivou para a posição em que joga atualmente, depois de ter jogado como extremo durante a infância. Chegou à Europa em 2021, mas foi só na época 2022/23 que se estreou na Ligue 1, lançado por Paulo Fonseca, e participou num total de 21 jogos pela equipa principal do Lille. Em 2023/24 ainda participou nas duas primeiras jornadas do principal escalão gaulês, antes da mudança para o sul de Inglaterra.

Com boa aceleração e poder de explosão, Baleba funciona como um motor no meio-campo, conduzindo a bola com eficiência na transição ofensiva. Não tendo a criatividade como principal característica, demonstra ainda assim qualidade no passe e capacidade de construção em espaços curtos.

A agressividade, sentido posicional e elevada taxa de sucesso no duelo aéreo são características que fazem de Baleba uma forte barreira em momento defensivo. A disciplina é um dos aspetos a ser melhorado, espelhando ainda alguma inexperiência. A versatilidade do médio camaronês permite-lhe ocupar a posição de trinco ou assumir funções mais atacantes, adaptando-se facilmente a diferentes modelos táticos e oferecendo soluções à equipa técnica liderada por Roberto De Zerbi.

Na época atual participou em 34 jogos pelo Brighton, cumprindo os 90 minutos por oito ocasiões. Ainda não se estreou a marcar, mas a sua presença no terreno não passa despercebida e a sua irreverência faz lembrar a de um Renato Sanches em início de carreira (para quem recorda as exibições no Euro 2016, por exemplo).

Seguindo pisadas de jogadores como Eden Hazard, Divock Origi ou Gabriel Magalhães, Baleba poderá ser o mais recente caso de sucesso em terras britânicas depois de uma passagem pelo clube do norte de França. O Brighton não repetirá a façanha de se qualificar para as competições europeias, mas a participação regular em jogos da melhor liga do mundo será suficiente para Baleba poderjustificar o estatuto de promessa.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Pepê quer renovar com o FC Porto: «Para mim seria um sonho»

Pepê revela desejo de renovar contrato com o FC Porto. Extremo brasileiro já foi apontado a saída neste mercado de verão.

Bruno Fernandes fecha porta ao Al Nassr de Jorge Jesus e tem plano para a sua carreira

O Al Nassr está interessado em contratar Bruno Fernandes. Médio português quer continuar no Manchester United de Ruben Amorim.

Tondela é um dos interessados em contratar João Rego ao Benfica

O Benfica pode emprestar João Rego neste mercado de verão. Tondela assume-se como um dos candidatos a receber o jovem.

GD Chaves bate Vitória SC e conquista Troféu Francisco Carvalho

O GD Chaves venceu este sábado o Vitória SC por 2-1. Flavienses conquistam primeira edição do Troféu Francisco Carvalho.

PUB

Mais Artigos Populares

FPF e Pedro Proença respondem a Luís Filipe Vieira após fortes críticas

Luís Filipe Vieira deixou fortes críticas a Pedro Proença e à Federação Portuguesa de Futebol. Já há resposta por parte da entidade.

Famalicão vende médio para Inglaterra num pacote de 4 milhões de euros

O Norwich City garante a contratação de Mirko Topic. Famalicão encaixa 3,5 milhões de euros fixos com a venda do médio sérvio.

UEFA nomeia 4 equipas de arbitragem para os próximos jogos europeus

A UEFA escolheu quatro equipas de arbitragem portuguesas para a terceira pré-eliminatória das competições europeias. Segue em baixo.