Olheiro BnR | Georgiy Sudakov

Georgiy Sudakov | Da fuga à guerra aos grandes palcos europeus

Em contraste à brutalidade da guerra que assombra a Ucrânia, surge um raio de esperança chamado futebol. Apesar da devastação e do sofrimento, a paixão pelo desporto mantém viva a chama da união e do orgulho nacional.

A seleção ucraniana acaba de garantir a presença na fase final do campeonato da Europa, a disputar no próximo verão na Alemanha. O selecionador, Serhiy Rebrov, tem à sua disposição um grupo relativamente jovem e recheado de talento, sendo permitido sonhar com uma passagem à fase a eliminar da competição.

Georgiy Sudakov emerge como uma figura central na dinâmica ofensiva da seleção ucraniana. O jogador do Shakhtar Donetsk é um grande desequilibrador em espaços curtos e no último terço. Da mesma forma que Trubin e Mudryk, o jovem médio irá em breve transferir-se para um tubarão europeu.   

Como joga Georgiy Sudakov

Segundo Fernando Valente, antigo responsável pelo setor de formação do Shakhtar Donetsk, Sudakov destaca-se como o maior talento que já treinou. O português refere ainda que o jovem prodígio tem um potencial enorme para jogar em clubes como o Barcelona ou Manchester City. Os elogios do treinador luso, realmente não são exagerados, já que o médio criativo é dotado de uma qualidade estratosférica ao nível do drible e passe.

Sudakov exerce uma função semelhante à de Kevin De Bruyne, atuando como um meio-campista com ênfase na criação de oportunidades para a sua equipa. Atua como um número 10 puro com dois médios atrás que lhe retiram responsabilidades no momento defensivo. O ucraniano apresenta uma sublime qualidade de passe, consegue jogar sob pressão e é extremamente inteligente na forma como se posiciona no campo. É extremamente calmo e elegante quando possui a bola, conseguindo escapar à pressão adversária de forma relativamente fácil. É um jogador muitíssimo evoluído, no que toca ao drible, controlo de bola e receção orientada. Com tantos recursos técnicos, não é de estranhar que consiga jogar sob pressão e que decida quase sempre bem.

Na maioria das vezes usa o seu pé direito, contudo não se nota grande diferença na utilização do seu pé não preferencial. Este fator torna-o imensamente imprevisível e como consequência, mais difícil de ser travado. Adicionalmente, apresenta uma qualidade ímpar ao nível da finalização. Dentro da área é letal, pois evidencia uma enorme compostura no momento de atirar à baliza. De fora da área é igualmente uma ameaça para os seus adversários, possuindo uma bela meia distância. Além disso, a sua capacidade de cruzamento é impressionante, ficando encarregue das bolas paradas devido à sua precisão e visão de jogo.

A meu ver, a nível defensivo é onde mais precisa de se desenvolver. A intensidade nos duelos é um aspeto do jogo que deve melhorar. O Shakhtar valoriza muito a bola e a nível interno a equipa passa a maioria do tempo em momento ofensivo. Contudo, quando der o salto para uma liga mais competitiva irá precisar de aperfeiçoar determinadas competências, como a referida, para que se torne mais capaz no processo defensivo.

Substituto de Wirtz em Leverkusen?

Atualmente, Florian Wirtz é dos jogadores em melhor forma no panorama europeu e não faltam interessados no craque do Bayer Leverkusen e da Mannschaft. Uma eventual saída do germânico no verão não é descabida, sendo que Sudakov encaixaria como uma luva no esquema de Xabi Alonso. Possui características similares às de Wirtz, associando-se com facilidade e tomando decisões criativas. Sob o comando do técnico espanhol que já confirmou a sua continuação para a temporada seguinte, o ucraniano iria certamente elevar o seu jogo a um patamar de excelência.

Independentemente do seu próximo destino, o futuro de Sudakov irá inevitavelmente estar ligado ao sucesso. O diamante do Shakhtar apresenta características superlativas que fazem dele um jogador extremamente desconcertante em termos ofensivos.

Esta nova geração do país do Leste é promissora com Sudakov a assumir um papel chave para a glória ucraniana.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Filipe Vieira elogia Sérgio Conceição: «Gosta de ganhar e sabe pôr as equipas a jogar bom futebol»

Luís Filipe Vieira é um antigo presidente do Benfica. Ex-líder das águias deixa elogios a Sérgio Conceição numa entrevista.

Como está a situação de Bryan Mbeumo para o Manchester United de Ruben Amorim? Eis as últimas novidades

O Manchester United já apresentou uma oferta a rondar os 81 milhões de euros por Bryan Mbeumo. Terceira e "final" proposta.

Sporting contrata Carla Armengol: Já passou pelo Barcelona, Real Betis e Sevilha

O Sporting oficializou esta quinta-feira Carla Armengol. Avançada espanhola de 27 anos chega proveniente do Real Betis.

Wolverhampton introduz Diogo Jota no seu Hall of Fame em homenagem

O Wolverhampton decidiu fazer uma homenagem histórica a Diogo Jota. Avançado português colocado no Hall of Fame do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo destaque do Famalicão perto do Espanyol

Charles Pickel está muito perto de ser reforço do Espanyol. O jogador passou pelo Famalicão entre 2021 e 2022.

Exclusivo: Jorge Ribeiro perto de ser o novo diretor desportivo do Paços de Ferreira

Jorge Ribeiro pode ser anunciado em breve como novo diretor desportivo do Paços de Ferreira, equipa da Segunda Liga.

Chegada de Thiago Almada obriga Atlético Madrid a realizar uma venda

O Atlético Madrid apresentou recentemente Thiago Almada. A chegada do argentino vai levar a que seja realizada uma venda.