📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Jandro Orellana

- Advertisement -

Jandro Orellana – Novo arquiteto no António Coimbra da Mota

O desempenho da turma canarinha na temporada transata foi extremamente oscilatório, revelando lampejos de brilho (Taça da Liga de luxo) intercalados com momentos de mediocridade, tanto a nível de resultados como em termos exibicionais.

Sob a batuta do novo técnico, Ian Cathro, o Estoril Praia pretende contrariar a irregularidade que caracterizou a era de Vasco Seabra. O treinador escocês, antigo adjunto de Nuno Espírito Santo, terá a árdua tarefa de compensar as saídas de peças fundamentais na estratégia Estorilista na época 2023/2024.

Jogadores como Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes e João Marques representam perdas significativas, e por esse motivo a direção do Estoril Praia tem trabalhado para suprir as deficiências existentes no atual plantel canarinho.

A chegada de Jandro Orellana ao Estoril Praia gera entusiasmo, refletindo uma tendência crescente e bem-sucedida entre os clubes portugueses de recrutarem talento nas divisões secundárias do país vizinho. O exemplo de sucesso do Arouca neste contexto serve de inspiração e prova da eficácia desta estratégia.

O centrocampista catalão de 23 anos cresceu em La Masia e sempre foi um elemento destacável durante o seu processo formativo. Com maior significância, ao serviço dos Blaugrana, conquistou a UEFA Youth League na temporada 2017/2018. Pela La Roja, foi campeão europeu nos escalões de Sub-17 e Sub-19.

Orellana que é dotado de uma qualidade técnica que representa fielmente o modelo formado na prestigiada academia Culé, tem tudo para se afirmar como um dos médios mais influentes da próxima edição da Liga Portugal. 

Elegância e técnica de La Masia no Estoril

Jandro Orellana é um talentoso pivô que atua predominantemente como playmaker em zonas mais recuadas do terreno de jogo. No seu clube anterior, o FC Andorra, o médio apresentava um papel fulcral e com traços de versatilidade na primeira fase de construção. O seu posicionamento ajustava-se às necessidades do coletivo. Frequentemente, desempenhava a função de terceiro central, fundamentalmente para garantir superioridade numérica neste momento do jogo.

Ocasionalmente, posicionava-se em zonas mais adiantados do campo, invadindo o aparelho defensivo adversário. Nesse contexto, os tipos de movimentos que praticava revelam a sua inteligência e elevado nível tático. O espanhol desfruta de uma ótima perceção posicional, relativamente aos espaços que deve ocupar, libertar ou explorar.

Orellana personifica a excelência técnica de La Masia. Destaca-se pela sua proficiência no passe, que aliada a uma sublime visão de jogo, permite-lhe oferecer múltiplas soluções à sua equipa no momento ofensivo. É imensamente capaz no passe curto e longo, quebrando as linhas adversárias de forma constante.

O seu reconhecimento espacial e a capacidade de executar passes de forma precisa são vitais para ligar os setores e penetrar na defesa adversária. Num detalhe muito particular, Orellana, aproxima-se do antigo médio do Barça, Sergio Busquets. O célebre avançado uruguaio, Luis Suárez, proferiu as seguintes palavras em referência a Busquets, inegavelmente o melhor médio defensivo da história do Barça: “Se Busquets está a olhar para ti, sabes que não te vai passar”.

Esta particularidade eleva a qualidade de Busquets, tornando-o num jogador ainda mais especial. Jandro Orellana também é caracterizado pela sua imprevisibilidade no passe. Em condução, elimina eficazmente a pressão adversária, à semelhança de Frenkie de Jong.

Defensivamente, Jandro demonstra uma grande consciência posicional, intercetando passes e antecipando jogadas, apesar de não possuir um físico imponente. A sua leitura de jogo compensa o défice de atributos físicos. Por vezes, aborda os duelos de um para um defensivo com um excesso de agressividade, sendo facilmente ultrapassado por jogadores com um recorte técnico elevado.

 Orellana e mais dez

Orellana pode e deverá assumir um papel de preponderância na manobra da equipa canarinha. É um ativo indispensável para uma equipa que valorize a posse de bola e a criação de jogo desde o setor mais recuado do terreno de jogo. A sua superlativa qualidade de passe, ótima gestão dos ritmos de jogo e inteligência posicional são aspetos fundamentais para potenciar o nível exibicional da equipa orientada por Ian Cathro.

Subscreve!

Artigos Populares

Premier League: As equipas que apresentam interesse mais forte por Ousmane Diomande

O Crystal Palace é o principal interessado em Ousmane Diomande, defesa do Sporting. Chelsea vem logo a seguir.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede e elogia dois jogadores do FC Porto: «Ambos estão a desempenhar um papel importante na equipa»

Francesco Farioli analisou a vitória do Porto sobre o Malmo. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Mourinho questionado sobre a figura pública que mais o marcou e recorda Maradona: «Tenho muitas saudades»

José Mourinho foi questionado sobre a figura pública que mais marcou a sua vida. Além disso, o técnico falou de DIego Maradona.

Karim Benzema e o futuro: «Vou jogar mais 2 anos ao mais alto nível, porque estou mentalmente preparado»

Karim Benzema falou sobre o futuro. Avançado francês de 37 anos joga há três temporadas no Al Ittihad, da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Karim Benzema e a chegada de Sérgio Conceição: «São coisas que não fazíamos antes»

Karim Benzema falou sobre a chegada de Sérgio Conceição ao Al Ittihad. Avançado aborda vários outros temas.

José Mourinho e o grupo de trabalho no Benfica: «É fantástico»

José Mourinho deixou um grande elogio ao seu grupo de trabalho no Benfica, admitindo que o mesmo é muito profissional.

NBA: Boston Celtics de Neemias Queta travados ao fim de 5 vitórias consecutivas

Os Boston Celtics perderam fora de casa com os Bucks por 116-101. Neemias Queta esteve perto de registar duplo-duplo.