Olheiro BnR – Heriberto Tavares

olheiro bnr

Nem todas as promessas do futebol português começam a dar nas vistas nas camadas jovens. O extremo de raízes cabo-verdianas Heriberto Tavares, é um desses casos. Actualmente com 20 anos, Heriberto começou a jogar futebol no Estrela da Amadora, clube da cidade de onde é natural. Mas em 2007 foi recrutado pela Academia de Alcochete, jogando durante oito anos no Sporting Clube de Portugal.

Na transição para o seu segundo ano de sénior, acabaria por ser dispensado pelo clube leonino e rumaria ao CF “Os Belenenses”, onde se exibiu em grande nível e despertou o interesse do Sport Lisboa e Benfica, clube que o acabaria por contratar na época seguinte para jogar na equipa B.

Heriberto chegaria ao futebol profissional como um desconhecido, mas a verdade é que não demorou muito tempo para se perceber que estava ali mais uma grande promessa do futebol nacional. No seu primeiro ano de sénior, contribuiu de forma importante para a equipa comandada por Hélder Cristóvão fosse a equipa B melhor classificada na Segunda Liga com 11 golos marcados em 41 jogos. Nesta temporada, o nível aumentou ao já igualar o registo da época passada, mas em 18 jogos.

Heriberto já marcou 22 golos na Segunda Liga Fonte: Facebook Oficial de Heriberto Tavares
Heriberto já marcou 22 golos na Segunda Liga
Fonte: Facebook Oficial de Heriberto Tavares

Heriberto Tavares um jogador ambidestro e pode jogar em ambas as faixas, embora actue preferencialmente na ala direita, de onde é frequente vê-lo aparecer em zonas interiores do terreno de jogo, seja com a bola nos pés de modo a causar desequilíbrios, ou para aproveitar um passe nas costas da defesa. Para além de ser um jogador rápido, também é tacticamente inteligente, sabendo aparecer no sítio certo para finalizar. É também um bom executante de lances de bola parada.

A meu entender, o seu ponto fraco é a sua tomada de decisão. Se por um lado ele é um bom executante, por outro, a definir os lances é um jogador que deixa a desejar. Apesar de ser um jogador que gosta de tomar a iniciativa de finalizar, às vezes ainda se mostra um pouco perdulário na hora H. Nada que não se resolva com mais trabalho e maior serenidade.

El Capitan (alcunha que lhe é atribuída pela forma como festeja os golos) é um jogador que tem tudo para singrar no futebol português e europeu. E tendo em conta o nível que tem mostrado na equipa B dos encarnados, creio que é urgente que este dê o próximo passo, seja um empréstimo a um clube da Primeira Liga, ou até mesmo a promoção directa à equipa principal. De preferência, já na reabertura do mercado em Janeiro.

 

Foto de Capa: Facebook Oficial de Heriberto Tavares

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim passou os dias a pensar no Manchester City: «Aproveitei o fim de semana com as crianças, levei-as à escola, mas estava sempre...

Ruben Amorim voltou a antever o Manchester City x Manchester United. Duelo é o prato grande da quarta jornada da Premier League e joga-se este domingo.

Luís Filipe Vieira preocupado com eleições no Benfica: «Não podemos aceitar que se manipulem regras para limitar a democracia interna ou para calar vozes...

Luís Filipe Vieira escreveu uma carta aos sócios. Presidente do Benfica abordou as eleições do dia 25 de outubro de 2025 com preocupações.

Os 3 melhores reforços do Benfica neste mercado

O Benfica neste mercado fez um investimento superior a 100 milhões de euros, numa tentativa clara de reforçar o plantel. Seja este investimento meramente eleitoral ou não, a verdade é que muitos jogadores de qualidade se mudaram para a Luz neste defeso.

Paco Alcácer continua livre no mercado e pode ter destino surpreendente

Paco Alcácer finalizou recentemente o seu contrato com o Al Sharjah e pode regressar a Espanha pelas portas do Castellón.

PUB

Mais Artigos Populares

Nélson Veríssimo faz como Bruno Lage e declara: «A responsabilidade é minha»

Nélson Veríssimo lamentou a derrota do Benfica B frente ao Felgueiras, na quinta jornada da Segunda Liga, e assumiu a responsabilidade.

Luís Filipe Vieira deixa aviso a Bruno Lage: «Deve aproveitar o que de melhor temos na nossa formação»

Luís Filipe Vieira falou sobre o direito de Bruno Lage em intervir no mercado do Benfica. O candidato à liderança das águias deixou um aviso.

Georgiy Sudakov deixa mensagem após a estreia pelo Benfica: «Primeiros passos em casa»

Georgiy Sudakov estreou-se oficialmente pelo Benfica. O médio ucraniano deixou uma publicação nas redes sociais.