Olheiro BnR – Ezequiel Schelotto

olheiro bnr

Sem clube desde o último Verão, o lateral/extremo-direito Ezequiel Matias Schelotto acabou finalmente de encontrar um novo rumo para a sua carreira, tendo sido confirmado recentemente como novo reforço do Sporting, clube português que já o seguia há imenso tempo e que até já o tinha procurado adquirir na última janela de transferências.

Nascido na Argentina a 23 de Maio de 1989, o atleta polivalente representou emblemas como o Velez Sarsfield e o Banfield, no país das Pampas, ainda que tenha sido em Itália que passou a maior parte da sua carreira, tendo mesmo chegado a internacional A pela Squadra Azzurra, mais concretamente num amigável diante da Inglaterra.

De sublinhar que esse percurso pelo futebol italiano iniciou-se em 2008, no Cesena, clube onde Ezequiel Schelotto haveria de permanecer por três temporadas, num périplo marcado pela ascensão do terceiro ao primeiro escalão e pela realização de 66 jogos oficiais (oito golos).

Um saltimbanco do Calcio

Na temporada de 2010/11, última em que representou o Cesena, Ezequiel Schelotto já representava esse emblema por empréstimo da Atalanta, sendo que o futebolista de origem argentina nem sequer haveria de terminar essa sua época de estreia na Série A nos Cavallucci Marini, acabando por ser cedido no Catania  (14 jogos, um golo) na segunda metade dessa campanha.

Ora, o Atalanta, que havia contratado o internacional italiano no Verão de 2010, apenas o veria representar efectivamente o clube a partir de 2011/12, temporada que marcou o regresso do clube de Bérgamo à Série A, sendo que Schelotto haveria de criar um grande impacto nesse período, somando um total de 56 jogos (dois golos) e conseguindo mesmo o salto para o Inter de Milão.

Aos nerazzurri, aliás, esteve vinculado até ao último Verão, ainda que nem sempre os tenha representado, somando apenas um total de 13 jogos  (um golo) e acabando nesse mesmo período por acumular cedências a emblemas como o Sassuolo (12 jogos, um golo – 2013/14); Parma (16 jogos, quatro golos – 2013/14); e Chievo (29 jogos – 2014/15).

Ezequiel Schelotto tem sido incansável no apoio à sua equipa através das redes sociais Fonte: Facebook Oficial de Ezequiel Schelotto
Ezequiel Schelotto tem sido incansável no apoio à sua equipa através das redes sociais
Fonte: Facebook Oficial de Ezequiel Schelotto

Uma locomotiva que não é um prodígio técnico

Ezequiel Schelotto é um futebolista que actua preferencialmente como extremo-direito, tendo como principais valências a sua velocidade, a explosividade e a capacidade física, sendo acima de tudo um jogador especialmente perigoso quando embalado de trás e com espaço para progredir no terreno.

Estas características, aliadas ao facto de ser apenas mediano em termos técnicos, tornam o internacional italiano menos habilitado para criar desequilíbrios se não tiver esse mesmo espaço, parecendo então mais indicado para explorar situações de contra-ataque, algo que já lhe mereceu o rótulo de não ser um “extremo de equipa grande”.

Nesse seguimento, talvez seja como um lateral-direito de perfil ofensivo que Jorge Jesus o imagine preferencialmente no Sporting, até porque à sua velocidade e envergadura física (1,87 metros, 81 quilos) há ainda que acrescentar a natural inteligência táctica de quem actuou tantos anos no Calcio.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.